Skip to main content
Header

Cobrança abusiva de roaming

• December 8, 2025
  • 6 comentários
  • 31 visualizações

Fiz uma viagem recente ao Marrocos e quando desembarquei do avião houve uma conexão rápida, automática que consumiu 8 MB de dados, registrado no relatório de consumo. Fui surpreendido por uma cobrança de 58,095 por essa conexão de 30 segundos. Me parece uma cobrança bastante abusiva.

6 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 8, 2025

Bom dia ​@Genivan, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em: 

Partilhe com a comunidade se surgir algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado 

• Autor
  • Kilobyte
  • December 8, 2025

Eu já consultei o detalhamento e consta exatamente 8 Mb de dados, menos de um segundo e o valor se 58 euros.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 8, 2025

Eu já consultei o detalhamento e consta exatamente 8 Mb de dados, menos de um segundo e o valor se 58 euros.

OS valores de roaming são elevados

• Autor
  • Kilobyte
  • December 8, 2025

São elevados e abusivos. Apenas notificações em 1 segundo de uso do serviço e uma cobrança nesse valor fere qualquer prinípio de razoabilidade. Farei a devida contestação em todos os canais necessários: ANACOM, DECO Proteste e outros.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 8, 2025

Compreendemos e lamentamos a situação, ​@Genivan.

No entanto, os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.

Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 8, 2025

São elevados e abusivos. Apenas notificações em 1 segundo de uso do serviço e uma cobrança nesse valor fere qualquer prinípio de razoabilidade. Farei a devida contestação em todos os canais necessários: ANACOM, DECO Proteste e outros.

Mas os valores estão escritos no site. É o normal.