Header
Respondido

chamada para UE em roaming


Reputação 1
Recentemente estive e Espanha e quis ligar para a Dinamarca.
Algumas operadoras simplesmente não faziam a chamada.
Uma operadora respondeu que eu não tinha direito a fazer a chamada.
Conseguí ligar para Portugal, mas não para a Dinamarca.

Com as novas regras da Europa, deveria ser possível ligar para a UE de qualquer lugar da UE como se estivesse em Portugal.
icon

Melhor resposta por lebasi 31 August 2017, 01:59

Ver pergunta inicial

12 Comentários

...Com as novas regras da Europa, deveria ser possível ligar para a UE de qualquer lugar da UE como se estivesse em Portugal.
A que regras se refere? Nao sera certamente as regras de ROAMING na UE...
Reputação 1
A versão das regras de roaming na UE a que tive acesso, diziam que, dentro da UE, eu poderia ligar como se estivesse em Portugal. Além do mais, antes desta modificação, o meu contrato tinha acesso a roaming. Tentei consultar a NOS e também as operadoras espanholas, mas nunca consegui falar com um humano.
A versão das regras de roaming na UE a que tive acesso, diziam que, dentro da UE, eu poderia ligar como se estivesse em Portugal...
Sim. Ligar de qualquer pais da UE (mais uns poucos com acordos) para Portugal como se ca estivesse! Isso é ROAMING.
E nao, ligar de qualquer pais de UE para qualquer pais de UE... isto sao chamadas internacionais!
Reputação 1
Bem, mas não é isso que diz nas instruções. Diz "pode ligar como se estivesse em Portugal". Não diz "não pode fazer chamadas internacionais". Estando em Portugal, eu posso fazer essas chamadas. Ainda não descobrí porque não pude fazer. Amanhã, vou à loja da NOS pedir instruções precisas e o livro de reclamações. Mas agora é tarde, já não fiz a chamada que precisava fazer.
Repito mais uma vez... procure entender melhor o que é o ROAMING.
As suas duvidas tem origem apenas nisso.
Reputação 1
Provavelmente. Tanto quanto sei, roaming é usar o seu telefone fora da área em que o seu provedor trabalha, usando os serviços de outro operador. Mas pode ser que seja uma coisa completamente diferente, e o meu provedor não tenha explicado.

"Pode ligar como se estivesse em Portugal" não quer dizer "pode ligar para Portugal como se estivesse em Portugal".
Reputação 1
Mas parece que o problema não é esse. Parece que é simplesmente que a NOS resolveu bloquear o acesso a chamadas internacionais do meu telefone, não sei porque.
Meu caro, ou minha cara...

"Pode ligar como se estivesse em Portugal" significa que as chamadas para numeros nacionais que fizer a partir de um pais da UE sao faturadas como se as mesmas fossem feitas a partir de Portugal.

Pela mesma ordem de ideias, as chamadas internacionais (excepto para Portugal) que fizer a partir de um pais da UE sao faturadas como se as mesmas fossem feitas a partir de Portugal.
Reputação 1
Eu também espero que seja isso, estando em Espanha, ligaria para a Dinamarca e pagaria como se ligasse de Portugal para a Dinamarca. E poderia ligar a partir de Espanha, em roaming, usando um operador espanhol. Os problemas são:
1) problema que tratei aqui: não conseguí ligar usando nenhum operador espanhol. Porque? Aparentemente porque a NOS bloqueou as minhas chamadas internacionais, sem me informar.
2) problema que tratei em outro tópico do fórum: a página da NOS que diz os preços não explica o que pagaria quando ligasse de Espanha para a Dinamarca. A única coisa que diz é que "pago como uma ligação para outra operadora em Portugal" o que é óbvio que não pode ser.

O divertido é que a resposta a cada um dos problemas foi dada no tópico do outro problema.
Talvez seja o caso de fundir este tópico com "Preço chamadas internacionais União Europeia", onde fiz a pergunta 2) e tive a resposta à pergunta 1). Obrigada.
"pago como uma ligação para outra operadora em Portugal" refere-se apenas a situaçoes de Roaming (ligar para o pais de origem do serviço a partir de qualquer outra rede com acordo) e nao a chamadas internacionais. Para estas tem os preços na tabelas de Comunicações internacionais.

Se esta em Espanha a fazer uso de um serviço de um operadot PT (esta portanto em Roaming) e ligar para a Dinamarca, pagara uma chamada internacional para a Europa a €0,672/min por exemplo (depende do tarifario do serviço).
Reputação 1
Não é este o significado de roaming. Veja, por exemplo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Itinerância
ou
http://www.businessdictionary.com/definition/roaming.html

Roaming quer dizer usar o telefone fora da área em que o telefone está registado. Não tem nada a ver com o lugar para onde se liga.
As tarifas para roaming, com o significado que eu dei, a partir de agosto de 2017, foram reguladas pela comissão européia. Naturalmente as tarifas dependem do lugar para onde se liga.

Se C24XXXX201 pensa que roaming é outra coisa, não é aquilo que a comissão européia regulou.
Reputação 1
Se esta em Espanha a fazer uso de um serviço de um operadot PT (esta portanto em Roaming) e ligar para a Dinamarca, pagara uma chamada internacional para a Europa a €0,672/min por exemplo (depende do tarifario do serviço).
Também pensei que seria assim, mas fui verificar à página da UE.
Afinal não é isso o que acontece.
Uma chamada para Dinamarca com meu telefone PT feita em Espanha, em roaming, é paga como uma chamada dentro de Portugal para outra operadora PT.
Veja exemplo na resposta à pergunta 11 em
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/frequently-asked-questions-roam-home
Infelizmente, a tradução para Português não traduziu o exemplo.

Esta deve ser a melhor resposta, e não a que está marcada acima. Não consegui alterar isso.

Comentário