Header

Chamadas em VoLTE não chegam ao destino


Boa Noite,

 

Já há vários meses que me deparo com este problema, e peço agora a vossa ajuda. Inicialmente pensei tratar-se de um problema passageiro, mas dura há quase 1 ano. Reparei então que apenas acontece com o serviço VoLTE.

 

No meu telemóvel, se tiver o 4G ou 5G ativado, o VoLTE fica também ativado na rede da NOS. O que noto é que quando ligo para certos números no modo VoLTE ouço o sinal de chamada 3 vezes (é sempre 3 vezes), e seguidamente vai para o voice mail. O destinatário na realidade nunca chega a receber a minha chamada.

Reparei que isto acontece quando ligo para números da rede fixa da NOS. Não tendo acontecido quando ligo para números da rede fixa dos operadores MEO ou Vodafone.

Claro que só consegui experimentar com um dúzia de números, portanto a minha amostra é pequena. Contudo tenho-me habituado a forçar o modo 3G/2G para puder fazer chamadas com alguma confiança.

O telemóvel em causa é um A52s 5G da Samsung. Não creio que seja nenhuma opção com o telemóvel até porque a ligação chega a ser efetuada, embora de forma errada (consigo até deixar uma mensagem no VoiceMail), penso que seja alguma configuração no serviço de telefonia da NOS que provavelmente necessitará de alguma análise interna.

Ana33cvr 16 dias atrás

A situação ficou resolvida, penso que por volta do dia 5.

Não me chegaram a explicar onde estava o problema. Inicialmente descartaram ser um problema com as comunicações móveis, e apontaram para um problema com o serviço de voz fixa.

Chegaram a ligar-me para fazer a troca do Power Router por um Giga Router, indicando que o problema estaria nos Power Router.

Felizmente, no dia em que me contactaram para efetuar a troca verifiquei que o problema já estava resolvido, e que mesmo com o Power Router as chamadas já funcionavam normalmente. A técnica do departamento técnico da rede móvel ficou surpreendida por o problema já estar resolvido, porque tinha indicação que não havia solução para o Power Router.

 

 

Não sei se de facto era um problema com o router, parece estranho considerando que alterando a configuração do telemóvel, nunca alterando nada no serviço fixo, acontecia o seguinte;

  • Se ligasse em modo 2G, sem VoLTE as chamas funcionavam.
  • Se ligasse em modo 4G, com VoLTE, as chamadas nunca tocavam no telefone fixo.

 

Mas pronto... mesmo que não me tenham explicado ao certo qual era o problema, o mesmo parece já estar resolvido.

Fica também a dúvida de quantos clientes terão sido afetados, ou estarão ainda a ser afetados por este problema. Quantas pessoas ligaram para números fixos da NOS, e no destino o telefone não toca.

 

Se ligasse para outra rede fixa, do MEO ou da Vodafone, funcionava tudo corretamente. As chamadas da rede móvel do MEO ou da Vodafone em VoLTE para o meu número fixo também funcionavam sempre.

Resta-me agradecer ao @João H. e ao fórum da NOS por reencaminharem a situação.

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Ana33cvr,

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa por defeito.

Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS

Consulte aqui como verificar e ativar o VoLTE no seu equipamento.

Obrigado

 

Boa noite @Ana33cvr,

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa por defeito.

 

Confirmo que está ativa por defeito, e que tenho tarifários e dispositivos compatíveis. Na página 4 desse PDF surge:

 

O problema está na impossibilidade de estabelecer ligações telefónicas neste modo de rede. Até agora detetei que acontece com chamadas para a rede fixa NOS.

Como referi, anteriormente, sou obrigada a utilizar o modo 3G/2G, desativando com isso o VoLTE, para ter a certeza que a ligação das chamadas é efetuada corretamente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ana33cvr,

Agradecemos a sua mensagem assim como a partilha do @Jorge C.

@Ana33cvr, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • O seu número de telefone fixo;
  • Número de telefone de exemplo, em que testou e nos quais identificou esta dificuldade;

Obrigado

Boa Tarde

 

@João H.fiz como solicitou. Relativamente ao contacto telefónico de exemplo, podem utilizar o número fixo.

 

Notei agora que se tentar ligar em anónimo, adicionando #31# no marcador de chamadas do meu telemóvel, a chamada decorre normalmente em VoLTE. Parece-me relevante para o vosso diagnóstico.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Ana33cvr 

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Agradeço o encaminhamento feito pela equipa do fórum.

Recebi hoje um contacto por parte da NOS, depois de confirmarem a existência do problema, ficaram de fazer uma análise mais especializada do problema e vão devolver-me o contacto durante a próxima semana.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Ana33cvr. 😊

Após resolução, partilhe connosco o seu testemunho.

Se surgirem mais temas, estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

A situação ficou resolvida, penso que por volta do dia 5.

Não me chegaram a explicar onde estava o problema. Inicialmente descartaram ser um problema com as comunicações móveis, e apontaram para um problema com o serviço de voz fixa.

Chegaram a ligar-me para fazer a troca do Power Router por um Giga Router, indicando que o problema estaria nos Power Router.

Felizmente, no dia em que me contactaram para efetuar a troca verifiquei que o problema já estava resolvido, e que mesmo com o Power Router as chamadas já funcionavam normalmente. A técnica do departamento técnico da rede móvel ficou surpreendida por o problema já estar resolvido, porque tinha indicação que não havia solução para o Power Router.

 

 

Não sei se de facto era um problema com o router, parece estranho considerando que alterando a configuração do telemóvel, nunca alterando nada no serviço fixo, acontecia o seguinte;

  • Se ligasse em modo 2G, sem VoLTE as chamas funcionavam.
  • Se ligasse em modo 4G, com VoLTE, as chamadas nunca tocavam no telefone fixo.

 

Mas pronto... mesmo que não me tenham explicado ao certo qual era o problema, o mesmo parece já estar resolvido.

Fica também a dúvida de quantos clientes terão sido afetados, ou estarão ainda a ser afetados por este problema. Quantas pessoas ligaram para números fixos da NOS, e no destino o telefone não toca.

 

Se ligasse para outra rede fixa, do MEO ou da Vodafone, funcionava tudo corretamente. As chamadas da rede móvel do MEO ou da Vodafone em VoLTE para o meu número fixo também funcionavam sempre.

Resta-me agradecer ao @João H. e ao fórum da NOS por reencaminharem a situação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ana33cvr,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do seu testemunho com a comunidade. 🙂

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário