Skip to main content
Header

Cobranças indevidas de valores superiores aos do tarifário em Portugal e em roaming

Caros Senhores,

Venho por este meio solicitar que reponham o valor do saldo que foi cobrado indevidamente em várias ocasiões. Foram feitas cobranças indevidas que não correspondem à utilização de nenhum serviço da minha parte e foram feitas cobranças indevidas de valores superiores aos do tarifário em vigor. A título de exemplo, hoje fiz uma chamada de voz de 1m48s em roaming na UE, a NOS fez a cobrança de 3 eur. Em Maio foi enviada uma SMS em roaming fora da UE e a NOS fez uma cobrança de 5 eur quando o valor do tarifário era de 0,65 eur por SMS.

Para além disso, a NOS deixou de informar a cobrança de 2 eur efetuada a cada 2 meses...

12 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 16, 2025

Boa tarde ​@D_an,

Agradecemos a sua mensagem.

Para que possamos compreender a questão, necessitamos que partilhe mais detalhes.

Poderá consultar as condições de roaming no Site NOS.

Sugerimos que verifique ainda se não tem bloqueios no seu dispositivo feitos a números NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 16, 2025

O meu dispositivo não faz o bloqueio de SMS de números NOS.

Eu estou informado sobre as condições de roaming.

A NOS não mostra o “Histórico de consumos” na Área de Cliente, apenas o “Histórico de comunicações” e o “Saldo atual”. Os senhores poderiam enviar-me o Histórico de consumos desde o dia 1 de janeiro de 2025 por email?

• Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Gostaria de acrescentar alguns detalhes sobre a cobrança indevida do SMS. Após o envio de um SMS surge um ecrã a informar o saldo atual. Dessa vez o ecrã surgiu uma quantidade de vezes de seguida a cada 30 … 50 segundos cada vez com um valor de saldo inferior… Eu mandei um SMS simples que deveria ter sido enviado em uma SMS apenas de valor 0,65 EUR.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@D_an,

Agradecemos o seu testemunho.

O histórico de consumos de dados móveis pode ser verificado através das definições do seu dispositivo.

Através da my NOS pode consultar apenas o consumo total de um período de faturação.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Não se trata de dados móveis, trata-se de uma SMS simples enviada em roaming fora da UE com uma cobrança muito acima do valor do tarifário e eu gostaria de ser reembolsado, calculando a diferença e repondo o saldo.

Gostaria ainda de acrescentar que o meu tarifário pré-pago não tem dados móveis incluídos, muito menos no estrangeiro em roaming, essa opção está desativada no meu dispositivo e o histórico mostra 0 bytes desde que mudei para este tarifário.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@D_an,

Saiba como consultar os detalhes de comunicações através da my NOS:

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Esse artigo mostra apenas a consulta dos detalhes de comunicações através da app my NOS. A Área de Clientes através do website da NOS não disponibiliza a informação do “Histórico de consumo”, existe apenas informação do “Histórico de comunicações” e “Saldo”. Quando é exibido o “Histórico de comunicações” não existe uma correspondência com o respetivo consumo.

A app my NOS já não funciona nos smartphones antigos e a única alternativa é a Área de Cliente, através do website da NOS, que acaba por estar incompleta...

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 17, 2025

Em que país é que estava? 

é só ir ao site da NOS como o moderador disse, e ver quanto é o valor de cada comunicação em roaming.

também é importante dizer qual é o tarifário. 

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

É o Tarifário Livres Total e a mensagem de boas vindas da NOS informava que os SMS enviados custavam 0,65 EUR.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@D_an,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de telemóvel.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 19, 2025

Bom dia João H., eu enviei uma mensagem privada com o meu número. Nas mensagens antigas tem mais detalhes se for necessário.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde ​@D_an,

Respondemos à sua mensagem privada.

Obrigado