Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança de €61,51 por apenas 9 MB de roaming na Macedónia do Norte

Boa noite,

Gostaria de solicitar a revisão de uma cobrança de roaming incluída na minha última fatura NOS.

Foram-me cobrados €61,51 por apenas 9 MB de dados móveis em roaming na Macedónia do Norte.

Eu estava apenas de passagem pelo país durante algumas horas, numa viagem de carro da Bulgária para a Grécia. Não fiz quaisquer chamadas e não utilizei intencionalmente os dados móveis. Pelo que percebo, o telefone terá estabelecido automaticamente uma ligação à rede móvel em segundo plano, sem que eu me apercebesse.

Compreendo que a Macedónia do Norte não faz parte da zona de roaming da União Europeia. No entanto, fiquei muito surpreendido com uma cobrança de €61,51 por apenas 9 MB de dados, sobretudo tratando-se de uma utilização não intencional durante algumas horas de trânsito pelo país.

Sou cliente NOS há bastante tempo e gostaria de pedir que analisassem este caso e, se possível, anulassem ou creditassem este valor como gesto comercial.

Gostaria também de receber a discriminação destes 9 MB de dados em roaming, incluindo a data, hora e rede móvel em que foram registados.

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde, ​@Kirisenko, bem-vindo ao Fórum NOS. 🤗

Agradecemos a sua mensagem. Os valores cobrados pelas comunicações em roaming têm como base os valores estipulados pelos operadores locais. Pode consultar as condições de roaming em cada país através do Site NOS.

Relativamente ao detalhe de comunicações, saiba como o consultar através da my NOS:

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

4 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • August 9, 2026

Boa tarde, ​@Kirisenko, bem-vindo ao Fórum NOS. 🤗

Agradecemos a sua mensagem. Os valores cobrados pelas comunicações em roaming têm como base os valores estipulados pelos operadores locais. Pode consultar as condições de roaming em cada país através do Site NOS.

Relativamente ao detalhe de comunicações, saiba como o consultar através da my NOS:

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • August 9, 2026

Obrigado pela resposta.

No entanto, a minha questão principal não foi respondida.

Não estou a contestar as condições ou tarifas de roaming na Macedónia do Norte. Compreendo que o valor possa ter sido calculado de acordo com a tarifa aplicável.

O que solicitei foi que a NOS analisasse especificamente o meu caso e considerasse, a título excecional e como gesto comercial, a anulação ou o crédito dos €61,51 cobrados por apenas 9 MB de dados.

Estive na Macedónia do Norte apenas algumas horas, em trânsito de carro da Bulgária para a Grécia. Não fiz chamadas nem utilizei intencionalmente dados móveis. Tratou-se aparentemente de tráfego automático em segundo plano.

Sou um cliente que utiliza o telemóvel regularmente em vários países e estou habituado a utilizar os serviços da NOS durante as minhas viagens sem ter de verificar antecipadamente, em cada fronteira, quais serão exatamente as tarifas aplicáveis. Neste caso, uma passagem de apenas algumas horas pela Macedónia do Norte resultou numa cobrança de mais de €60 por 9 MB de dados que nem sequer utilizei intencionalmente.

Por isso, peço novamente que esta situação seja efetivamente analisada pelo apoio ao cliente relativamente à minha conta e faturação, e não apenas respondida com informação geral sobre tarifas de roaming.

Se a NOS se limitar novamente a uma resposta formal, sem analisar individualmente o meu pedido, terei de concluir que a empresa não valoriza devidamente os seus clientes. Nesse caso, depois de vários anos como cliente e utilizando o serviço em diferentes países, considerarei seriamente mudar para outro operador.

Se for necessário para analisar o caso, posso enviar por mensagem privada o meu número de cliente, NIF e quaisquer outros dados necessários.

Aguardo, por favor, uma resposta concreta ao meu pedido de revisão e eventual crédito dos €61,51.

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 9, 2026

A moderadora respondeu-lhe, não há crédito.

A NOS não vai verificar cada caso individualmente, pois vai chegar á conclusão em todos, que o cliente usou o serviço, logo o valor é devido. 

Por outro lado não faz sentido também equacionar essa opção. Se o crédito era dado para si então abriria o improcedente que qualquer pessoa podia simplesmente pedir para não pagar pelos serviços de roaming tal como o está a fazer agora.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 10, 2026

Bom dia ​@Kirisenko,

Agradecemos o seu testemunho e a partilha do ​@Guimas sobre o tema.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo.

Ainda assim, vamos ajudar a analisar a sua situação. Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o número em causa.

Obrigada