Skip to main content
Header
Byte
September 4, 2026

Cobrança de dados em roaming a bordo - rede não terrestre

• September 4, 2026
  • 3 comentários
  • 11 visualizações

Boa tarde,

Venho reclamar sobre uma cobrança que considero injusta na minha fatura, relativa a dados consumidos a bordo de um voo.
O meu telemóvel ligou-se automaticamente a uma rede de internet a bordo do avião, sem qualquer ação da minha parte. O telemóvel estava guardado na mochila, pelo que não tive hipótese de ver a tempo o aviso enviado, nem de decidir se queria ou não usar esse serviço. Ainda assim, num curto espaço de tempo, foi gerado um consumo que resultou numa cobrança de 54.69€ por 3Mb.

Não me parece razoável ser cobrado por um serviço que nunca pedi nem usei de forma consciente, e que foi ativado automaticamente pelo meu telemóvel sem controlo da minha parte. Considero esta cobrança injusta e venho solicitar formalmente a devolução integral do valor.

Nº de cliente: C*********
Fatura: FT202693/2089634 com data de 25/8/2026

Aguardo confirmação de receção desta reclamação e um número de acompanhamento.

Obrigada pela atenção.

3 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 4, 2026

Boa tarde ​@Manuela Ribeiro Pereira, bem-vinda ao Fórum NOS.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
September 4, 2026

Boa tarde,

Como que eu posso ser cobrada por um serviço que não tinha como saber que estaria disponível e cobrado sem eu ter oportunidade de o rejeitar? Eu não tinha como saber que existe rede móvel a 30000 pés de altitude e muito menos que custaria 54€. Eu estou sendo cobrada 54€ por ligar o telemóvel dentro de um avião sem saber de nada.
Agradeço se puderem reavaliar essa cobrança e, já agora, a forma como estão a proceder em relação a este tipo de serviço. Enquanto cliente nos sentimos ludribiados. Fomos cobrados 18€ por Mb!! Obrigada

Guimas
Super User
Super User
September 4, 2026

Mas tinha como saber como funciona, tem escrito no site por exemplo. Se tiver o roaming ligado no telemovel ele vai ligar-se a uma rede que encontre. É a mesma coisa que deixar os dados moveis ligados , eles vão ficar a funcionar mesmo que não esteja a usar o telemovel ativamente. 

Os custos também estão no site. 

Por isso a cobrança é justa e devida mas pode ser que os moderadores possam ajudar