Quando pego no meu telefone fixo para fazer uma chamada consigo ouvir o sinal contínuo de linha telefónica. Quando marco um número para fazer uma chamada, ouço o sinal de chamada. Este é o funcionamento normal de qualquer telefone.
Acontece que na NOS, quando o número para quem ligo está a usar a rede móvel NOS e o modo VoLTE não existe sinal de chamada. A linha telefónica permanece em silêncio, embora o destinatário da chamada esteja efetivamente a receber a chamada.
Isto faz com que quem liga para um telemóvel que utiliza VoLTE, e não esteja ciente desta falha na rede da NOS, fique com a impressão de que a chamada não está a ser efetuada.
Pelo que me apercebi até ao momento, o problema não ocorre para chamadas feitas para linhas fixas, nem para linhas móveis de outros operadores estejam ou não em VoLTE.
O problema começou no dia em que foi feita uma troca de router. Na altura, em 2023 um upgrade do Router Wi-Fi para o Power Router. Quando tinha como router o Router Wi-Fi (para fibra FTTH com ONT à parte) esta parte do serviço funcionava bem.
Com o “Power Router” (para fibra FTTH com ONT à parte) o problema surgiu pela primeira vez, foi reportado à NOS, e confirmaram que já estaria identificado.
Com o “Giga Router Wi-Fi 5” para fibra FTTH, o problema mantém-se.
Com o “Giga Router Wi-Fi 6” para fibra FTTH, o problema mantém-se.
Suspeito que acontece à maioria dos clientes NOS, com exceção dos que ainda têm o Router Wi-Fi, mas já há 2 anos que não tenho esse Router, por isso é só uma suspeita.
Pedia que NOS resolve-se este problema de configuração da rede, que já dura há muito tempo, restabelecendo a normalidade do serviço.
Queria explorar a possibilidade de ser feito um desconto na fatura por cada dia em que o problema se mantenha. Há anos que tinha reportado isto, e ainda não conseguiram resolver...
