Boa tarde,
Um familiar meu tem apenas telefone fixo (PT) e paga sempre o mesmo há bastantes anos. Regularmente recebe telefonemas a informar que irão desativar os telefones antigos por fio de cobre e que tem de mudar para fibra. Como esse familiar tem já alguma idade e não compreende muito de tarifários, fidelizações, etc, gostaria de colocar aqui algumas perguntas para eu conseguir ajudá-lo (eu desconheço o assunto uma vez que já tenho fibra):
1- É de facto “obrigatório” mudar para fios de cobre? Ou seja, se não for feito, ficará sem possibilidades de utilizar o telefone?
2- Se mudar, continuará com a mesma operadora (PT??) e o mesmo pagamento mensal, ou por mudar fica obrigado a fidelizações e a novos tarifários eventualmente mais caros?
3- A mudança comporta pagamentos?
4- Tem de mudar também o telefone fixo que tinha? Um dos telefones é um fixo que dá para atender em qualquer local da casa (que lhe demos), mas um que está na sala é fixo à moda antiga...terá de mudar esse? E paga-se caso queira manter um novo no mesmo local?
5- Que pagamentos extras poderá ele ter com esta mudança?
Sou sincero: desconfio de tudo isto e mesmo que seja “obrigatório” (no sentido de que se não o fizer, perde a capacidade de realizar telefonemas), estou certo que isto implicará dinheiro e mensalidades novas. Os senhores que comandam as operadoras em Portugal não andam em carrinhos baratos como o meu (o 1º ainda, quase com 20 anos) e não é à toa...há muitas formas de roubar.
Enfim…
Obrigado pelos esclarecimentos.