Skip to main content
Header
Resposta

Cobrança de roaming permanente

• September 14, 2025
  • 4 comentários
  • 74 visualizações

Bom dia a todos.

Gostaria que me ajudassem no seguinte assunto.

Tenho quatro cartões de telemóvel associados à minha conta. Um deles pertence à minha sogra, que se encontra em Mazouco (Freixo de Espada à Cinta).

Portanto, encontrando-se em Portugal, está a ser cobrado roaming permanente a uma Sra. de 82 anos.

Desloquei-me à loja NOS do Barreiro, onde me foi feita a devolução do valor cobrado indevidamente no mês de Setembro (€ 6,00), mas não foi possível a devolução do valor cobrado indevidamente em Agosto (€ 5,49). Teria de ser feita uma reclamação.

Inclusive me informaram que esta situação se vai repetir todos os meses. Ora, se a minha sogra passa vários meses por ano em Mazouco, cada vez que lá estiver vai ser cobrado indevidamente roaming permanente.

Gostariam que me seja indicado o que fazer para que esta situação se resolva.

Obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Daniel Lascas

Melhor resposta por Guimas

Tem linha de apoio para ligar mas se preferir pode passar na loja. Nada garante que vá ser ressarcido.

O serviço de isenção de roaming permanente tem o custo de  19.90€ por mês. 

A solução é realmente tentar fazer ligação manual.

4 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 14, 2025

@Daniel Lascas, boa tarde. 

Parece-nos, pelo que indica, que há a necessidade de o senhor configurar o telemóvel para que este não faça ligação automática à rede. Isto é, nas definições do equipamento em rede pode escolher se o equipamento faz a gestão automática ou manual, sugerimos que faça isso, altere de automática para manual. 
Obrigado, 

• Autor
  • Byte
  • September 15, 2025

Boa noite e obrigado pela sua ajuda, Mário.

Venho por este meio solicitar o serviço de isenção do roaming permanente, tal como indicado no vosso serviço de apoio ao cliente.

O problema é que, se selecionar ligação automática de rede, não tem ligação a nenhuma rede nacional em Mazouco (Freixo de Espada à Cinta).

Como é do conhecimento geral, o interior do país está completamente abandonado, inclusive pelas operadoras.

Com o fim da cobrança de roaming, acabou também um problema para quem habita no interior esquecido do país.

O problema é que me está a ser cobrado valor referente a roaming permanente, mas em território nacional. 

A morada da minha sogra è:

Rua do Carrascal, nº 172

5180-320 Mazouco

Uma Sra. idosa de 82 anos, não pode, nem deve, estar incontactável, como é logico.

Tenho sido assediado por outras operadoras para trocar, mas tenho-me mantido fiel à NOS.

Talvez esteja na altura de trocar de operadora. 

Não acho muito correto ter de me deslocar a uma loja NOS, todos os meses, para ser ressarcido do valor cobrado indevidamente, como aconteceu este mês.

Agradecia a vossa melhor atenção para este assunto.

Com os melhores cumprimentos

Daniel Lascas

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • September 15, 2025

Tem linha de apoio para ligar mas se preferir pode passar na loja. Nada garante que vá ser ressarcido.

O serviço de isenção de roaming permanente tem o custo de  19.90€ por mês. 

A solução é realmente tentar fazer ligação manual.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 16, 2025

Boa tarde ​@Daniel Lascas,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer, este serviço tem um custo mensal, como partilhado, pelo que sugerimos que faça uma ligação manual à rede NOS.

Obrigado