Skip to main content
Header
Pergunta

Contacto telefónico com informação confusa sobre alteração obrigatória de tarifário (50GB → 100GB?)

• April 22, 2026
  • 5 comentários
  • 20 visualizações

Boa tarde,

Fui contactado telefonicamente no dia 21 de abril por um call center da NOS (número identificado como spam). Após atender, a colaboradora fez algumas perguntas sobre o meu uso dos serviços, nomeadamente qual utilizo mais.

Indiquei que utilizo mais TV, mas a proposta apresentada foi um aumento de dados móveis de 50GB para 100GB, juntamente com um cartão adicional “sem qualquer custo” e uma alegada melhoria de router (mantendo a mesma velocidade de 1Gbps).

Tenho algumas dúvidas sobre esta abordagem:

Qual o objetivo de perguntar o uso principal do serviço, se a oferta apresentada não parece estar relacionada com a resposta do cliente?
Foi referido que seria um cartão “sem qualquer custo”, mas posteriormente o valor mensal aumentaria cerca de 10€.
→ Podem esclarecer esta contradição?
Sendo um agregado de apenas duas pessoas, não vejo utilidade num cartão adicional. Há algum motivo específico para este tipo de proposta?

A questão mais preocupante:
Foi-me dito que os tarifários com 50GB irão ser descontinuados e que terei de passar obrigatoriamente para 100GB, sob pena de pagar “extra tarifário”.

→ Esta informação é correta?
→ Os clientes com 50GB serão mesmo obrigados a migrar para 100GB?
→ Mesmo que o consumo mensal seja bastante inferior (no meu caso, cerca de 30GB)?

Esta informação parece-me, no mínimo, confusa e potencialmente enganadora, pelo que agradecia um esclarecimento oficial por parte da NOS.

Com os melhores cumprimentos,

5 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 22, 2026

Boa tarde ​@MIGUEL.A.F.FERNANDES,

Sugiro que ignore a proposta, as alterações ao seu contrato podem renovar a fidelização.

Obrigado. 

Olá ​@Jorge C 

Sim, qualquer alteração vai implicar renovação da fidelização. Agora “Foi-me dito que os tarifários com 50GB irão ser descontinuados e que terei de passar obrigatoriamente para 100GB, sob pena de pagar “extra tarifário”.”

Isto faz algum sentido?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 22, 2026

Olá ​@Jorge C 

Sim, qualquer alteração vai implicar renovação da fidelização. Agora “Foi-me dito que os tarifários com 50GB irão ser descontinuados e que terei de passar obrigatoriamente para 100GB, sob pena de pagar “extra tarifário”.”

Isto faz algum sentido?

Caso seja verdade a alteração será feita pela NOS pelo que sugiro que não aceite essa proposta. 

Obrigado. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 22, 2026

O que lhe passaram é mentira, é tentativa de o enganar para ganharem uma comissão.

O tarifário até pode ser descontinuado mas nunca é obrigado a alterar, pode continuar com o mesmo.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 23, 2026

Bom dia ​@MIGUEL.A.F.FERNANDES,

Agradecemos a sua mensagem e a partilha da comunidade sobre o tema.

As propostas apresentadas correspondem às condições atualmente disponíveis e variam consoante o perfil de cada cliente.
Lamentamos que a proposta não vá ao encontro das suas preferências, assim como o comportamento que descreve no qual não nos revemos.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisados internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada