Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
May 15, 2020
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

• Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

316 Comentários

RGarrido03
Kilobyte
March 20, 2025

A DIGI vai ver ao Google como ativar e depois faz copy paste. Enfim. Pergunta a quem tem iPhone e vais ver a resposta. Redes sociais nunca são fonte de verdade em lado nenhum. 

Então sinceramente não sei o que vens aqui fazer a pedir esclarecimentos sobre RCS, porque se as operadoras estão nas redes sociais e a fonte vinda das redes sociais não é verdade em lado nenhum (palavras tuas), então achas que um fórum vai ter acesso a informações mais verídicas? Loooooooll, não me faças rir

A Digi não tem RCS no iPhone, basta ir ver os carrier bundles do iOS. É factual. Posso apontar o dedo à NOS em muitas coisas, mas também sei reconhecer que não estão atrás da Digi, muito pelo contrário.

Daí eu dizer tantas vezes que estão ainda a tempo de serem os primeiros em Portugal, ainda para mais com uma alteração que envolve um par de linhas de código e 5 minutos de trabalho. Mas vamos combater a desinformação, e todos sabemos que nem sempre o que se diz se pode escrever, sobretudo através de canais de redes sociais. Nenhuma operadora em Portugal tem ainda RCS

Kilobyte
March 20, 2025

A DIGI vai ver ao Google como ativar e depois faz copy paste. Enfim. Pergunta a quem tem iPhone e vais ver a resposta. Redes sociais nunca são fonte de verdade em lado nenhum. 

Então sinceramente não sei o que vens aqui fazer a pedir esclarecimentos sobre RCS, porque se as operadoras estão nas redes sociais e a fonte vinda das redes sociais não é verdade em lado nenhum (palavras tuas), então achas que um fórum vai ter acesso a informações mais verídicas? Loooooooll, não me faças rir

Amigo esse screenshot é meu. Fui eu que o pus no zwame e estás a usá-lo. O fim da conversa foi que eles não entendem sequer o que é o RCS e confundem-no com iMessage. No final explicaram que ainda não tem rcs mas que estão a trabalhar para o disponibilizar no futuro.

Tiago Ferreira
Gigabyte
March 20, 2025

Amigo esse screenshot é meu. Fui eu que o pus no zwame e estás a usá-lo. O fim da conversa foi que eles não entendem sequer o que é o RCS e confundem-no com iMessage. No final explicaram que ainda não tem rcs mas que estão a trabalhar para o disponibilizar no futuro.

Se é teu ou de outra pessoa qualquer, pouco me importa, até porque eu posso dizer que sou o dono do mundo e só acredita quem quer, no entanto não é isso que está aqui em questão. A única coisa que não deves dizer é que tudo o que é digo pelas redes sociais não é credível, porque isso colocas em causa as pessoas que estão a trabalhar e a monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, até porque caso não saibas, quem está monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, tem os mesmos meios de informação que quem monitoriza os fóruns. O que o fórum da NOS faz aqui é transmitir informação que se encontra ao seu dispor, e quando tentam ajudar, eles apenas fazem o encaminhamento para quem possa resolver, portanto o mesmo é possível fazer nas redes sociais.

Tiago F.
Kilobyte
March 20, 2025

Se é teu ou de outra pessoa qualquer, pouco me importa, até porque eu posso dizer que sou o dono do mundo e só acredita quem quer, no entanto não é isso que está aqui em questão. A única coisa que não deves dizer é que tudo o que é digo pelas redes sociais não é credível, porque isso colocas em causa as pessoas que estão a trabalhar e a monitorizar as páginas das redes sociais das operadoras, até porque caso não saibas, quem está monitoriza as páginas das redes sociais, tem os mesmos meios de informação e não tem nem mais nem menos relevância. O que o fórum da NOS faz aqui é transmitir informação que se encontra ao seu dispor, e quando tentam ajudar, eles apenas fazem o encaminhamento para quem possa resolver, portanto mesmo é possível fazer nas redes sociais.

Mais uma vez: a DIGI no instagram foi ao Google fazer uma pesquisa genérica e fez copy paste e nem sequer sabem o que é o RCS. A conversa foi ridícula. Ao menos aqui no fórum NOS aparentemente reportaram internamente a quem sabe, e estamos a aguardar.

anyway, I rest my case. So pra ficar esclarecido que não há rcs na DIGI.

Tiago Ferreira
Gigabyte
March 20, 2025

Mais uma vez: a DIGI no instagram foi ao Google fazer uma pesquisa genérica e fez copy paste e nem sequer sabem o que é o RCS. A conversa foi ridícula. Ao menos aqui no fórum NOS aparentemente reportaram internamente a quem sabe, e estamos a aguardar.

anyway, I rest my case. So pra ficar esclarecido que não há rcs na DIGI.

A ver vamos, não tenho muita fé que isso fique disponível ainda no iOS 18. Eu estou à espera que a NOS resolva um problema na rede com o serviço de chamada de espera desde 2021 que tenho vindo a reportar e mais clientes já confirmaram que realmente não é possível desativar/ativar o serviço de chamada de espera nos iPhones e em Android funciona perfeitamente e até hoje a NOS ainda está analisar a questão.

E aqui no fórum a resposta também é a mesma, que estão acompanhar o problema, portanto não esperes para tão cedo a disponibilidade do RCS nos iPhones.

Tiago F.
RGarrido03
Kilobyte
March 27, 2025

Boa tarde ​@Mário P.

Como está? Lamento mais uma vez estar a chateá-lo com isto, mas seria possível, por favor, dizer se existe alguma novidade no que toca à implementação do RCS no iOS?

