Skip to main content
Header

consumo fora da UE

Boa noite,

estive fora da União Europeia ( Turquia) por umas horas, já sabia de antemão de que não podia usar os dados móveis, pelos valores serem altíssimos, para evitar faturação extra coloquei o telefone o tempo todo em modo voo e desliguei os dados móveis, surpresa minha, por falha de telefone, em três momentos saiu do modo voo de forma involuntária, ou alguma atualização que desconheço, pelo meu extrato de conta não chegou a “ um segundo” mas consumiu 8 mb, e agora por um uso involuntário ou falha técnica do equipamento é me cobrado  61,51€ 

Acho injusto pagar esse valor extra por um serviço que tenho a certeza de não ter utilizado…

3 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 18, 2026

Bom dia ​@Homero, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • March 24, 2026

Exmos. Senhores,

Relativamente à vossa resposta sobre a faturação de serviços de roaming, venho por este meio contestar os valores apresentados na minha fatura.

Não reconheço a utilização do serviço de roaming em causa, nem houve qualquer utilização consciente da minha parte que justifique os valores cobrados. A mera ligação a uma rede internacional não pode ser considerada, por si só, como utilização voluntária de serviços tarifados.

Adicionalmente, não fui devidamente informado de qualquer custo associado no momento da alegada utilização, o que levanta questões relativamente ao cumprimento dos deveres de transparência e informação ao consumidor.

Importa ainda referir que, enquanto prestador de serviços, cabe à NOS garantir mecanismos de controlo e alerta eficazes que previnam cobranças indevidas ou não intencionais.

Face ao exposto, solicito a reavaliação da situação e a anulação dos valores indevidamente cobrados, sob pena de recorrer às entidades competentes de defesa do consumidor.

Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível.

Ramos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 24, 2026

Boa tarde ​@Homero,

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel.

Obrigado