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Boa tarde,

 

Um familiar meu tem apenas telefone fixo (PT) e paga sempre o mesmo há bastantes anos. Regularmente recebe telefonemas a informar que irão desativar os telefones antigos por fio de cobre e que tem de mudar para fibra. Como esse familiar tem já alguma idade e não compreende muito de tarifários, fidelizações, etc, gostaria de colocar aqui algumas perguntas para eu conseguir ajudá-lo (eu desconheço o assunto uma vez que já tenho fibra):

1- É de facto “obrigatório” mudar para fios de cobre? Ou seja, se não for feito, ficará sem possibilidades de utilizar o telefone?

2- Se mudar, continuará com a mesma operadora (PT??) e o mesmo pagamento mensal, ou por mudar fica obrigado a fidelizações e a novos tarifários eventualmente mais caros?

3- A mudança comporta pagamentos? 

4- Tem de mudar também o telefone fixo que tinha? Um dos telefones é um fixo que dá para atender em qualquer local da casa (que lhe demos), mas um que está na sala é fixo à moda antiga...terá de mudar esse? E paga-se caso queira manter um novo no mesmo local?

5- Que pagamentos extras poderá ele ter com esta mudança?

Sou sincero: desconfio de tudo isto e mesmo que seja “obrigatório” (no sentido de que se não o fizer, perde a capacidade de realizar telefonemas), estou certo que isto implicará dinheiro e mensalidades novas. Os senhores que comandam as operadoras em Portugal não andam em carrinhos baratos como o meu (o 1º ainda, quase com 20 anos) e não é à toa...há muitas formas de roubar.

Enfim…

Obrigado pelos esclarecimentos.

Boa tarde, se o serviço é fornecido pela PT deverá ser a essa Operadora que deverá colocar a sua questão.


Não se trata de uma questão de concorrência ou de operadoras da concorrência, mas algo aparentemente a nível nacional com a empresa base a que muitas pessoas de idade continuaram a aderir desde há décadas. Pensei que fosse algo do conhecimento geral de quem anda no mundo das operadoras.

Assim sendo, lá irei perguntar.

 


A NOS utiliza o serviço HFC. O mesmo continua a ser utilizado e não vai terminar assim. Sinceramente não sei do que fala

( Pode ser uma forma de o enganar e fazerem-lhe um contrato novo)


Obrigado, é isso que tememos, que seja alguém a enganar. Essa pessoa da minha família só precisa do fixo e nada mais. Qualquer mudança de contrato e serviço seria desvantajosa.


Boa noite @Rick,

Caso seja necessário mudar, partilho consigo o Plano poupança fixo da NOS por 9,99€ mensais.

Ligue à vontade para números começados por 2 ou 3.

Para aderir ligue grátis 16995 nos dias úteis, das 09h às 24h.

Boa sorte


Parece uma boa ideia, obrigado pela dica! Vou-lhe dizer isso e caso seja necessário mudar para fibra, como me parece que é, essa opção vai de encontro às suas necessidades.


Boa tarde, @Rick.

A comunidade partilhou uma boa ajuda. 😊

Se surgirem mais questões, por favor, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado


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