Skip to main content
Header

Cobrança indevida

• August 13, 2026
  • 3 comentários
  • 11 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho por este meio contestar a cobrança de aproximadamente €60 relativa à utilização de dados móveis em roaming, por considerar que a mesma não é justificável face às circunstâncias em que ocorreu.

Estive recentemente em viagem na Albânia, período durante o qual mantive sempre os dados em roaming desligados, precisamente para evitar quaisquer custos associados à utilização de uma rede fora da União Europeia.

Posteriormente, já na Grécia, e apenas depois de confirmar que o meu telefone se encontrava ligado a uma rede móvel grega, ativei os dados em roaming e comecei a utilizá-los normalmente, partindo, naturalmente, do princípio de que se aplicariam as condições de roaming dentro da União Europeia.

Para minha surpresa, cerca de meia hora depois recebi uma mensagem informando que tinha atingido o limite máximo de consumo em roaming, correspondente a aproximadamente€60.

Esta situação é particularmente difícil de compreender. As restantes pessoas que viajavam comigo, com tarifários de outros operadores portugueses, nomeadamente Vodafone e MEO, não tiveram qualquer problema semelhante. Aliás, mesmo durante a permanência na Albânia, algumas conseguiram utilizar dados móveis através de soluções de roaming substancialmente mais económicas do que as disponibilizadas pela NOS.

Não considero aceitável uma cobrança de €60 por cerca de meia hora de utilização de dados quando me encontrava na Grécia e ligado a uma rede grega. Tratando-se de um Estado-Membro da União Europeia, esta situação suscita ainda sérias dúvidas quanto à correta aplicação das regras europeias de roaming, designadamente do princípio “Roam Like at Home”.

Solicito, por isso, que a NOS proceda àverificação detalhada dos registos de roaming associados a este consumo, incluindo a identificação da rede utilizada, país, período e volume de dados faturado, e que proceda à anulação ou regularização do valor cobrado, caso se confirme que a utilização ocorreu através de uma rede grega.

Caso a NOS mantenha esta cobrança, agradeço que me seja apresentada uma justificação técnica e contratual detalhada para a mesma.

Uma cobrança desta natureza, nas circunstâncias descritas, põe seriamente em causa a minha confiança na NOS enquanto operador. Na ausência de uma resolução satisfatória, apresentarei reclamação junto daANACOM e ponderarei igualmente a cessação da minha relação contratual com a NOS.

Aguardo uma resposta e a rápida resolução desta situação.

Com os melhores cumprimentos,

3 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 13, 2026

Boa tarde ​@Ricardo S Almeida,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel em causa.

Obrigado

Feito

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 13, 2026

Boa tarde ​@Ricardo S Almeida,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado