Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança indevida de roaming fora da UE

Bom dia

Hoje verifiquei na minha fatura da NOS de maio que foram cobrados dados de roaming que nem sequer utilizei. 

Estivemos em viagem no Brasil, e fizemos questão de não utilizar o roaming de dados internacional e até compramos um eSIM de uma operadora brasileira, porque os custos para contratar um pacote de roaming da NOS para utilizar no Brasil estava muito mais caro do que comprar de uma operadora no BR.

Fizemos questão de não utilizar dados móveis fora de Portugal/UE pra não ter custos adicionais, tanto é que nem funcionar funcionou em algum momento. Estive sem internet móvel durante 2 dias até que tivesse feito a compra e ativação de um eSIM de operadora brasileira. 

Eu agradeço retorno da vossa parte sobre essa situação, pois acho que é inadmissível eu não utilizar o roaming de dados internacional e ter uma cobrança de 62,50€ para um número e 59,38€ para outro por algo que nem sequer utilizamos.

Até que tenha qualquer retorno da vossa parte e nota de crédito dos valores em questão, não farei qualquer pagamento, estando, assim, desativado a cobrança por débito direto. 

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@Maria Correa, bem-vinda ao Fórum NOS.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo ou, em alternativa, que solicite o seu bloqueio antes de viajar.

Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

8 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • May 25, 2026

Bom dia ​@Maria Correa, bem-vinda ao Fórum NOS.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo ou, em alternativa, que solicite o seu bloqueio antes de viajar.

Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Bom dia, Rafaela 

Agradeço a sua resposta mas não vou aceita-la que seja dada desta forma. Tendo ou não sido comunicado à NOS por outra operadora, a questão é que não utilizei. Desde o momento em que desativei o modo avião ao chegar ao Brasil, não tive dados móveis nem sequer para receber notificações. Como podem me cobrar algo ao qual não utilizei? No mesmo momento em que desativei o modo avião já recebi comunicação de que não tinha mais dados roaming disponíveis, pelo que até entendi serem os dados que já fazem parte do meu pacote de internet. Consultei a opção de comprar pacote da NOS para os dias que estaria no Brasil, mas vi que não valeria pagar o que estava a ser cobrado. Ficando, então, os dados móveis/SIM da NOS desativado até a ativação do eSIM de operadora brasileira. 

Não posso arcar com um custo que não faz sentido. Se não houver a possibilidade de resolver através deste canal irei até uma loja NOS onde possa ter a questão resolvida. 

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

Bom dia, Rafaela 

Agradeço a sua resposta mas não vou aceita-la que seja dada desta forma. Tendo ou não sido comunicado à NOS por outra operadora, a questão é que não utilizei. Desde o momento em que desativei o modo avião ao chegar ao Brasil, não tive dados móveis nem sequer para receber notificações. Como podem me cobrar algo ao qual não utilizei? No mesmo momento em que desativei o modo avião já recebi comunicação de que não tinha mais dados roaming disponíveis, pelo que até entendi serem os dados que já fazem parte do meu pacote de internet. Consultei a opção de comprar pacote da NOS para os dias que estaria no Brasil, mas vi que não valeria pagar o que estava a ser cobrado. Ficando, então, os dados móveis/SIM da NOS desativado até a ativação do eSIM de operadora brasileira. 

Não posso arcar com um custo que não faz sentido. Se não houver a possibilidade de resolver através deste canal irei até uma loja NOS onde possa ter a questão resolvida. 

se só ativou o modo avião depois de chegar ao brasil, então é normal que tenha recebido a mensagem com o alerta dos dados de roaming. é porque foram utilizados e por isso é que está cobrado na fatura 

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

@ByteSábio não, o modo avião foi ativado em Portugal e desativado quando desembarcamos no Brasil. Ma bastou desativar o modo avião para já receber o aviso de que os dados tinham sido todos consumidos, no mesmo minuto em que foi desativado o modo avião. Após desativar o modo avião e receber a comunicação desativamos os dados roaming da NOS e ficamos sem internet móvel até comprarmos eSIM brasileiro. 

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

@ByteSábio não, o modo avião foi ativado em Portugal e desativado quando desembarcamos no Brasil. Ma bastou desativar o modo avião para já receber o aviso de que os dados tinham sido todos consumidos, no mesmo minuto em que foi desativado o modo avião. Após desativar o modo avião e receber a comunicação desativamos os dados roaming da NOS e ficamos sem internet móvel até comprarmos eSIM brasileiro. 

pois, foi ao desativar que houve consumo de roaming os números registaram-se na rede disponível que já era do brasil. se voltar a viajar para fora da união europeia, o melhor é retirar mesmo os cartões dos telemóveis, assim evita mesmo qualquer consumo elevado

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Bom, mas se no mesmo momento em que desativei o modo avião já recebi comunicação de que tinha sido consumido, não deveria dizer no meu histórico de consumo que usei os dados por 20 minutos. Ainda, se meu plano de internet só contempla dados roaming para UE e para utilizar dados roaming fora da UE precisaria comprar um pacote adicional, como então me cobram por dados que eu nem sequer comprei ou utilizei? Ainda, para mais, um valor absurdamente elevado. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Cada megabite no brasil são 16€

https://www.nos.pt/movel/roaming?country=Brasil

O controlo de consumos é ativo aos 64€ acho.

64/16= 4Mb

Ou seja, assim que desligou o modo avisão, o telemóvel consumiu 4mb. 4Mb é a coisa mais rápida pra ser consumida e é normal que aconteça. Assim que desligou o modo de avião o telemóvel ligou-se à rede por causa da localização, widgets de meteorologia, etc, e isso consome 4bg em menos de meio segundo.

Não é erro nenhum, nem é que não tenha utilizado a net, se foi taxada é porque usou, e é só fazer as contas para perceber quao facil é atingir esse valor. 

um bem haja 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • May 25, 2026

Boa tarde ​@Maria Correa,

A comunidade partilhou uma excelente ajuda sobre este tema.

Sugerimos ainda que consulte o detalhe de comunicações de cada número através da my NOS para verificar o respetivo consumo. Saiba como:

Por favor, partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigada