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O que fazer com Spam ou comunicações não solicitadas?


Ana P.
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  • Moderador
  • 12815 comentários

 

Neste artigo explicamos-lhe o que pode ser considerado Spam para que possa estar mais atento e tomar as medidas que achar necessárias minimizando o seu efeito.

O Spam é o ato de envio de comunicações de voz, SMS, email ou dados não solicitados e de modo indiscriminado. Distingue-se como uma atividade economicamente viável, sendo que tem custo operacional baixo e em alguns casos podem até ser cobrados valores aos clientes, através de SMS recebidas.

 

O que pode fazer para minimizar o efeito destas mensagens?

  • Caso receba um SMS, Email ou uma mensagem instantânea no seu telemóvel, a informar que ganhou um prémio e a pedir os seus dados, deve questionar sempre a veracidade desse conteúdo.
    Confirme com a entidade ou pessoa que lhe enviou a mensagem, se a mesma é verdadeira.
  • Sugerimos que não responda a mensagens que não tenha solicitado, mesmo que seja com STOP. Deve procurar meios alternativos ou contactar a NOS, para esclarecimentos.
  • Nunca partilhe os seus dados pessoais, como passwords, códigos PIN ou nomes de utilizador em websites, nem envie emails e mensagens com essa informação, mesmo que lhe tenha sido pedido.
  • Se tiver dúvidas em relação a um pedido que lhe tenha sido feito por email, SMS ou mensagem instantânea, deve contactar a entidade que lhe enviou ou que está mencionada nesse pedido. Se a mensagem que recebeu tiver anexos, números de telefone ou links, sugerimos que não os selecione até saber do que realmente se trata.
  • Caso tenha menores em casa, certifique-se de que não aceitam pedidos de informação caso recebam mensagens de desconhecidos.
  • Esteja atento a mensagens de voz ou vídeo agressivas ou ofensivas que estejam a ser enviadas a menores, com impacto no seu comportamento.
  • Guarde e faça um registo de comunicações indesejadas, que mais tarde podem ser necessárias para apresentar queixa.
  • Começam a surgir serviços de localização cuja divulgação é feita por mensagens? Assegure-se de que a aceitação desses serviços é feita conhecendo todas as condições e implicações, e adote cuidados adicionais em caso de menores.
  • Se estiver a receber mensagens não solicitadas ou indesejadas, deve contactar a NOS e reportar a situação.

 

Cuidados a ter quando recebe mensagens instantâneas?

  • Nunca deve partilhar informação confidencial ou pessoal, como códigos PIN, passwords, nomes de utilizador, números de telemóvel, moradas ou contas bancárias.
  • Evite utilizar logins automáticos, o melhor é escrever os seus dados sempre que precisa de entrar num site ou aplicação.
  • Tenha alguma precaução e cuidado quando aceitar novos contactos, com especial atenção à utilização destas ferramentas por parte de menores, bem como ao uso de linguagem ou imagens inapropriadas ou ofensivas.
  • Quando utiliza fóruns, prefira sempre os que forem moderados.
  • Não deve aceitar links para sites sugeridos, pois podem ser uma porta de entrada de vírus ou de conteúdos inapropriados.

 

Esperamos ter ajudado a esclarecer questões sobre Spam. :blush:

Se precisar de mais informações, partilhe connosco para o ajudar.

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12 Comentários

E como denunciar ao operador quando recebemos spam de números de telemóvel pessoais com links?


Diogo
Super User
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  • Super User
  • 1867 comentários
  • 4 de junho de 2021

Olá @BrunoJPereira,

O que pode fazer é bloquear esses números diretamente no seu telemóvel.


  • Byte
  • 1 comentário
  • 29 de julho de 2021

Estou a receber sms de números estrangeiros?: dizendo que tenho uma mensagem de voz e clicar num link.

O que fazer para terminar esta situação?


Diogo
Super User
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  • Super User
  • 1867 comentários
  • 29 de julho de 2021

Olá @Jorge Sá,

É possível bloquear diretamente no seu telemóvel qualquer número. 


Inês B.
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  • Moderador
  • 7090 comentários
  • 30 de julho de 2021

Olá @Jorge Sá,

O @Diogo S. deu uma boa ajuda.

Atualmente os telemóveis permitem bloquear contactos, para não receba chamadas ou SMS desses mesmos números.

Obrigada


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 24 de dezembro de 2021

Bom dia,

 

a Nós entregou-me um número de telefone reciclado que não pára de receber mensagens da Igreja Universal (Templo Maior). São 2 por semana, todas as semanas. Como não tem número associado, não consigo bloquear.

Agora, como é que faço para bloquear?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 25 de dezembro de 2021

Boa tarde @CCandido,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 20 de janeiro de 2022

Para que todos saibam, esta foi a resposta ao meu problema "Agradecemos a sua mensagem.
Não existe forma de cancelar a receção de mensagens de números expecificos.
Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar."


  • Megabyte
  • 13 comentários
  • 9 de novembro de 2022

Recentemente, recebiu varios chamadas de número 912 314 599. E marcado como “Spam Suspeito” mas me molesta muito e causa muitos interupções de o meu dia. Como renunciar este número e bloquear-o completamente?

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 9 de novembro de 2022

Boa tarde @Johnny Brown,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade.

Sugerimos que bloqueie o número através das definições do seu telemóvel.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Byte
  • 1 comentário
  • 14 de janeiro de 2025

Boa tarde. 

Escrevo em tom de desespero para que a NOS tome a iniciativa de alterar a forma de pedidos de contactos através dos plugins que vários ISPs usam - o SPAM a que se referem tem sido feito pela NOS...

 

O que começou por ser um pequeno inconveniente (quando usado para partidas) tornou-se um monstro que mudou a forma como lido com chamadas recebidas de números desconhecidos - REJEITO TODAS! 

Para contexto, o plugin a que me refiro, permite a qualquer pessoa inserir um nome e um número no website e a NOS simplesmente faz uma chamada directamente para esse contacto sem validar se foi o próprio a iniciar o pedido. Pior: faz uma chamada (ou mais por pedido) o que leva a potenciais tardes a receber chamadas se o “brincalhão” assim o desejar. 

Assumindo que se trata de uma prestação de serviço, e a NOS paga por cada utilização do plugin, é do próprio interesse que esses pedidos sejam fidedignos e validados antes de serem iniciados. 

Sugiro uma abordagem simples: um OTP / Token de autenticação, uma mensagem à qual a pessoa deve responder afirmativamente, um CAPTCHA… qualquer mecanismos básico de autenticação serve para, pelo menos, atenuar este assédio que, à custa da utilização de um serviço externo, acaba por ser imputado à NOS.

Arriscando-me a encostar demasiado a teorias conspirativas (mas não descabidas) até diria que é do interesse do prestador que seja feito o maior número de chamadas possíveis por dia, por hora, por minuto.... Para isso basta aceder a qualquer DUMP de contactos portugueses e deixar um script a correr ad aeternum. 

 

Não peço uma resposta a esta mensagem, peço que façam qualquer coisa para resolver este problema que, vos garanto, é um transtorno para muitos dos vossos clientes, e apenas resulta numa quebra de confiança do cliente.

 

Agradeço desde já a atenção.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 14 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@mefsantos,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente pelas equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja algum ou tema ou recomendação.

Obrigado

 


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