Skip to main content
Header
Kilobyte
September 13, 2026
Pergunta

Como evitar cobrança abusiva de dados em Roaming?

• September 13, 2026
  • 2 comentários
  • 12 visualizações

Olá,

Estive de férias há 2 semanas e passei umas horas por Montenegro - avisei a família para colocar os telemóveis em modo avião mas ao sair de Montenegro a minha filha deve ter ligado os dados móveis imaginando que já não seria preciso o modo avião.

Em cerca de 2h em que ainda esteve ligada à rede de Montenegro, consumiu cerca de 8MB, levando a um valor acima de 60€ de dados móveis.

Fiquei surpreendido porque até pensei que sem acção minha, ela não teria acesso a esse tipo de gastos 😞 (é um tarifário NOS Mobile 30GB associado à minha conta - e não recebi qualquer notificação).

Considero que esta cobrança é abusiva - os dados móveis fora da UE não deviam estar ativos automaticamente.

A NOS fornece algum mecanismo para que tal não volte a acontecer no futuro?

Obrigado.

João Alves

2 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 13, 2026

Boa tarde,  ​@JPAlves.

Agradecemos a sua mensagem.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Sugerimos também que verifique o nosso tópico: 

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
JPAlvesAutor
Kilobyte
September 13, 2026

Obrigado pela resposta.

Continuo sem saber como fazer esse bloqueio - opção que deveria estar explícita nos vossos tópicos, mas irei investigar/contactar o Apoio ao Cliente.

Não tenho dúvida que o valor é devido, mas a verdade é que esse valor não é da exclusiva responsabilidade dos operadores internacionais - bastaria a minha filha ter ativado um pacote de 1GB (100x mais do que ela gastou) e só teria pago 10€ em vez dos 61€ - o “roaming automático” que está ativo pela NOS é uma forma de cobrar valores exorbitantes em caso de algum engano, como foi o caso comigo e a minha família.

Cumprimentos.

João Alves