Skip to main content
Header
Respondido

compra a prestacoes

Álvaro Lopes

Olá a todos e à equipa de moderação,

Gostaria de reportar um erro informático no sistema de cálculo do carrinho de compras da Loja Online, especificamente na compra a prestações do Apple iPhone 17 Pro 5G 256GB.

Na montra do site, o equipamento está anunciado com o Desconto Cliente NOS de -100,00€, fixando o preço em 1.249,99€ (Preço base original: 1.349,99€).

Ao selecionar a opção de 36 meses, o site indica:

• Prestação mensal: 30,00€/mês (30€ × 36 = 1.080,00€)
  • Pagamento inicial anunciado: 169,99€
  • Despesa de abertura de processo: 50,00€

O Erro Matemático:
O valor total final absoluto que o cliente deve pagar por esta operação (Telemóvel com Desconto + Taxa Administrativa) devia ser de 1.299,99€ (1.249,99€ + 50,00€).

No entanto, no Resumo de Compra final, o site está a calcular e a exigir um "Valor Inicial" de 269,99€.
Se somarmos este valor inicial exigido (269,99€) ao total das prestações (1.080,00€), o carrinho de compras obriga o cliente a pagar 1.349,99€ no lugar dos 1299,99€.

Ou seja, o sistema online está a cobrar o preço final do telemóvel por inteiro (1.349,99€) e a anular o desconto de 50€ dos 100€ anunciados na montra. Sabendo que o meu plafond seria de 1722€ nunca me pode restar um total de 642€ para outras compras! Isso iria dar-me 1991€ de plafond !!

Como o erro induz o consumidor em erro e configura publicidade enganosa na faturação final, peço aos moderadores que encaminhem esta situação com urgência para a equipa técnica de desenvolvimento do site para que o carrinho de compras online seja corrigido.

Posso anexar os prints do processo onde o erro matemático fica totalmente demonstrado caso seja necessário.

Ficou a aguardar feedback.

sem outro assunto, subscrevo com os melhores cumprimentos 

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde ​@Álvaro Lopes,

Agradecemos a sua mensagem.

O valor da entrada inicial do Apple iPhone 17 Pro 5G 256GB é de €269,99.
O Desconto Cliente NOS, no valor de €100, é deduzido da entrada inicial passando assim para €169,99. A este valor acresce €50 da despesa de abertura de processo.

Relativamente ao plafond de €1722  para compras a prestações, importa esclarecer que o plafond disponível é calculado apenas com base no valor que fica a ser pago em prestações. A entrada inicial não é considerada, uma vez que é paga no momento da compra.

Saiba mais sobre a compras a prestações através do Site NOS.

Qualquer outra questão que suja, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

7 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 29, 2026

Boa tarde ​@Álvaro Lopes,

Agradecemos a sua mensagem.

O valor da entrada inicial do Apple iPhone 17 Pro 5G 256GB é de €269,99.
O Desconto Cliente NOS, no valor de €100, é deduzido da entrada inicial passando assim para €169,99. A este valor acresce €50 da despesa de abertura de processo.

Relativamente ao plafond de €1722  para compras a prestações, importa esclarecer que o plafond disponível é calculado apenas com base no valor que fica a ser pago em prestações. A entrada inicial não é considerada, uma vez que é paga no momento da compra.

Saiba mais sobre a compras a prestações através do Site NOS.

Qualquer outra questão que suja, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Álvaro Lopes

Até aí tudo certo ! Quando fazemos o processo para pagamento fica o valor de entrada em 269,99€ em vez dos 219,99€ !! Está a aplicar 50€ da despesa em duplicado !! 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2026

Agradecemos o seu testemunho, ​@Álvaro Lopes.

Consegue, por favor, partilhar connosco o valor que surge para pagamento ao avançar com a compra do equipamento?

Obrigada

Álvaro Lopes

Quero desde já pedir desculpas por ter colocado o tópico e já percebi onde está o erro !! Eu não fiz finalizar porque associei o valor inicial como o valor de entrada final e estava realmente enganado ! Após carregar em finalizar aparece então o valor correto de entrada !! 🤦‍♂️🤦‍♂️ mais uma vez as minhas desculpas por esta confusão 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2026

Muito obrigada pela partilha, ​@Álvaro Lopes.

Agradecemos também o seu testemunho e ficamos felizes por saber que conseguimos ajudar a esclarecer. 😊

Ao finalizar a compra, além do resumo de todos os valores, é apresentado o valor final a pagar pela entrada inicial + valor da despesa de abertura do processo, já com os descontos aplicados.

Se surgir alguma outra questão ou tema, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis aqui, no Fórum NOS.

Álvaro Lopes

Obrigado e mais uma vez as minhas desculpas pela confusão e tempo despendido !! 🙏

cumprimentos Rafaela F.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 30, 2026

Bom dia ​@Álvaro Lopes,

Partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada