Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança indenvida de roaming fora da UE (Brasil)

Cheguei ao Brasil no dia 25/6 e a primeira atitude que tive, logo que o avião aterrissou foi desativar meu chip da NOS. Para minha infelicidade, acabei de receber a fatura, com uma cobrança de 62,50 euros, pela utilização de 4MB de roaming internacional. Eu não usei meu telefone com nada! Como é possível a cobrança de um valor absurdo desses! Inclusive, eu tirei o chip do aparelho. Como pode isso?

Sou cliente da NOS há 4 anos e sinceramente, é uma atitude desrespeitosa.

Podem me esclarecer o que fazer para solicitar o devido reembolso, tendo em vista que não utilizei internet da NOS no Brasil.

Como ainda estou aqui, eu sequer consigo acessar minha APP, pois me pedem a confirmação por meio do celular, que está desligado!

Melhor resposta por Guimas

Tinha que ter retirado antes de iniciar a viagem ou desligado os dados / roaming. Como deixou ligado o telemovel ligou-se a uma rede internacional. A operadora não teve culpa nenhuma, o valor tá certo.

5 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • July 10, 2026

Tinha que ter retirado antes de iniciar a viagem ou desligado os dados / roaming. Como deixou ligado o telemovel ligou-se a uma rede internacional. A operadora não teve culpa nenhuma, o valor tá certo.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 10, 2026

Bom dia ​@Alexandre Tadeu Vieira Garcia, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas em esclarecer.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Por favor, partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Eu discordo completamente.

Não faz sentido uma cobrança absurda dessas, e principalmente pelo fato de não ter usado nada.

O valor cobrado é quase o valor da mensalidade da operadora!

Pela TV, internet, telefone fixo e 3 telemóveis eu pago 75 euros e eu tenho que aceitar como normal a cobrança de 62,50 por algo não utilizado?

Mas sem problemas.

Quando retornar a Portugal, entrarei em contato finalizarmos o contrato.

Agradeço pelas informações.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 10, 2026

Olá ​@Alexandre Tadeu Vieira Garcia,

Compreendemos o que indica e lamentamos a situação.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo.

Estamos disponíveis para ajudar caso surjam mais questões.

Obrigada

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 10, 2026

Eu discordo completamente.

Não faz sentido uma cobrança absurda dessas, e principalmente pelo fato de não ter usado nada.

O valor cobrado é quase o valor da mensalidade da operadora!

Pela TV, internet, telefone fixo e 3 telemóveis eu pago 75 euros e eu tenho que aceitar como normal a cobrança de 62,50 por algo não utilizado?

Mas sem problemas.

Quando retornar a Portugal, entrarei em contato finalizarmos o contrato.

Agradeço pelas informações.

É o valor de roaming normal para o brasil parece, se não sabia, isso é desconhecimento seu. E se tem o custo é porque utilizou.