Skip to main content
Header

Para reportar avaria na rede, a NOS obriga a que essa rede esteja operacional!

Bom dia,

Tentei reportar falha na rede num determinado local que afeta simultaneamente os telemóveis bem como o telefone “fixo”, que também usa a antena da rede móvel. Parece-me que com base nesta informação, a probabilidade de terem sido todos os equipamentos a avariar ao mesmo tempo é praticamente nula, residindo o problema na rede. Ainda assim o operador disse que para aceitar o reporte da avaria teria de fazer uma video-chamada no local para despistar o problema. Quando lhe perguntei como é suposto fazer isso se não há rede continuou a insistir repetidamente que a video-chamada é obrigatória, não mostrando um pingo de empatia e como se não estivesse a pedir uma coisa completamente absurda.

Quem é que desenhou um processo que para reportar falha de rede preciso de ter essa rede a funcionar? Que formação dão aos operadores para parecerem autómatos sem qualquer empatia ou discernimento? Desde quando passou a ser obrigatório ter um smartphone com ligação à internet para poder reportar qualquer tipo de avaria? Como é suposto as pessoas idosas e/ou infoexcluídas reportarem uma avaria?

7 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 10, 2026

Os assistentes de call center são tão técnicos como os empregados do mcdonalds são cozinheiros.

Acho que com essa frase consegue perceber a lógica do modelo que é aplicado. Eles não percebem nem têm que perceber, assim como o cliente também não tem. A unica coisa que é preciso é seguir o guiao.

um bem haja

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 10, 2026

Boa tarde ​@HelenaHelena,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, detalhe-nos qual o código postal completo da zona em que se encontra.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 10, 2026

Boa noite ​@João H. 

O código postal da zona em causa é 5470-411.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • July 10, 2026

@Bruno Aleixo a grande diferença é que o guião do mcdonalds está bem escrito e este parece a gozar. Seria como ter no guião do mcdonalds “se acabarem as batatas use batatas em alternativa”. 

O mínimo que eu esperaria de uma pessoa nesta situação seria pedir desculpa ao cliente pela situação absurda que o sistema estava a criar, falar com alguém responsável para procurar uma alternativa e reportar o erro no guião para que seja corrigido. Caso contrário mais vale interagir com os agentes virtuais recentes que conseguem simular algum tipo de raciocínio. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 12, 2026

Boa tarde, ​@HelenaHelena 

Obrigada por nos dar mais detalhe sobre a situação. 

Não se encontra identificada limitação na rede na zona que indica. Envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de contribuinte, para podermos ajudar. 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 13, 2026

Boa tarde ​@Rafaela F. ,

Pode não estar identificada, mas existe. A rede está intermitente, por momentos existe rede com sinal no máximo (a antena fica perto da aldeia) em todos os equipamentos, e depois todos os equipamentos ficam sem rede ao mesmo tempo. Este ciclo de liga/desliga acontece exatamente ao mesmo tempo em todos os equipamentos: “telefone fixo” da NOS, vários telemóveis da NOS e vários telemóveis da Vodafone (a antena é partilhada pela NOS e Vodafone). Isto já está a acontecer há umas duas semanas e afeta as aldeias em volta da antena. A antena tem a identificação VANTAGE TOWERS S.A. PT-TIMS-105294. Muito perto da antena foram colocadas eólicas em funcionamento por volta da mesma altura que começaram os problemas, não sei se pode estar relacionado.

Entretanto já ficaram de me ligar mais que uma vez não sei para que, pois já forneci mais informação que a suficiente para tratarem do assunto, mas não recebi nenhuma chamada até agora. Enviei na mesma o número de contribuinte tal como solicitado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 14, 2026

Bom dia ​@HelenaHelena,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

Boa noite ​@Rafaela F. 

Passados estes dias todos ainda não recebi qualquer contacto. A situação continua na mesma, afetando todas as pessoas de várias aldeias. Não consigo entender como a NOS não detetou automaticamente um problema desta envergadura, e mesmo depois de reportado não demonstra interesse em resolvê-lo.