Skip to main content
Header
Bit
September 7, 2026
Pergunta

Cobrança de €61,51 por 9 MB em roaming e fidelização não informada

• September 7, 2026
  • 0 comentários
  • 6 visualizações

Olá,

Preciso de ajuda relativamente ao meu tarifário WTF Pós 100GB, pois tenho duas situações que estou a contestar e já apresentei uma reclamação através do Livro de Reclamações.

1. Cobrança de roaming

Quando cheguei à China, retirei o modo de voo do telemóvel. Os dados móveis estavam ativos e, como acontece no iPhone, foram automaticamente reativados quando desliguei o modo de voo. Demoraram apenas alguns segundos até eu conseguir desligá-los.

Praticamente de imediato recebi uma SMS da NOS a informar que tinha atingido/estava próxima do limite de €61,50 de dados em roaming.

Na fatura foram cobrados €61,512 por apenas 9 MB de dados, além de €5,560 de outros consumos de roaming.

O que pretendo esclarecer é como foram contabilizados esses 9 MB, nomeadamente a hora de início e fim da sessão e o detalhe do consumo, uma vez que isto aconteceu praticamente imediatamente após a chegada e sem que eu tivesse tido oportunidade de utilizar conscientemente os dados.

2. Período de fidelização

O tarifário foi-me apresentado através de uma chamada da NOS como uma oferta de 100 GB por €8,50/mês durante dois anos.

Durante a chamada aceitei a oferta que me foi apresentada, mas não fui informada de que existia um período de fidelização.

Após a chamada recebi uma SMS da NOS a informar que:

“A adesão ao tarifário pós-pago WTF Pós 100GB foi concluída com sucesso” e que a documentação contratual tinha sido enviada para o meu email.

A documentação foi enviada posteriormente, mas não assinei o contrato nem enviei qualquer confirmação escrita de aceitação das condições contratuais.

Só posteriormente percebi que existia uma fidelização associada ao tarifário, atualmente indicada até 13/07/2027.

Gostaria, por isso, de saber qual é o comprovativo de que dei o meu consentimento para este período de fidelização e solicito também acesso à gravação da chamada em que a adesão foi efetuada.

Já apresentei estes assuntos no Livro de Reclamações, mas gostaria de deixar também a situação devidamente registada junto da NOS e obter esclarecimento por escrito.

Tenho as SMS, a fatura e a documentação contratual guardadas e posso enviar os comprovativos necessários.

Obrigada.