Skip to main content
Header
Kilobyte
February 18, 2026
Pergunta

Cobrança valores roaming apesar de ter ativado o net roaming

Bom dia,

Recebi uma fatura com consumos roaming no valor de 125 euros de consumo, mais 80 euros de net roaming para os 2 telemóveis (meu e da minha esposa) que ativei antes de partir (4 de fevereiro, com consumos cobrados a 6 de Fevereiro na Malasia).

Não tenho como contatar a NOS antes do meu regresso, que só terá lugar após cobrança da fatura.

Como posso evitar essa cobrança indevida? Obrigado!

Sinceros cumprimentos

10 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 18, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Ainda assim, e pelo que compreendemos da informação que nos deu, é que ativou pacotes de Net Roaming.
Confirme-nos, por favor, se recebeu em cada número o SMS de confirmação com a ativação do Net Roaming antes de começar a utilizar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
February 18, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

A lista de países neste artigo não está disponível pelo que momento não se pode verificar se a Malásia está incluída. 

Fica o alerta para os gestores da comunidade. 

Segundo a minha experiência considero melhor usar a Maxis 44 MYR = 9,5€ 

Obrigado.  

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 19, 2026

Boa tarde ​@Jorge C,

Agradecemos o seu alerta. Vamos proceder à correção da informação no nosso artigo.

Queremos ainda confirmar que, na Malásia, é possível ativar o Net Roaming 200MB, assim como descrito no Site NOS.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
PORTHOZAutor
Kilobyte
February 20, 2026

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Ainda assim, e pelo que compreendemos da informação que nos deu, é que ativou pacotes de Net Roaming.
Confirme-nos, por favor, se recebeu em cada número o SMS de confirmação com a ativação do Net Roaming antes de começar a utilizar.

Obrigada

Bom dia Rafaela,

Sim, recebi confirmação da NOS para ambos os números antes de começar a viajar.

Eu não posso aceitar que tenha pago 2x 40 euros para ativar o net roaming de 50 GB em ambos os telemóveis, e ficar sujeito ao que operadores de outros países possam ou não fazer.

Muito menos, quando apenas estive de passagem no aeroporto de Kuala Lumpur por cerca de 2 horas, e no site da NOS quando se põe Malásia no local de procura, aparece que está disponível automaticamente no net roaming.

Sinceros cumprimentos,

Delfim Moutinho

ByteSábio
February 20, 2026

Obrigada

Bom dia Rafaela,

Sim, recebi confirmação da NOS para ambos os números antes de começar a viajar.

Eu não posso aceitar que tenha pago 2x 40 euros para ativar o net roaming de 50 GB em ambos os telemóveis, e ficar sujeito ao que operadores de outros países possam ou não fazer.

Muito menos, quando apenas estive de passagem no aeroporto de Kuala Lumpur por cerca de 2 horas, e no site da NOS quando se põe Malásia no local de procura, aparece que está disponível automaticamente no net roaming.

Sinceros cumprimentos,

Delfim Moutinho

mas como a moderadora disse na malásia pode ativar o net roaming com 200mb, por isso se ativou o de 50gb é normal que nao tenha conseguido usar. nao está disponivel lá esse

espero ter ajudado
Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Compreendemos o que indica. Contudo, apesar do roaming estar disponível automaticamente, o pacote de Net Roaming disponível para ativação, na Malásia, é o de 200MB, como descrito no Site NOS.
Pelo que entendemos, ativou o Net Roaming 50GB. Este pacote não se encontra disponível para utilização neste destino, o que lamentamos.

Obrigada

Jorge C
Super User
Super User
February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Espero que agora entenda porque escolho um operador local. 

Obrigado. 

PORTHOZAutor
Kilobyte
February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Compreendemos o que indica. Contudo, apesar do roaming estar disponível automaticamente, o pacote de Net Roaming disponível para ativação, na Malásia, é o de 200MB, como descrito no Site NOS.
Pelo que entendemos, ativou o Net Roaming 50GB. Este pacote não se encontra disponível para utilização neste destino, o que lamentamos.

Obrigada

Sinceramente, nem sei o que dizer disto… vergonha alheia é o que sinto.

Bom dia ​@PORTHOZ,

Espero que agora entenda porque escolho um operador local. 

Obrigado. 

Um operador local para usar no aeroporto de Kuala Lumpur de passagem por 2 horas?
Já o tinha feito anteriormente para viajar a países fora da UE e o net roaming facilita muito mais as coisas por um preço muito semelhante aos operadores de E-sim ou locais.

Ainda por cima, mal cheguei me liguei ao Wi-Fi gratuito disponível, sem me preocupar muito com o roaming, já que o tinha ativado para os países que vou visitar, como a Austrália, Tailândia e Turquia, nunca pensando que me iriam cobrar mais de 60 euros por telemóvel por menos de 10 MB de uso inadvertido (segundo a fatura discriminada).

Jorge C
Super User
Super User
February 21, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Apesar de serem apenas 2 horas tentou ativar o Net Roaming de 50 Gb.

Como não está disponível, com certeza que não recebeu o SMS de confirmação da ativação. 

O aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA) tem Wi-Fi gratuito em ambos os terminais. 

Espero ter esclarecido. 

Obrigado. 

PORTHOZAutor
Kilobyte
February 27, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Apesar de serem apenas 2 horas tentou ativar o Net Roaming de 50 Gb.

Como não está disponível, com certeza que não recebeu o SMS de confirmação da ativação. 

O aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA) tem Wi-Fi gratuito em ambos os terminais. 

Espero ter esclarecido. 

Obrigado. 

Eu ativei o Net Roaming de 50 GB porque ía viajar a vários países fora da Europa durante um mês. Verifiquei que esses países estavam presentes no pacote, enviei o SMS antes de viajar, recebi confirmação que está subscrito antes de partir, e recebi nova confirmação que estava ativo e válido no momento que cheguei ao meu primeiro destino (Turquia). Foi depois disso que passei por Kuala Lumpur por apenas 2 horas em trânsito para a Austrália. Na realidade não verifiquei se a Malásia estava incluída, porque não era um dos meus destinos… apenas uma paragem em trânsito para outro país includído.