Skip to main content
Header
Byte
September 1, 2026
Respondido

Cobrança indevida de roaming fora da UE

• September 1, 2026
  • 3 comentários
  • 23 visualizações

Gostaria de solicitar a revisão e anulação de um valor cobrado indevidamente na minha fatura recente relativo a comunicações em roaming.

Encontro-me temporariamente na Guatemala e verifiquei uma cobrança adicional de cerca de 61 € associada a roaming. No entanto, tenho a opção de itinerância de dados totalmente desativada no cartão NOS no telemóvel e estou a utilizar exclusivamente um segundo eSIM local (Tigo) para acesso a dados móveis.

Em janeiro passado ocorreu-me uma situação exatamente igual durante uma viagem à Colômbia, tendo o valor sido devidamente creditado/anulado numa loja física NOS após análise da situação.

Como só regresso a Portugal dentro de duas semanas e não me é possível deslocar a uma loja física neste momento, peço, por favor, a vossa ajuda para resolver de novo esta situação com o roaming por esta via e proceder ao acerto/crédito do valor faturado. Fico a aguardar a vossa mensagem para partilhar os meus dados de cliente por privado. Obrigado

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@samuel raigosa, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos, pelo que o valor é devido.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

3 Comentários

Rafaela F.
Rafaela F.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
September 1, 2026

Bom dia ​@samuel raigosa, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos, pelo que o valor é devido.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
September 1, 2026

Boa tarde,

Compreendo o ponto técnico relativo às ligações de sinalização do equipamento em segundo plano. No entanto, reitero que a opção de dados em roaming esteve sempre formalmente desligada no terminal e que os dados móveis estavam atribuídos a outro cartão local (Tigo), pelo que não houve qualquer consumo voluntário ou navegação da minha parte.

Trata-se do mesmo problema técnico de tráfego involuntário que me ocorreu em janeiro passado na Colômbia, situação na qual a própria NOS, após análise do histórico, reconheceu a natureza não intencional da ligação e procedeu à emissão da respetiva nota de crédito em loja física.

Dado que continuo fora do país e não tenho a possibilidade de me deslocar a uma loja para expor o caso pessoalmente como fiz anteriormente, peço que o meu processo seja reencaminhado para análise interna por via de exceção comercial, tal como foi feito no início do ano.

Posso enviar os meus dados por mensagem privada para que possam consultar o histórico e verificar o registo anterior?

João H.
Gestor da comunidade
September 1, 2026

Boa tarde ​@samuel raigosa.

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF ou número de telemóvel.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.