Skip to main content
Header
Pergunta

Voz fixa-sem registo

• January 14, 2026
  • 9 comentários
  • 48 visualizações

Boa tarde,

Há já bastante tempo que a voz fixa não funciona. A NOS informou que a avaria estaria a ser tratada e pelo teor da mensagem, o problema seria do registo da linha telefónica e não apenas um problema do meu router mas uma avaria geral ou regional. O router apresenta a luz azul e vermelha de forma intermitente, o que confirma a falta de registo. 

Ontem recebi uma mensagem da NOS informando que a avaria estava resolvida e sugerindo proceder à reinicialização do router, o que foi feito. No entanto, continua a não haver registo da linha e a intermitência azul e vermelha… continua.

Através do apoio contactei mas por 2 vezes sou recambiado para a despistagem que, após reiniciar, efectuar reset ao router, nada resolveu… após mais de 30 minutos em linha. No final desta saga fui atendido por uma assistente que, após efectuar novo reset ao router e nada ter acontecido informou que a linha seria restabelecida após 1 hora… o que não aconteceu, também.

Sempre que ligo para o apoio sou encaminhado para a assistente virtual que vai repetir todo este moroso processo… e sem resolver o problema.

Espero ter mais sorte, desta vez, e conseguir a resolução rápida desta avaria com a v/ intervenção.

Cumprimentos.

NIF **********

A. P.

9 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa tarde ​@atlp, já agora faça um despiste tecnico ao telefone fixo seguindo os passos sugeridos no Tópico abaixo:

Piscar a luz azul e vermelha indica que há de facto um problema com o telefone fixo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@atlp e sugestão do ​@Jose Rodrigues sobre o tema.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Pedimos que confirme se a base do telefone fixo se encontra ligada diretamente à entrada Line 1 do router NOS.

Caso esta ligação esteja a ser feita corretamente, por favor, faça um reset de fábrica ao router através do botão de reset.

Por favor, partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • January 14, 2026

Boa tarde, 

Conforme acima referi já fiz o reset por 2 vezes... 

A NOS terá de resolver o problema do registo. 

Também segui a resolução de avarias através do mynos  ... e online…

Como disse, esta avaria, conhecida da NOS há muito tempo, foi dada como resolvida e não corresponde à verdade…

Não estou disponível para ligar de novo para a linha de apoio, aguentar firme durante 30 minutos, ouvir a assistente virtual repetir procedimentos (parece entrar em loop) e, no final, ficar tudo na mesma…

Agradeço transmitam o meu desagrado por não ser possível falar com um assistente de imediato sem esperar meia hora.

Queiram notar que o atrás descrito já foi referido na mensagem inicial!

Agradeço a v/ ajuda, definitiva.

Cumps.

A. P. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 14, 2026

Quando diz reset foi mesmo no orificio do reset do router? 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 15, 2026

Bom dia ​@atlp,

Obrigada pelo seu feedback. Vamos verificar a situação.

Por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e contacto preferencial.

• Autor
  • Kilobyte
  • January 15, 2026

Quando diz reset foi mesmo no orificio do reset do router? 

Curiosamente, o reset no orifício do router manteve o nome das redes já personalizadas bem como as passwords também personalizadas. O reset por software repôs os nomes das redes e passwords de fábrica… parece-me estranho!

No entanto, mantém-se o pisca-pisca azul e encarnado e, claro, sem sinal de linha telefónica.

Obrigado pela tentativa!

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Bom dia, a finalidade do reset é repor os parametros de fabrica do router.

• Autor
  • Kilobyte
  • January 15, 2026

Bom dia ​@atlp,

Obrigada pelo seu feedback. Vamos verificar a situação.

Por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e contacto preferencial.

Bom dia,

Curiosamente, o reset no orifício do router manteve o nome das redes já personalizadas bem como as passwords também personalizadas. O reset por software repôs os nomes das redes e passwords de fábrica… parece-me estranho!

No entanto, mantém-se o pisca-pisca azul e encarnado e, claro, sem sinal de linha telefónica.

Como sabem, é irrelevante ter ou não um telefone fixo ou sem fios ligado… Quando acedo à página do router o sinal da linha está encarnado (mas está um telefone ligado à linha 1, claro!).

O meu NIF já consta da mensagem inicial, mas aqui vai: ************, Tm. ***********.

Aguardo a resolução desta avaria que se mantém há já demasiado tempo.

Se for necessário trocar o router poderei fazê-lo na loja do Parque Nascente (Rio Tinto)?

Cumps.

atlp

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 15, 2026

Boa tarde ​@atlp,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Para que possamos ajudar pedimos que proceda como solicitado, enviando os seus dados através de mensagem privada para o perfil ​@Fórum.

Obrigado