Eu voluntario-me e encontro-me à disposição para dar beta testing ou até mesmo ajudar na implementação, se quiserem. Podem entrar em contacto comigo por mensagem privada :)

Relembro que basta indicar os servidores da jibe. Por exemplo, agora na beta do iOS 18.4, a Orange em França adicionou suporte, e indicaram igualmente os servidores da Jibe respetivos:

Gostaria que pudessem olhar para isto, por favor. Sei que têm planos para outras coisas maiores, e eu compreendo perfeitamente, mas isto é apenas 5 minutos, não é trabalho nenhum. No entanto, e caso exista outro impedimento, por favor esclareçam, nem que seja de forma privada.

Agradecia imenso se não desse uma resposta genérica, Mário :)

Obrigado!
Rúben

Kilobyte
April 1, 2025

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre o assunto do RCS nos iPhones.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

RGarrido03
Kilobyte
April 1, 2025

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre este assunto.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

Olá! Agradeço imenso a sua opinião, todas são válidas, mas permita-me discordar nalguns pontos :)

A Apple irá implementar o Universal Profile 3.0 no iOS 19, contudo, isso não depende propriamente das operadoras, já que cabe à Apple fazê-lo. Ou seja, para as operadoras que tenham RCS ativado, as funcionalidades do UP 3.0 ficam disponíveis no imediato assim que a Apple tiver a boa vontade de o lançar.

Quanto à Jibe, e embora eu concorde que devemos reduzir a dependência de empresas americanas devido ao estado atual do mundo, a verdade é que é um standard, está bem implementado, é seguro, e no UP 3.0 é encriptado ponta a ponta. Aliás, se for analisar os bundles das operadoras, praticamente todas as que têm RCS ativado estão a usar a Jibe. Por algum motivo o é 🙃

A verdade é que o argumento da segurança acaba por cair por terra quando do lado do Android é sempre utilizado os servidores da Jibe, as operadoras não têm influência. Portanto de uma forma ou de outra, passa sempre por eles :)

Isto claro, sem contar que implementações específicas por parte das operadoras são dispendiosas. Estar a implementar “à pata” não só acarreta custos avultados e desnecessários à NOS, como obriga a que exista uma constante manutenção do serviço. Ora, delegando essa responsabilidade à Jibe, isso deixa de ser um problema. Quanto à rentabilidade do serviço, a NOS deixaria de ter de suportar tantas SMS, por isso só era vantajoso.

Sou engenheiro de software, e lhe garanto, andar a reinventar a roda não é nada agradável, acredite. Ter de seguir normas, regras e ainda verificar se tudo está em ordem é chato, moroso e desgastante. Se temos uma solução, porquê inventar? Agora também lhe digo, acho que seria interessante termos uma solução de servidores europeus de RCS, comum a toda a UE e a respeitar as normas de privacidade, não acha?

Mais uma vez, a minha opinião não é melhor que a sua nem vice versa, são pontos de vista diferentes e acho que é sempre bom ter este debate :)

Abraço!

Kilobyte
April 6, 2025

Permitam -me meter o bedelho. A minha forma preferencial de contacto com os meus contactos é RCS. Todos os meus contactos nos EUA, Reino Unido e Espanha têm RCS no iPhone (de notar que a lista de operadoras no site da Apple é inútil pois não actualizaram). Na Alemanha a maioria tem. E de facto o que notei é que estas alterações estão mais relacionadas com o lançamento de novas versões do iOS do que com os operadores. Para terem uma ideia, a operadora do Google nos EUA só teve RCS nos iPhones agora com a IOS 18.4.

Sim, há vários intervenientes neste serviço e seria bom ler a NOS a dizer: já fizemos tudo para assegurar que os nossos clientes terão RCS (que volta a dizer inclui os com Huawei). Mas neste caso, confesso que é mesmo a Apple que tem feito isto a cada nova versão do IOS.

Kilobyte
April 6, 2025

Permitam -me meter o bedelho. A minha forma preferencial de contacto com os meus contactos é RCS. Todos os meus contactos nos EUA, Reino Unido e Espanha têm RCS no iPhone (de notar que a lista de operadoras no site da Apple é inútil pois não actualizaram). Na Alemanha a maioria tem. E de facto o que notei é que estas alterações estão mais relacionadas com o lançamento de novas versões do iOS do que com os operadores. Para terem uma ideia, a operadora do Google nos EUA só teve RCS nos iPhones agora com a IOS 18.4.

Sim, há vários intervenientes neste serviço e seria bom ler a NOS a dizer: já fizemos tudo para assegurar que os nossos clientes terão RCS (que volta a dizer inclui os com Huawei). Mas neste caso, confesso que é mesmo a Apple que tem feito isto a cada nova versão do IOS.

sim a Apple tem lançado atualizações as carrier settings nos betas e novas versões públicas do iOS. Não tem que ser necessariamente assim mas percebo que seja para garantir que serviços como 5G SA, rcs, VoWifi, etc, funcionam bem antes das releases públicas. Mas tem que ser o operador a submeter e suportar as features.

posso te dizer que tenho inside info das engenharias da NOS que na semana passada me confirmaram que ainda não submeteram o RCS a Apple, embora esteja no roadmap. Não entendo como algo tão simples demore tanto. Basta ir a Espanha e já todos suportam. Até a nossa amiga DIGI. Pode ser que esses sejam os primeiros também em Portugal e comecem a ter uma imagem de inovação que até tem pertencido a NOS. Mas as percepções mudam rapidamente.