Skip to main content
Header
Kilobyte
December 8, 2025

Cobrança abusiva de roaming

• December 8, 2025
  • 6 comentários
  • 65 visualizações

Fiz uma viagem recente ao Marrocos e quando desembarquei do avião houve uma conexão rápida, automática que consumiu 8 MB de dados, registrado no relatório de consumo. Fui surpreendido por uma cobrança de 58,095 por essa conexão de 30 segundos. Me parece uma cobrança bastante abusiva.

6 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
December 8, 2025

Bom dia ​@Genivan, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em: 

Partilhe com a comunidade se surgir algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
GenivanAutor
Kilobyte
December 8, 2025

Eu já consultei o detalhamento e consta exatamente 8 Mb de dados, menos de um segundo e o valor se 58 euros.

Guimas
Super User
Super User
December 8, 2025

Eu já consultei o detalhamento e consta exatamente 8 Mb de dados, menos de um segundo e o valor se 58 euros.

OS valores de roaming são elevados

GenivanAutor
Kilobyte
December 8, 2025

São elevados e abusivos. Apenas notificações em 1 segundo de uso do serviço e uma cobrança nesse valor fere qualquer prinípio de razoabilidade. Farei a devida contestação em todos os canais necessários: ANACOM, DECO Proteste e outros.

João H.
Gestor da comunidade
December 8, 2025

Compreendemos e lamentamos a situação, ​@Genivan.

No entanto, os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.

Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Guimas
Super User
Super User
December 8, 2025

São elevados e abusivos. Apenas notificações em 1 segundo de uso do serviço e uma cobrança nesse valor fere qualquer prinípio de razoabilidade. Farei a devida contestação em todos os canais necessários: ANACOM, DECO Proteste e outros.

Mas os valores estão escritos no site. É o normal.