Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
March 25, 2021
DestaqueF.A.Q.

VoLTE e Wi-Fi Calling – Perguntas mais frequentes

As tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.

Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou Wi-Fi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wi-Fi Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las. 😊

Perguntas frequentes sobre o VoLTE

1. As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?

As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.

1. Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?

Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.

1. Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?

Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia. 

1. Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?

Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.

1. A qualidade de som da chamada vai mudar?

Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.

1. Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?

Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.

1. Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?

Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.

1. É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?

Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.​

1. Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?

Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.

1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

1.  Quais os equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE na NOS.

Atualmente a tecnologia VoLTE, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos: 
    Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS

Perguntas frequentes sobre o Wi-Fi Calling

1. O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?

As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.

1. A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wi-Fi?

A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.

1. Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?

Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wi-Fi Calling.

1. Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?

O Wi-Fi Calling está disponível em qualquer rede de internet nacional e pode ser utilizado desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, pode utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.

1. De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do Wi-Fi?

Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wi-Fi.

1. Preciso de ter o telemóvel com o Wi-Fi ligado para este serviço funcionar?

Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede Wi-Fi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.

1. Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas Wi-Fi?

Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função Wi-Fi Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui
    De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.​​

1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num iPhone? 

No caso de ter a função Wi-Fi Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.

1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num Android?

Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia Wi-Fi Calling.

1. Posso navegar no Wi-Fi local normalmente?

Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por Wi-Fi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.

1. Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?

Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário. 

1. O GPS deve estar ligado para fazer chamadas Wi-Fi?

Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.

1. Posso fazer chamadas a partir do Wi-Fi de um avião durante uma viagem?

Não, esta função não está ativa de momento.

1. Consigo utilizar o Wi-Fi Calling se estiver em modo avião?

Não, pois a conexão ao Wi-Fi Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

2. Posso utilizar Wi-Fi Calling no estrangeiro?

Não, a funcionalidade apenas está disponível através de ligações a redes de internet com IP nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, a funcionalidade não vai funcionar.

Da mesma forma, mesmo estando a aceder através de uma rede nacional, caso esta faça uso de uma VPN, o Wi-Fi Calling poderá não funcionar se o IP atribuído pela VPN não for Português

1. Quais os equipamentos compatíveis com a tecnologia Wi-Fi Calling na NOS.

Atualmente a tecnologia WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:
    Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS

Conheça as novas tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e Wi-Fi Calling aqui. 😎

Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar. 😊

86 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
April 16, 2024

Obrigada! Pois entao nao entendo. Eu tenho essa funcao activada no meu telemóvel, mas mesmo assim as chamadas por Internet nao funcionam. Supostamente o meu dispositivo é compatível: Xiaomi Redmi Note 10S. 

Têm alguma ideia qual será entao o problema? Eu pensei que sería o tarifário… Mas já que nao é, agora estou um pouco perdida...

Boa tarde @Rosa Barbosa Escadas,

Partilho consigo esta explicação em Inglês com sotaque da India, verifique se a função está ativa.

Obrigado

Kilobyte
April 16, 2024

Sim a funcao está activada. Exatamente como no vídeo...

Jorge C
Super User
Super User
April 16, 2024

Sim a funcao está activada. Exatamente como no vídeo...

Nesse caso tem mais informações sobre o Wi-Fi Calling neste tópico.

Obrigado

Kilobyte
May 19, 2024

Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

É possível usar o WiFi-Calling em modo avião desde que se ligue o WiFi a seguir a colocar o telemóvel em modo avião.

Mário P.
Gestor da comunidade
May 19, 2024

Boa tarde, @joaosantos1992

Não, pois a conexão ao wi-fi calling ocorre após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS ou tentativa de conexão falhada, por isso é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
João H.
Gestor da comunidade
May 6, 2025

Boa tarde a todos,

Atualmente a tecnologia VoLTE e WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE e Wi-Fi Calling na NOS

Atualizámos o nosso artigo com esta informação. 

Partilhem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
May 16, 2025

Boa tarde a todos,

Atualmente a tecnologia VoLTE e WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE e Wi-Fi Calling na NOS

Atualizámos o nosso artigo com esta informação. 

Partilhem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bom dia! Essa informação não me parece totalmente correta. O meu telemóvel antigo (OnePlus 9 Pro 5G) aparece em duplicado na lista, e, em ambas as entradas, como suportando VoLTE mas não VoWi-Fi. A experiência que tive foi a oposta: o VoWi-Fi sempre funcionou, enquanto que o VoLTE tinha um comportamento estranho. Nunca apareceu o ícone do VoLTE nem a opção nas definições de rede para o ativar, mas não perdia dados móveis 4G/5G durante as chamadas, e o HD Voice funcionava.

Aproveito para dizer que o meu atual OnePlus 13 (CPH2653) tem exatamente o mesmo comportamento.

Olaf
Super User
Super User
May 17, 2025

Mas o one plus não está na lista logo não está certificado

Kilobyte
May 17, 2025

Mas o one plus não está na lista logo não está certificado

Na lista atual, o anterior (OnePlus 9 Pro) já aparece. No entanto, as informações estão erradas

Mário P.
Gestor da comunidade
May 18, 2025

@José Pedro Barbosa, boa tarde. 
Endereçámos a sua questão para que seja analisada. Assim que tenhamos mais informação, partilharemos. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.