Skip to main content
Header

Boa tarde,

Recentemente adquiri um cartão SIM normal (com chamadas, sms e dados móveis) para colocar num modem que faz a comunicação com a e-redes para telecontagem de produção de energia de um sistema fotovoltaico.

No entanto, nunca funcionou, e segundo a e-redes, esse cartão não é compatível e tem de ser um cartão SIM M2M, mais especificamente, segundo a e-redes:

“O cartão GSM que o Cliente adquire, deve assegurar os seguintes requisitos: Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.”

 

Já falei com a vossa linha de apoio, e quem me atendeu nem sabia o que era um cartão M2M, já fui a uma loja e disseram-me que não tinham acesso porque é um produto empresarial…

Dado que o produto é divulgado no vosso website (M2M Plus), então, a minha questão é, como é que eu, sendo um particular, consigo adquirir um cartão desses (que respeite todas as características pedidas pela e-redes) e qual o tarifário do mesmo com 250MB.

 

Obrigado

Eu vou aumentar o meu sistema fotovoltaico de 2kw para 6kw, e gostaria de saber qual o contador totalizador que deveria comprar, como o instalar, e como comprar o cartão M2M da NOS e qual o serviço mais indicado entre o BASE, STANDER ou PLUS. Obrigado a quem poder ajudar.


Boa tarde @Tiago_Goncalves

Sendo que refere que existe um upgrade, talvez, seja benéfico verificar a solução PLUS, uma vez que é aquela que tem uma capacidade superior. 
Mas, primeiramente, sugerimos que consulte o fornecedor do seu sistema fotovoltaico  para verificar se é o suficiente. 
Obrigado


Respondemos à sua questão neste tópico, @Tiago_Goncalves 

Por favor, consulte-o. 
Obrigado,


Boa tarde, 

 

Adquiri recentemente um cartão M2M para aplicar num contador da e-redes.

Na altura da aquisição pedi para confirmarem se o cartão teria o serviço CSD, pois é um requisito da e-redes. Disseram que sim e portanto avancei com o contrato.

Agora quando coloco o cartão no contador, o mesmo não está a dar. 

Liguei novamente para confirmar que tinha o serviço CSD ativo e para meu espanto os "técnicos" com quem falo nem sabem o que é isso e não me sabem responder.

Será que consigo alguma ajuda por aqui?

A quem posso recorrer? 

 

Obrigado. 


Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.


Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.


Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

 

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.

 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Os cartões Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com a função CSD.

Obrigado.


Boa tarde @METALÚRGICA DO AREEIRO,

O Circuit Switched Data para M2M deverá continuar a funcionar em 2G através de GPRS e EDGE.

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está aqui para o ajudar.

Obrigado.

 

Boa tarde Jorge,

Obrigado pela resposta.

Mas o CSD está ativado por defeito ou necessito de pedir para ativar?

Se necessitar de ativar, como posso fazer?

Obrigado.

 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Os cartões Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com a função CSD.

Obrigado.

Jorge,

Os cartões Internet móvel e NOS IoT já trazem a função CSD ativada?


Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização. 
Obrigado, 


@METALÚRGICA DO AREEIRO sugiro que coloque o seu número aqui e agende uma ligação.

Obrigado.


Adquiri um cartão IOT NOS para usar num modem GSM de um contador eléctrico para a e-redes aceder às contagens, mas a e-redes não consegue comunicação. Associei o cartão na app mynos, mas não consigo verificar se o cartão SIM está ou não operacional. Podem verificar?


Esses cartões não são indicados pra isso. Pra isso é melhor ter um cartão com um tarifário tradicional, os iots funcionam com uma apn, se o está a colocar num dispositivo que faça um tipo de ligação diferente, ele não vai funcionar.


Mas a e-redes indica que para poderem comunicar com o contador, o cartão tem de ter as seguintes características:

  • Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
  • Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
  • Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
  • Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
  • Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
  • Deve ter no mínimo capacidade para 250M.

Um cartão tradicional tem estas características?


iot não tem capacidade pra chamadas sequer, se porecisa de um tarifário que comunique dados sobre voz, isso não vai funcionar…

isso existe mas é só pra clientes empresas https://www.nos.pt/empresas/solucoes/iot/solucoes-de-conectividade/m2m


Boa noite ​@PLourel

Sugiro que em alternativa questione a E-Redes sobre a possibilidade de instalação de novo contador. 

Contadores | Perguntas Frequentes 

Obrigado.


Boa tarde,

Para quem estiver na mesma situação que eu, queria apenas confirmar que os cartões de Internet Móvel funcionam. No entanto, o mais barato que arranjei foi por 8€ mensais com 10GB. Apesar de necessitar de apenas 250MB mensais, não consegui arranjar nenhum tarifário mais barato.

Cumprimentos

Obrigado, agradeço muito ao PR1 ter colocado esta informação. Estou a passar pela mesma situação. O cartão de origem foi desligado, tenho um ultimato da e-redes que não conseguem comunicar com o contador e é impressionante como ninguém em lado nenhum sabe dizer que tipo de cartão deve ser utilizado, desde o instalador até à própria e-redes, passando pela NOS...


Boa noite ​@PLourel

Segundo a empresa é sugerido que reporte a situação. 

Contadores | Perguntas Frequentes

Obrigado.


Boa noite ​@PLourel

Sugiro que em alternativa questione a E-Redes sobre a possibilidade de instalação de novo contador. 

Contadores | Perguntas Frequentes 

Obrigado.

Boa noite,

Obrigado, agradeço a tentativa de ajuda, mas este contador não é da e-redes. Trata-se do contador totalizador extra, que a legislação obriga a colocar numa instalação de painéis solares para autoconsumo quando a potência excede o 4kW e a minha é de 4,5kW. Tenho 2 contadores, portanto. O contador normal também faz essas medições, sem problemas, e esse sim é da responsabilidade da e-redes, mas a lei obriga, quanto a mim de forma desnecessária, a ter mais um contador.

Entretanto já encontrei a resposta à minha questão no tópico "Cartão SIM M2M", do utilizador PR1, que teve o mesmo problema há 1 ano atrás. 


Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado, 
 


Comentário