Somos uma família de cinco pessoas e todos os nossos telemóveis estão incluídos no mesmo plano da NOS.
No dia 21 de julho viajámos para um país fora da União Europeia. No meu número de telemóvel adquiri um pacote de roaming de 30 € com 10 GB válido por 15 dias. Os outros quatro membros da família compraram cartões SIM locais do país de destino.
Logo após a partida de Lisboa, os outros quatro telemóveis desativaram o cartão SIM da NOS e, durante toda a viagem, esse cartão nunca voltou a ser ativado. No entanto, quando regressámos a Portugal cerca de quinze dias depois, recebemos uma mensagem a informar que tinham sido cobrados mais de 80 € em custos de dados móveis.
Ao consultar a aplicação da NOS, verifiquei que:
- O meu número apresenta mais de 24 € de custos de dados. No entanto, eu tinha adquirido o pacote de roaming para utilização fora da União Europeia e, antes de terminar o período de validade de 15 dias, adquiri ainda outro pacote de 20 € com 5 GB válido por 8 dias. Por isso, não faz qualquer sentido que me sejam cobrados mais de 24 € por utilização de dados.
- Outro número apresenta mais de 60 € de custos de dados. No entanto, durante toda a estadia fora da União Europeia, o cartão SIM da NOS desse número esteve desativado e nunca foi utilizado. Assim, essa cobrança também não tem qualquer fundamento.
Além disso, ao consultar o histórico de utilização de dados na aplicação da NOS, não existe qualquer registo de consumo de dados que justifique estes valores.
Solicito, por favor, uma explicação detalhada sobre a origem destas cobranças e peço que estas sejam anuladas, uma vez que considero que foram cobradas indevidamente.