Skip to main content
Header
Megabyte
September 24, 2023
Respondido

Questão sobre Desativação fios de cobre

• September 24, 2023
  • 7 comentários
  • 568 visualizações

Boa tarde,

Um familiar meu tem apenas telefone fixo (PT) e paga sempre o mesmo há bastantes anos. Regularmente recebe telefonemas a informar que irão desativar os telefones antigos por fio de cobre e que tem de mudar para fibra. Como esse familiar tem já alguma idade e não compreende muito de tarifários, fidelizações, etc, gostaria de colocar aqui algumas perguntas para eu conseguir ajudá-lo (eu desconheço o assunto uma vez que já tenho fibra):

1- É de facto “obrigatório” mudar para fios de cobre? Ou seja, se não for feito, ficará sem possibilidades de utilizar o telefone?

2- Se mudar, continuará com a mesma operadora (PT??) e o mesmo pagamento mensal, ou por mudar fica obrigado a fidelizações e a novos tarifários eventualmente mais caros?

3- A mudança comporta pagamentos? 

4- Tem de mudar também o telefone fixo que tinha? Um dos telefones é um fixo que dá para atender em qualquer local da casa (que lhe demos), mas um que está na sala é fixo à moda antiga...terá de mudar esse? E paga-se caso queira manter um novo no mesmo local?

5- Que pagamentos extras poderá ele ter com esta mudança?

Sou sincero: desconfio de tudo isto e mesmo que seja “obrigatório” (no sentido de que se não o fizer, perde a capacidade de realizar telefonemas), estou certo que isto implicará dinheiro e mensalidades novas. Os senhores que comandam as operadoras em Portugal não andam em carrinhos baratos como o meu (o 1º ainda, quase com 20 anos) e não é à toa...há muitas formas de roubar.

Enfim…

Obrigado pelos esclarecimentos.

Melhor resposta por Jorge C

Boa noite @Rick,

Caso seja necessário mudar, partilho consigo o Plano poupança fixo da NOS por 9,99€ mensais.

Ligue à vontade para números começados por 2 ou 3.

Para aderir ligue grátis 16995 nos dias úteis, das 09h às 24h.

Boa sorte

7 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 24, 2023

Boa tarde, se o serviço é fornecido pela PT deverá ser a essa Operadora que deverá colocar a sua questão.

RickAutor
    Megabyte
    September 24, 2023

Não se trata de uma questão de concorrência ou de operadoras da concorrência, mas algo aparentemente a nível nacional com a empresa base a que muitas pessoas de idade continuaram a aderir desde há décadas. Pensei que fosse algo do conhecimento geral de quem anda no mundo das operadoras.

Assim sendo, lá irei perguntar.

Guimas
    Super User
    Super User
    September 24, 2023

A NOS utiliza o serviço HFC. O mesmo continua a ser utilizado e não vai terminar assim. Sinceramente não sei do que fala

( Pode ser uma forma de o enganar e fazerem-lhe um contrato novo)

RickAutor
    Megabyte
    September 24, 2023

Obrigado, é isso que tememos, que seja alguém a enganar. Essa pessoa da minha família só precisa do fixo e nada mais. Qualquer mudança de contrato e serviço seria desvantajosa.

Jorge C
    Super User
    Jorge CSuper UserResposta
    Super User
    September 24, 2023

Boa noite @Rick,

Caso seja necessário mudar, partilho consigo o Plano poupança fixo da NOS por 9,99€ mensais.

Ligue à vontade para números começados por 2 ou 3.

Para aderir ligue grátis 16995 nos dias úteis, das 09h às 24h.

Boa sorte

RickAutor
    Megabyte
    September 25, 2023

Parece uma boa ideia, obrigado pela dica! Vou-lhe dizer isso e caso seja necessário mudar para fibra, como me parece que é, essa opção vai de encontro às suas necessidades.

João H.
    Gestor da comunidade
    September 25, 2023

Boa tarde, @Rick.

A comunidade partilhou uma boa ajuda. 😊

Se surgirem mais questões, por favor, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.