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Boa tarde,

Desde mais, quero expressar minha insatisfação pelo facto de não haver um meio de contato por e-mail disponível, e por ter que fazer esta comunicação em um fórum público.

Estou a entrar em contacto por causa de cobranças indevidas na minha conta, número 937510225

31 de julho, às 8h10 da manhã, recebi uma mensagem informando que "nos ultimos 120 dias, efetuei mais comunicacoes (de voz, SMS ou dados) no espaço economico europeu do que em Portugal e que daqui a 15 dias vão começar a cobrar uma sobretaxa sobre as comunicacoes que realizar em roaming.

15 dias depois, a 14 de agosto às 16h29, recebi uma mensagem informando que utilizei meu tarifário e que a sobretaxa começaria a ser aplicada a partir desse dia. Imediatamente desativei os dados e não realizei chamadas ou mensagens.

Retornei a Portugal no dia 18 de agosto, não recebi a mensagem de boas-vindas ao país. Lá, utilizei e esgotei os meus 100GB de plafond. 

Voltei para a Dinamarca no dia 1 de setembro, com a mensagem de boas-vindas, dizendo que posso usar o meu tarifario normalmente como em portugal.

Continuo a receber as mesmas mensagens de boas-vindas nos dias

8 de setembro (dinamarca);
10 de setembro (alemanha);
10 de setembro  (dinamarca);
19 de setembro (dinamarca).

Dia 25 de setembro 21h37, recebi mensagem que atingi os limites do plafond de dados nas Apps NOS.

Dia 5 de outubro 00h03, novamente a mensagem de boas-vindas, expondo que continuo a poder utilizar o meu tarifario igual como portugal.

Dia 14 de outubro 10h29, recebo mensagem que o meu consumo é de 50.29€.

Não ha razão para estar a ser cobrado por sobretaxas que ainda não deveriam estar ativas e gostaria de uma investigação e resolução imediatas desta questão ou uma prova de como esses consumos adicionais foram usados.

Os meus cumprimentos,
Diogo Cordeiro

 

Bom dia @carlos cordeiro, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 

Não se encontrou em roaming nesses dias em que recebeu as comunicações de alerta, é isso? Precisamos que nos detalhe um pouco melhor a situação. 

É aplicada a sobretaxa de roaming permanente quando há uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional. Sendo assim aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido;
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido.

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado


Estava em roaming, utilizei dados até ao dia em que a sobretaxa ficou ativa, 14 de agosto.

Voltei a Portugal a 18 de agosto.

Dia 1 de setembro a 14 de outubro, estive na Dinamarca, recebi mensagem de boas vindas normal.

1 de setembro
5 de outubro

Não foi informado que a sobretaxa estava ativa  nem deveria estar ativa.


@carlos cordeiro

Não verificamos nenhuma dificuldade. Houve, de facto, do número que nos indicou acima uma utilização maioritária em Roaming do que do serviço em território nacional, ou seja, ao verificar de 1 de junho a 1 de outubro de 2023 há uma utilização excessiva do serviço, uma vez que nos últimos 4 meses apenas há comunicações em território nacional de 4 de junho a 17 de junho e 18 a 31 de agosto.

Recordamos que esta medida tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente. 

A aplicação da sobretaxa é removida apenas se alterar o comportamento. Basta que, nos últimos 120 dias, uma das condições, previstas pelo regulamento, já não se verifique.

Obrigado

 

 


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