Header
Respondido

Troca de telefone fixo


Bom dia!

Entrei em contacto para o apoio da NOS por causa do meu telefone fixo.

O telefone tem pouca autonomia, e as teclas não respondem sempre.

Coloquei a questão ao operador NOS, fizemos alguns testes e foi-me explicado que caso o problema se mantivesse teria de recorrer a uma loja. A questão foi quando me disse que se não tivesse “garantia” teria de pagar um novo equipamento. 

A minha questão é a seguinte quanto tempo tem essa garantia. O meu telefone tem muito pouco uso, mas ainda tem o logotipo da ZON, portanto deduzo que não tenha garantia. Faz algum sentido ter de custear uma troca de equipamento que com o passar dos anos perdeu a funcionalidade? Ou não fazendo essa troca manter um equipamento com deficiências, não podendo usufruir do seu em caso de necessidade?

icon

Melhor resposta por NET no cabo 6 March 2023, 10:48

Ver pergunta inicial

6 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia!

Entrei em contacto para o apoio da NOS por causa do meu telefone fixo.

O telefone tem pouca autonomia, e as teclas não respondem sempre.

Coloquei a questão ao operador NOS, fizemos alguns testes e foi-me explicado que caso o problema se mantivesse teria de recorrer a uma loja. A questão foi quando me disse que se não tivesse “garantia” teria de pagar um novo equipamento. 

A minha questão é a seguinte quanto tempo tem essa garantia. O meu telefone tem muito pouco uso, mas ainda tem o logotipo da ZON, portanto deduzo que não tenha garantia. Faz algum sentido ter de custear uma troca de equipamento que com o passar dos anos perdeu a funcionalidade? Ou não fazendo essa troca manter um equipamento com deficiências, não podendo usufruir do seu em caso de necessidade?

Bom dia @Jorge Agostinho, de facto o telefone fixo não faz parte dos equipamentos instalados pela NOS que apenas disponibiliza uma linha gratuita, a linha 1, através do router.

Terá que adquirir um novo telefone fixo. 

Telefone Pacotes Fibra - NOS

 

 

Reputação 3
Crachá

Bom dia, salvo muito raras excepções, os operadores já não disponibilizam gratuitamente um telefone fixo nem requerem a devolução do mesmo junto com os outros demais equipamentos (router e box); apenas o vendem e nesse caso, assumem garantia sobre o mesmo tal como qualquer outro estabelecimento comercial.

Em todo o caso, tal como qualquer equipamento adquirido num estabelecimento comercial, após o fim da garantia não pode fazer nada mais, sem ser adquirir um novo ou tentar reparar à sua conta e risco.

Em relação às pilhas, APESAR DE ALTAMENTE NÃO RECOMENDADO, existem pilhas recarregáveis à venda na maioria dos estabelecimentos comerciais sendo o ideal DENTRO DO NÃO RECOMENDADO, comprar pilhas cuja capacidade é a mais próxima possível das pilhas originais.

Em relação às teclas pouco haverá a fazer a não ser trocar de facto o equipamento ou conseguir encontrar um profissional que consiga reparar o telefone sem ter que trocar por um novo. Mas infelizmente tipicamente não compensa financeiramente pois o custo de mão de obra do profissional é mais caro que comprar um telefone novo.

Visto ter dito que o telefone têm muito pouco uso, porque é que não adquire um telefone tradicional com fios? À custa da mobilidade nos raros caos que utilizará o telefone, nunca mais terá o problema das pilhas.

Cumprimentos

 

Nota: O conteúdo acerca das pilhas não deve ser encarado como conselho e o autor escusa qualquer responsabilidade neste assunto.

Bom dia, salvo muito raras excepções, os operadores já não disponibilizam gratuitamente um telefone fixo nem requerem a devolução do mesmo junto com os outros demais equipamentos (router e box); apenas o vendem e nesse caso, assumem garantia sobre o mesmo tal como qualquer outro estabelecimento comercial.

Em todo o caso, tal como qualquer equipamento adquirido num estabelecimento comercial, após o fim da garantia não pode fazer nada mais, sem ser adquirir um novo ou tentar reparar à sua conta e risco.

Em relação às pilhas, APESAR DE ALTAMENTE NÃO RECOMENDADO, existem pilhas recarregáveis à venda na maioria dos estabelecimentos comerciais sendo o ideal DENTRO DO NÃO RECOMENDADO, comprar pilhas cuja capacidade é a mais próxima possível das pilhas originais.

Em relação às teclas pouco haverá a fazer a não ser trocar de facto o equipamento ou conseguir encontrar um profissional que consiga reparar o telefone sem ter que trocar por um novo. Mas infelizmente tipicamente não compensa financeiramente pois o custo de mão de obra do profissional é mais caro que comprar um telefone novo.

Visto ter dito que o telefone têm muito pouco uso, porque é que não adquire um telefone tradicional com fios? À custa da mobilidade nos raros caos que utilizará o telefone, nunca mais terá o problema das pilhas.

Cumprimentos

 

Nota: O conteúdo acerca das pilhas não deve ser encarado como conselho e o autor escusa qualquer responsabilidade neste assunto.

Não entendo.

Tenho um pacote TV que entre vários componentes, tem um serviço de telefone fixo. Se não tenho equipamento funcional posso retirar este serviço, que não vou usar, e negociar o preço do pacote, certo? Se a operadora não fornece o serviço, também não será justo cobrar.

Mas se for um novo cliente fornecem? Se trocar de operadora, terei um telefone. São dúvidas que tenho e gostava de perceber.

Reputação 3
Crachá

Caro Jorge, nos tempos dos TLP, o Jorge tinha que pagar um aluguer do telefone e nesse prisma, sim o operador era obrigado a manter o seu equipamento a funcional pois estava a pagar por ele.

Como lhe disse anteriormente, os operadores de uma forma generalizada deixaram de fornecer e de recolher o equipamento “telefone fixo” (sendo apenas possível a compra) mas disponibilizam à mesma o serviço “telefone fixo”. Assim que ligar um telefone, o serviço pode ser utilizado pois o mesmo está a ser prestado.

À semelhança dos telemóveis, o Jorge não vai pedir à operadora um telemóvel gratuitamente porque acabou de comprar o cartão SIM. O serviço é disponibilizado por ter o cartão na sua posse e agora cabe-lhe a si adquirir o equipamento onde introduzir o cartão. Neste caso é a mesma coisa. O serviço é prestado mas cabe-lhe a si ter (neste caso) o equipamento para usufruir do mesmo.

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge Agostinho,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jose Rodrigues e @NET no cabo prestaram uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

O equipamento de telefone fixo não é um equipamento facultado em regime de aluguer, sendo este propriedade do cliente.

Em caso de avaria, recomendamos a entrega do equipamento em loja para reparação ou substituição, no âmbito de garantia do produto.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Como disse bem o utilizador @NET no cabo ..

É a mesma coisa que outro produto. Tem garantia de 2 anos.

A operadora também lhe fornece serviço de internet e TV mas não lhe fornece os equipamentos para poder usufruir desse serviço.

Não é oferecido a novos clientes, tem de ser comprado mesmo.

 

Comentário