Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança indevida de roaming fora da UE

Durante a minha recente estadia em Rhodes, na Grécia, fui surpreendida com a cobrança de serviços de roaming fora da União Europeia, como se tivesse utilizado a rede móvel na Turquia. No entanto, nenhum momento me desloquei para fora da União Europeia.

Compreendo que, existe uma proximidade geográfica entre Rhodes e a costa turca, contudo, a minha localização física manteve-se sempre dentro da União Europeia.

Gostaria ainda de manifestar a minha insatisfação pela dificuldade em contactar o apoio ao cliente da NOS por escrito, uma vez que não existe um canal de e-mail dedicado ao suporte ao cliente nem uma opção de chat.

Face ao exposto, solicito a análise detalhada desta situação, a revisão da cobrança efetuada e o respetivo reembolso dos valores cobrados indevidamente, considerando que nunca estive fora da União Europeia durante o período em questão.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Julia Queiroz de Oliveira,

Agradecemos a sua mensagem.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • June 9, 2026

Boa tarde ​@Julia Queiroz de Oliveira,

Agradecemos a sua mensagem.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde João,

Agradeço a resposta, no entanto considero que a mesma não esclarece a situação nem responde ao pedido de análise que apresentei.

Compreendo que a faturação em roaming seja efetuada com base na informação fornecida pelos operadores internacionais. Contudo, durante todo o período em questão permaneci exclusivamente em Rhodes, na Grécia, não me tendo deslocado à Turquia nem a qualquer outro país fora da União Europeia.

Nesse sentido, gostaria de saber se é possível que este caso seja analisado internamente pela NOS, uma vez que disponho de documentação que comprova a minha permanência em Rhodes durante toda a viagem, incluindo reservas, comprovativos de pagamentos e outros elementos que poderei disponibilizar para análise.

Caso não seja possível proceder a essa análise através deste canal, agradeço que me indiquem qual o procedimento adequado para formalizar uma reclamação junto da NOS, incluindo através do Livro de Reclamações, para que a situação possa ser devidamente reavaliada.

Agradeço desde já a atenção e fico a aguardar uma resposta.

Cumprimentos,
Julia Oliveira

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • June 13, 2026

Boa noite, ​@Julia Queiroz de Oliveira 

Agradecemos a exposição detalhada da situação e não colocamos em causa a sua estadia em Rhodes. 

Esclarecemos que a questão em análise não se prende com o local físico onde se encontrava, mas sim com a rede móvel à qual o equipamento se ligou durante o período em causa. Em roaming, a faturação é determinada exclusivamente pelas redes parceiras registadas na ligação do seu telemóvel, que podem ou não corresponder ao país onde se encontra fisicamente. 
Pode consultar o detalhe das comunicações na sua App my NOS. Saiba como em: 

Compreendemos que estas situações possam gerar dúvidas e estamos inteiramente disponíveis para o ajudar no que for necessário.
Caso mantenha alguma questão, por favor, partilhe com a comunidade. 

Obrigada.

Gostaria de manifestar a minha total insatisfação com uma cobrança de €62,51 por 4 MB de dados em roaming e 20 comunicações internacionais, consumos que não reconheço.

Cheguei ao Brasil na noite de 18/06/2026 e, assim que o avião pousou, desliguei imediatamente os dados móveis do meu iPhone. Não utilizei internet através da rede móvel da NOS, não naveguei na internet, não abri aplicações, nem fiz qualquer utilização intencional dos dados móveis.

Para minha surpresa, a NOS registou um consumo de 4 MB às 21:18, exatamente no momento da chegada, cobrando €62,51 por esse alegado consumo. Considero este valor completamente desproporcional e solicito uma explicação técnica detalhada sobre a origem desses 4 MB e a forma como foi calculada esta cobrança.

Além disso, a fatura refere 20 comunicações internacionais, mas não enviei qualquer SMS nem efetuei chamadas internacionais. Verifiquei o meu telemóvel e não existe qualquer mensagem enviada. Também a minha esposa, que viajava comigo e igualmente manteve os dados móveis desligados, não enviou qualquer SMS.

Solicito que a NOS apresente:

• O detalhe completo da sessão de dados que originou os 4 MB (data, hora, duração e registos técnicos);
  • A explicação do cálculo que resultou na cobrança de €62,51;
  • O detalhe das 20 comunicações internacionais, indicando data, hora, tipo de comunicação e respetivo destino.

Sou cliente da NOS há vários anos e esta situação deixa-me extremamente dececionado. Antes mesmo desta viagem, permaneci cerca de quatro dias sem serviço de internet devido a problemas na rede da NOS e agora sou confrontado com uma cobrança que não reconheço.

Apenas pretendo uma análise justa e fundamentada, pois considero que esta faturação não reflete uma utilização consciente ou intencional da minha parte.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 30, 2026

Boa tarde ​@Geilson Carneiro,

Mesmo não tendo feito uso direto da internet a partir do seu smartphone, isto não invalida que consumos sejam praticados por aplicações em segundo plano, como sistema de localização do dispositivo. Para evitar estas situação é recomendado que desative o roaming ou ligações móveis em roaming ao sair do país de origem.

Pode consultar saldos e consumos através da my NOS. Saiba como:

Obrigado