Boa Noite,
Já há vários meses que me deparo com este problema, e peço agora a vossa ajuda. Inicialmente pensei tratar-se de um problema passageiro, mas dura há quase 1 ano. Reparei então que apenas acontece com o serviço VoLTE.
No meu telemóvel, se tiver o 4G ou 5G ativado, o VoLTE fica também ativado na rede da NOS. O que noto é que quando ligo para certos números no modo VoLTE ouço o sinal de chamada 3 vezes (é sempre 3 vezes), e seguidamente vai para o voice mail. O destinatário na realidade nunca chega a receber a minha chamada.
Reparei que isto acontece quando ligo para números da rede fixa da NOS. Não tendo acontecido quando ligo para números da rede fixa dos operadores MEO ou Vodafone.
Claro que só consegui experimentar com um dúzia de números, portanto a minha amostra é pequena. Contudo tenho-me habituado a forçar o modo 3G/2G para puder fazer chamadas com alguma confiança.
O telemóvel em causa é um A52s 5G da Samsung. Não creio que seja nenhuma opção com o telemóvel até porque a ligação chega a ser efetuada, embora de forma errada (consigo até deixar uma mensagem no VoiceMail), penso que seja alguma configuração no serviço de telefonia da NOS que provavelmente necessitará de alguma análise interna.
A situação ficou resolvida, penso que por volta do dia 5.
Não me chegaram a explicar onde estava o problema. Inicialmente descartaram ser um problema com as comunicações móveis, e apontaram para um problema com o serviço de voz fixa.
Chegaram a ligar-me para fazer a troca do Power Router por um Giga Router, indicando que o problema estaria nos Power Router.
Felizmente, no dia em que me contactaram para efetuar a troca verifiquei que o problema já estava resolvido, e que mesmo com o Power Router as chamadas já funcionavam normalmente. A técnica do departamento técnico da rede móvel ficou surpreendida por o problema já estar resolvido, porque tinha indicação que não havia solução para o Power Router.
Não sei se de facto era um problema com o router, parece estranho considerando que alterando a configuração do telemóvel, nunca alterando nada no serviço fixo, acontecia o seguinte;
- Se ligasse em modo 2G, sem VoLTE as chamas funcionavam.
- Se ligasse em modo 4G, com VoLTE, as chamadas nunca tocavam no telefone fixo.
Mas pronto... mesmo que não me tenham explicado ao certo qual era o problema, o mesmo parece já estar resolvido.
Fica também a dúvida de quantos clientes terão sido afetados, ou estarão ainda a ser afetados por este problema. Quantas pessoas ligaram para números fixos da NOS, e no destino o telefone não toca.
Se ligasse para outra rede fixa, do MEO ou da Vodafone, funcionava tudo corretamente. As chamadas da rede móvel do MEO ou da Vodafone em VoLTE para o meu número fixo também funcionavam sempre.
Resta-me agradecer ao @João H. e ao fórum da NOS por reencaminharem a situação.
Ver pergunta inicial