Skip to main content
Header
Megabyte
August 30, 2024
Pergunta

Chamadas Internacionais -Suspeita de fraude ou Erro NOS?

• August 30, 2024
  • 6 comentários
  • 151 visualizações

Boa tarde,
necessito de ajuda sobre o seguinte assunto.
Este mês ao receber a fatura de Agosto, verifico que existe um valor adicional (considerável) a pagar referente a diversas chamadas internacionais realizadas a partir de um dos telemóveis que pertence ao pacote que tenho contratado com a NOS.
Fui pesquisar a fatura e verifico que essas chamadas foram realizadas pelo equipamento da minha sogra (pessoa com 73 anos, vitima de AVC, acomodada em Lar da terceira idade), a maioria das chamadas tem uma duração de 1 minuto e outras de 2 minutos, ocorreram entre o dia 11 de agosto e 21 de Agosto (data de fecho da fatura), para um número no Japão. Num contato com a NOS fiquei a saber que as ligações continuam até a data de 29 de agosto, data em que solicitei o barramento de chamadas internacionais e chamadas de valor acrescentado.
Logo assumi, que por lapso a minha sogra ter-se-ia enganado a marcar algum número e fez as ligações, no entanto achei suspeito a quantidade de ligações, ainda mais com destinatário no Japão.
No decorrer da pesquisa e assim que tivemos oportunidade de verificar o equipamento verificamos que no equipamento não existe nenhum registo das chamadas efetuadas, nem chamadas recebidas de números estranhos.
Afinal o que se passa aqui?
1. A minha sogra não tem conhecimento para eliminar o registo de chamadas, também não tinha necessidade de o fazer.
2. Poderia ter sido alguém a tentar utilizar o equipamento. É pouco provável, pois até ao dia 24, esteve num local a partir desse dia esteve noutro com outras pessoas, e as chamadas continuaram após o dia 24.
3. Porque razão não há registos de chamada no equipamento?
leva-me a a ter a certeza que as chamadas não foram feitas a partir do equipamento, também não sei explicar como foram feitas, ou se trata de algum erro da NOS, ou o cartão foi clonado ou algo semelhante.

alguma ajuda em relação a isto?
Obrigado

6 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    August 30, 2024

Boa tarde, @Lucas M..

Lamentamos a situação. 
    Para podermos ajudar, pedimos que nos confirme o número da fatura em que existem estes débitos para verificarmos a situação. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    August 30, 2024

Boa tarde

FT 202493/1875635

Obrigado

Mário P.
    Gestor da comunidade
    August 30, 2024

@Lucas M., verificamos que a situação já se encontra ema análise pela equipa que vai ajudar e contactar. 
    O seu pedido encontra-se registado com o número 000153982416. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 21, 2025

atualização da questão colocada.

Aproveito para deixar aqui aquilo que detetei no decorrer da resolução desta situação, que poderá ser util para alguem.

Continuo sem perceber quem é o responsavel, no entanto a NOS responsabilizou-se pelo valores adicionais cobrados, na fatura de Agosto. A Fatura de Setembro tambem teve valores adicionais embora  inferiores e eu não os reclamei.

Acontece que numa inspeção mais detalhada ao telemovel da minha Sogra, verificamos que grande parte dos numeros gravados na lista de contatos tinham o indicativo do japão.

Ou seja todos os contatos que não tinha o indicativo de Portugal, foi adicionado o indicativo do Japão.

Quando consultado o historico das chamadas, apenas viamos os nomes das pessoas a quem a minha sogra ligou, mas na realidade ligou para aqueles numeros … no Japão.

Quem foi o responsavel? não sei, certamete algo que a minha sogra instalou inadvertidamente…

Quem Lucra com isto? apenas identifico a NOS… embora acredite que não tenha culpa.

A forma de resolver foi barrar as chamadas internacionais neste equipamento e corrigir os indicativos de todos os contatos.

Espero que consiga ajudar alguem  relatando o ocorrido e a sua conclusão.

Olaf
    Super User
    Super User
    January 21, 2025

Penso que as chamadas tenham de ser pagas ao operador internacional também.. mas terá de instruir a sua sogra para que não volte a acontecer

João H.
    Gestor da comunidade
    January 22, 2025

Boa tarde, @Lucas M.,

Agradecemos a partilha deste tema com a comunidade. 🤗

Também ficamos contentes por saber que a situação está resolvida. 😊

Se tiver mais alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.