Skip to main content
Header
Respondido

Compra de telemóvel a prestação

A algum tempo uma dessas lojas da NOS empresas me ligou pra mudar meu plano do pessoal para o empresarial. Me foi oferecido um desconto durante os 6 primeiros meses, e que após isso eu conseguiria comprar um telemóvel parcelado, sem precisar esperar ter 1 ano o pacote instalado. Eu aceitei a alteração do plano, mas só se me fosse garantido a compra do telemóvel parcelado e o agente me garantiu que conseguiria.

Agora já se passaram 9 meses e quando tento comprar online não consigo, pois não tenho o pacote instalado a 1 ano (se não tivesse mudado o plano, já teria 1 ano e meio), e se tento comprar com o agente também não consigo (já fazem mais de 2 meses que diz que não tem estoque, o que me parece praticamente impossível não ter estoque de Iphone 15 ou 16 de qualquer modelo).

Eles dizem que o estoque é diferente da loja online e que não tem o que fazer, a não ser esperar. Alguém sabe se posso fazer algo sobre?

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Boa tarde ​@Valdeci Rodrigues Junior, infelizmente é assim que funcionam as compras a prestações, eram de facto com 6 meses como cliente mas alteraram para 12 e o sistema não valida a compra se não tiver esses 12 meses, para além disso deve ter débito direto e fatura eletronica ativos, deve ter também os seus serviços associados à sua área de cliente.

15 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • Resposta
  • May 12, 2025

Boa tarde ​@Valdeci Rodrigues Junior, infelizmente é assim que funcionam as compras a prestações, eram de facto com 6 meses como cliente mas alteraram para 12 e o sistema não valida a compra se não tiver esses 12 meses, para além disso deve ter débito direto e fatura eletronica ativos, deve ter também os seus serviços associados à sua área de cliente.

A algum tempo uma dessas lojas da NOS empresas me ligou pra mudar meu plano do pessoal para o empresarial. Me foi oferecido um desconto durante os 6 primeiros meses, e que após isso eu conseguiria comprar um telemóvel parcelado, sem precisar esperar ter 1 ano o pacote instalado. Eu aceitei a alteração do plano, mas só se me fosse garantido a compra do telemóvel parcelado e o agente me garantiu que conseguiria.

Agora já se passaram 9 meses e quando tento comprar online não consigo, pois não tenho o pacote instalado a 1 ano (se não tivesse mudado o plano, já teria 1 ano e meio), e se tento comprar com o agente também não consigo (já fazem mais de 2 meses que diz que não tem estoque, o que me parece praticamente impossível não ter estoque de Iphone 15 ou 16 de qualquer modelo).

Eles dizem que o estoque é diferente da loja online e que não tem o que fazer, a não ser esperar. Alguém sabe se posso fazer algo sobre?

Boa tarde,

Pois, na época já eram 12 meses e ele me disse que pelo plano empresarial conseguiria em 6 meses. Ainda diz que consegue, mas nunca tem estoque. Sabes se o estoque desses agentes empresariais, é diferente do estoque da loja online?

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Eu desconheço que esses agentes tenham um stok de telemoveis para vender, as compras são feitas nas lojas NOS fisicas e lojas online, nas lojas online existe stok quer do iphone 15 como do 16.

https://lojaonline.nos.pt/telemoveis

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 12, 2025

Boa tarde ​@Valdeci Rodrigues Junior,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@Jose Rodrigues.

Adicionalmente ao partilhado é ainda necessária a apresentação da seguinte documentação necessária:

• Cartão Cidadão ou Cartão/Certificado/Título de Residência Permanente
    • Passaporte não é documento elegível para contratos de prestações
    • Cartões, Certidões ou Títulos de Residência com a palavra “Temporário” não são documentos elegíveis para contratos de prestações

Pode confirmar o stock disponível para cada equipamento através da página da Loja Online NOS.

Obrigado

@Jose Rodrigues ​@João H. 

Pois, então ele não deve estar conseguindo cumprir a promessa de parcelar o telemóvel após apenas 6 meses do inicio do contrato e está usando essa desculpa de "estoque diferente”.

Referente a documentação, débido direto, etc, tenho tudo.

Mas então é aguardar passar os 12 meses, não tem outra forma.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 12, 2025

Boa tarde, ​@Valdeci Rodrigues Junior 

Lamentamos a informação. 

No entanto, para comprar equipamentos a prestações, uma das condições é necessário ser cliente há pelo menos 12 meses. 

Se surgirem questões adicionais, por favor, partilhe connosco.

Obrigado, 

Bom

dia, comprei um telemóvel a prestações  24 meses sem juros na loja online, entretanto cancelei o meu pacote de televisão já há 2 meses, e aparece agora uma fatura com

a totalidade em falta relativa ao telemóvel comprado a prestações, o qual tenho estado a pagar todos os meses.

É normal? Obrigado.

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

Bom

dia, comprei um telemóvel a prestações  24 meses sem juros na loja online, entretanto cancelei o meu pacote de televisão já há 2 meses, e aparece agora uma fatura com

a totalidade em falta relativa ao telemóvel comprado a prestações, o qual tenho estado a pagar todos os meses.

É normal? Obrigado.

boas, se cancelou o contrato e tinha o pagamento de um telemovel a decorrer é normal que lhe seja cobrado o valor. mas se ja conseguiu pedir ajuda sobre  esse pagamento e tem corrido bem, diria que nao precisa de se preocupar 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • January 1, 2026

Boa tarde ​@Pedro Manuel Verde Marcos,

Seja bem-vindo ao Fórum NOS. O ​@ByteSábio deu uma boa ajuda. 😊

O cancelamento do contrato de serviços associado a uma compra a prestações com valores em dívida implica o pagamento imediato de todas as prestações em falta, sendo esse valor devido à NOS e incluído na última fatura do serviço.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Mas não havia valores em dívida, todos os meses o valor da prestação do equipamento está a ser debitado por débito direto, e já não tenho nenhum pacote associado, agora para o mês de janeiro é que recebi msg do banco que estava previsto cair uma mensalidade muito elevada( valor total da compra) na App da NOS já não consigo aceder às faturas do equipamento.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • January 1, 2026

@Pedro Manuel Verde Marcos, indique-nos, por favor, em que data pediu o cancelamento do serviço e qual era o seu ciclo de faturação.

Obrigada

O serviço foi cancelado dia 08/11/2025, pagamento mensal por débito direto, no mês de dezembro 05/12/25 já só foi debitado o valor do telemóvel comprado a prestações.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • January 2, 2026

Bom dia ​@Pedro Manuel Verde Marcos,

É possível que ainda tenha sido debitada parte da mensalidade de serviços nessa fatura e, por isso, o valor da compra do equipamento em prestações não ficou refletido na totalidade.
Após a rescisão do contrato, é emitida uma fatura com esse valor. Caso não consiga pagá-lo, podemos verificar a melhor solução através de um acordo de pagamento. Se tiver interesse, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigada

Situação resolvida através da linha de apoio.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 2, 2026

Boa tarde ​@Pedro Manuel Verde Marcos,

Agradecemos a partilha do seu testemunho com a comunidade.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado