Skip to main content
Header
Boas,

O meu telefone de casa avariou e tenho aqui na gaveta um daqueles telefones por IP que se costuma encontrar nos escritórios (Yealink SIP T19).

A minha questão é: visto que este telefone não tem a entrada dos telefones comuns, apenas a entrada de rede RJ45, é possível ainda assim utilizar este telefone como telefone fixo cá de casa?

Pergunto porque o modem de onde sai o cabo do telefone também tem uma entrada RJ45, portanto será possível configurar o número fixo para essa entrada ou é de todo impossivel?

Ao ligar o telefone nessa entrada ele não consegue adquirir endereço de rede.

Cumprimentos
Boas,

O meu telefone de casa avariou e tenho aqui na gaveta um daqueles telefones por IP que se costuma encontrar nos escritórios (Yealink SIP T19).

A minha questão é: visto que este telefone não tem a entrada dos telefones comuns, apenas a entrada de rede RJ45, é possível ainda assim utilizar este telefone como telefone fixo cá de casa?

Pergunto porque o modem de onde sai o cabo do telefone também tem uma entrada RJ45, portanto será possível configurar o número fixo para essa entrada ou é de todo impossivel?

Cumprimentos

No fim diz que já experimentou ligar o equipamento e que não dá sinal é isso?
Boas,

Cumprimentos

No fim diz que já experimentou ligar o equipamento e que não dá sinal é isso?

O modem de onde sai o cabo do telefone fixo tem 2 entradas de telefone normal e 1 entrada RJ45. Exprimentei a ligar este telefone à entrada RJ45 mas não obtém nem o número nem a rede, mas se ligar o telefone ao router da nos ele consegue obter IP.

A minha dúvida é se a porta RJ45 que está no modem permite utilizar um telefone fixo ligado através de um cabo de rede. Ou se existe possibilidade de atribuir o meu número fixo a este telefone mesmo que esteja ligado à rede de internet de casa
Ligue onde tem sinal e veja experimente fazer uma chamada, se conseguir nao tem problema nenhum.

Devera ter algo idêntico a isto

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/Pages/ajuda-equipamentos.aspx?page=device/nos/h7/topic/manual-do-utilizador/download-do-manual/1
@Bruno Daniel, o equipamento que indicou parece-me ser um telefone GSM...

@andremn, o facto de o equipamento adquirir IP, so por si nao significa que do lado do operador exista um serviço VOIP que aceite esse tipo de equipamentos. Mesmo que existisse seria necessario emparelhar o MAC do equipamento com o seu n° fixo, tal como acontece no router.

Pelo menos para os clientes residenciais com serviço de telefone fixo suportado por fibra, o equipamento terminal tem de ser ligado as saidas (RJ11/12) do router destinadas a esse serviço.

Para clientes Empresariais desconheço se sao permitidos equipamentos terminais VOIP (telefones, centrais, etc).
Obrigado pelas respostas.

Então ao que parece qualquer telefone fixo da Nos tem obrigatóriamente de estar ligado na saida RJ11. Pensei que talvez fosse possivel configurar o router de modo a transformar a linha telefónica num serviço voip, e ligar o telefone à saida Ethernet em vez da saida RJ11

Comentário