Skip to main content
Header
Pergunta

Cobrança valores roaming apesar de ter ativado o net roaming

Bom dia,

Recebi uma fatura com consumos roaming no valor de 125 euros de consumo, mais 80 euros de net roaming para os 2 telemóveis (meu e da minha esposa) que ativei antes de partir (4 de fevereiro, com consumos cobrados a 6 de Fevereiro na Malasia).

Não tenho como contatar a NOS antes do meu regresso, que só terá lugar após cobrança da fatura.

Como posso evitar essa cobrança indevida? Obrigado!

Sinceros cumprimentos

10 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 18, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Ainda assim, e pelo que compreendemos da informação que nos deu, é que ativou pacotes de Net Roaming.
Confirme-nos, por favor, se recebeu em cada número o SMS de confirmação com a ativação do Net Roaming antes de começar a utilizar.

Obrigada

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 18, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

A lista de países neste artigo não está disponível pelo que momento não se pode verificar se a Malásia está incluída. 

Fica o alerta para os gestores da comunidade. 

Segundo a minha experiência considero melhor usar a Maxis 44 MYR = 9,5€ 

Obrigado.  

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 19, 2026

Boa tarde ​@Jorge C,

Agradecemos o seu alerta. Vamos proceder à correção da informação no nosso artigo.

Queremos ainda confirmar que, na Malásia, é possível ativar o Net Roaming 200MB, assim como descrito no Site NOS.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • February 20, 2026

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Ainda assim, e pelo que compreendemos da informação que nos deu, é que ativou pacotes de Net Roaming.
Confirme-nos, por favor, se recebeu em cada número o SMS de confirmação com a ativação do Net Roaming antes de começar a utilizar.

Obrigada

Bom dia Rafaela,

Sim, recebi confirmação da NOS para ambos os números antes de começar a viajar.

Eu não posso aceitar que tenha pago 2x 40 euros para ativar o net roaming de 50 GB em ambos os telemóveis, e ficar sujeito ao que operadores de outros países possam ou não fazer.

Muito menos, quando apenas estive de passagem no aeroporto de Kuala Lumpur por cerca de 2 horas, e no site da NOS quando se põe Malásia no local de procura, aparece que está disponível automaticamente no net roaming.

Sinceros cumprimentos,

Delfim Moutinho

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • February 20, 2026

Obrigada

Bom dia Rafaela,

Sim, recebi confirmação da NOS para ambos os números antes de começar a viajar.

Eu não posso aceitar que tenha pago 2x 40 euros para ativar o net roaming de 50 GB em ambos os telemóveis, e ficar sujeito ao que operadores de outros países possam ou não fazer.

Muito menos, quando apenas estive de passagem no aeroporto de Kuala Lumpur por cerca de 2 horas, e no site da NOS quando se põe Malásia no local de procura, aparece que está disponível automaticamente no net roaming.

Sinceros cumprimentos,

Delfim Moutinho

mas como a moderadora disse na malásia pode ativar o net roaming com 200mb, por isso se ativou o de 50gb é normal que nao tenha conseguido usar. nao está disponivel lá esse

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Compreendemos o que indica. Contudo, apesar do roaming estar disponível automaticamente, o pacote de Net Roaming disponível para ativação, na Malásia, é o de 200MB, como descrito no Site NOS.
Pelo que entendemos, ativou o Net Roaming 50GB. Este pacote não se encontra disponível para utilização neste destino, o que lamentamos.

Obrigada

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Espero que agora entenda porque escolho um operador local. 

Obrigado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • February 20, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Compreendemos o que indica. Contudo, apesar do roaming estar disponível automaticamente, o pacote de Net Roaming disponível para ativação, na Malásia, é o de 200MB, como descrito no Site NOS.
Pelo que entendemos, ativou o Net Roaming 50GB. Este pacote não se encontra disponível para utilização neste destino, o que lamentamos.

Obrigada

Sinceramente, nem sei o que dizer disto… vergonha alheia é o que sinto.

Bom dia ​@PORTHOZ,

Espero que agora entenda porque escolho um operador local. 

Obrigado. 

Um operador local para usar no aeroporto de Kuala Lumpur de passagem por 2 horas?
Já o tinha feito anteriormente para viajar a países fora da UE e o net roaming facilita muito mais as coisas por um preço muito semelhante aos operadores de E-sim ou locais.

Ainda por cima, mal cheguei me liguei ao Wi-Fi gratuito disponível, sem me preocupar muito com o roaming, já que o tinha ativado para os países que vou visitar, como a Austrália, Tailândia e Turquia, nunca pensando que me iriam cobrar mais de 60 euros por telemóvel por menos de 10 MB de uso inadvertido (segundo a fatura discriminada).

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 21, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Apesar de serem apenas 2 horas tentou ativar o Net Roaming de 50 Gb.

Como não está disponível, com certeza que não recebeu o SMS de confirmação da ativação. 

O aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA) tem Wi-Fi gratuito em ambos os terminais. 

Espero ter esclarecido. 

Obrigado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • February 27, 2026

Bom dia ​@PORTHOZ,

Apesar de serem apenas 2 horas tentou ativar o Net Roaming de 50 Gb.

Como não está disponível, com certeza que não recebeu o SMS de confirmação da ativação. 

O aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA) tem Wi-Fi gratuito em ambos os terminais. 

Espero ter esclarecido. 

Obrigado. 

Eu ativei o Net Roaming de 50 GB porque ía viajar a vários países fora da Europa durante um mês. Verifiquei que esses países estavam presentes no pacote, enviei o SMS antes de viajar, recebi confirmação que está subscrito antes de partir, e recebi nova confirmação que estava ativo e válido no momento que cheguei ao meu primeiro destino (Turquia). Foi depois disso que passei por Kuala Lumpur por apenas 2 horas em trânsito para a Austrália. Na realidade não verifiquei se a Malásia estava incluída, porque não era um dos meus destinos… apenas uma paragem em trânsito para outro país includído.