Skip to main content
Header
Pergunta

Chamadas Internacionais -Suspeita de fraude ou Erro NOS?


Boa tarde,
necessito de ajuda sobre o seguinte assunto.
Este mês ao receber a fatura de Agosto, verifico que existe um valor adicional (considerável) a pagar referente a diversas chamadas internacionais realizadas a partir de um dos telemóveis que pertence ao pacote que tenho contratado com a NOS.
Fui pesquisar a fatura e verifico que essas chamadas foram realizadas pelo equipamento da minha sogra (pessoa com 73 anos, vitima de AVC, acomodada em Lar da terceira idade), a maioria das chamadas tem uma duração de 1 minuto e outras de 2 minutos, ocorreram entre o dia 11 de agosto e 21 de Agosto (data de fecho da fatura), para um número no Japão. Num contato com a NOS fiquei a saber que as ligações continuam até a data de 29 de agosto, data em que solicitei o barramento de chamadas internacionais e chamadas de valor acrescentado.
Logo assumi, que por lapso a minha sogra ter-se-ia enganado a marcar algum número e fez as ligações, no entanto achei suspeito a quantidade de ligações, ainda mais com destinatário no Japão.
No decorrer da pesquisa e assim que tivemos oportunidade de verificar o equipamento verificamos que no equipamento não existe nenhum registo das chamadas efetuadas, nem chamadas recebidas de números estranhos.
Afinal o que se passa aqui?
1. A minha sogra não tem conhecimento para eliminar o registo de chamadas, também não tinha necessidade de o fazer.
2. Poderia ter sido alguém a tentar utilizar o equipamento. É pouco provável, pois até ao dia 24, esteve num local a partir desse dia esteve noutro com outras pessoas, e as chamadas continuaram após o dia 24.
3. Porque razão não há registos de chamada no equipamento?
leva-me a a ter a certeza que as chamadas não foram feitas a partir do equipamento, também não sei explicar como foram feitas, ou se trata de algum erro da NOS, ou o cartão foi clonado ou algo semelhante.

alguma ajuda em relação a isto?
Obrigado

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

6 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29114 comentários
  • 30 de agosto de 2024

Boa tarde, @Lucas M..

Lamentamos a situação. 
Para podermos ajudar, pedimos que nos confirme o número da fatura em que existem estes débitos para verificarmos a situação. 
Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 30 de agosto de 2024

Boa tarde

FT 202493/1875635

Obrigado


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29114 comentários
  • 30 de agosto de 2024

@Lucas M., verificamos que a situação já se encontra ema análise pela equipa que vai ajudar e contactar. 
O seu pedido encontra-se registado com o número 000153982416. 

Obrigado, 


  • Autor
  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 21 de janeiro de 2025

atualização da questão colocada.

Aproveito para deixar aqui aquilo que detetei no decorrer da resolução desta situação, que poderá ser util para alguem.

Continuo sem perceber quem é o responsavel, no entanto a NOS responsabilizou-se pelo valores adicionais cobrados, na fatura de Agosto. A Fatura de Setembro tambem teve valores adicionais embora  inferiores e eu não os reclamei.

Acontece que numa inspeção mais detalhada ao telemovel da minha Sogra, verificamos que grande parte dos numeros gravados na lista de contatos tinham o indicativo do japão.

Ou seja todos os contatos que não tinha o indicativo de Portugal, foi adicionado o indicativo do Japão.

Quando consultado o historico das chamadas, apenas viamos os nomes das pessoas a quem a minha sogra ligou, mas na realidade ligou para aqueles numeros … no Japão.

Quem foi o responsavel? não sei, certamete algo que a minha sogra instalou inadvertidamente…

Quem Lucra com isto? apenas identifico a NOS… embora acredite que não tenha culpa.

A forma de resolver foi barrar as chamadas internacionais neste equipamento e corrigir os indicativos de todos os contatos.

Espero que consiga ajudar alguem  relatando o ocorrido e a sua conclusão.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3698 comentários
  • 21 de janeiro de 2025

Penso que as chamadas tenham de ser pagas ao operador internacional também.. mas terá de instruir a sua sogra para que não volte a acontecer


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28956 comentários
  • 22 de janeiro de 2025

Boa tarde, @Lucas M.,

Agradecemos a partilha deste tema com a comunidade. 🤗

Também ficamos contentes por saber que a situação está resolvida. 😊

Se tiver mais alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,


Comentário