Skip to main content
Header

Encaminhamento de Tráfego / Falha de Rota Internacional (Routing Error) para IP de Destino Dedicado

Sou cliente NOS e venho tentar perceber um problema que tenho nos últimos 2 dias devido a um problema grave de encaminhamento de tráfego (Routing) que afeta a minha ligação doméstica e também os meus dados móveis.

O Problema: Estou completamente impedido de estabelecer ligação a um servidor alojado na infraestrutura internacional da Bloom Host (IP de destino: 104.204.218.249). Sempre que tento aceder através da rede normal da NOS, a ligação falha com o erro protocolar TCP Connection timed out: getsockopt.

Os Testes Efetuados:

1. Realizei diagnósticos de Traceroute diretamente a partir do meu router, onde se verifica que o tráfego sai perfeitamente da rede interna da NOS (saltos 1 a 4) mas é descartado de forma silenciosa (drop) imediatamente a seguir, nunca alcançando o destino.

2. Testei o acesso através de uma VPN externa (alterando o IP de trânsito para um nó estrangeiro) e o acesso ao IP 104.204.218.249 funciona instantaneamente a 100%.

3. Entrei em contacto direto com o fornecedor de alojamento de destino (Bloom Host), que realizou auditorias internas e me confirmou formalmente por escrito que não existe qualquer bloqueio manual ou de segurança ao meu IP público (213.22.201.79) nos sistemas deles.

A Conclusão Técnica: Uma vez que o servidor de destino não me tem bloqueado e que o tráfego flui normalmente via VPN, existe um claro problema de incompatibilidade de rotas ou descarte de pacotes nos nós de trânsito internacional (peering/transit) entre a NOS e a rede da Bloom Host, afetando a gama de IPs da minha região.

traceroute to 104.204.218.249, 30 hops max, 38 byte packets

1 routertecnico.home (192.168.1.1) 1.145 ms 1.481 ms 1.573 ms

2 * * *

3 10.137.232.49 (10.137.232.49) 14.023 ms 13.192 ms 12.661 ms

4 10.255.184.94 (10.255.184.94) 16.528 ms 10.255.184.86 (10.255.184.86) 13.179 ms 10.255.184.98 (10.255.184.98) 15.196 ms

5 * * *

6 * * *

7 * * *

8 * * *

9 * * *

10 * * *

11 * * *

12 * * *

13 * * *

14 * * *

15 * * *

16 * * *

17 * * *

18 * * *

19 * * *

20 * * *

21 * * *

22 * * *

23 * * *

24 * * *

25 * * *

26 * * *

27 * * *

28 * * *

29 * * *

30 * * *

Trace Complete.

traceroute is stopped.

3 Comentários

Venho por este meio solicitar o escalonamento urgente à equipa de Engenharia de Redes / Suporte Técnico Avançado da NOS devido a um problema generalizado de encaminhamento (routing) internacional que está a afetar a minha ligação doméstica (e também os dados móveis).

O Sintoma: Estou completamente impedido de estabelecer ligação a serviços alojados no operador internacional Bloom.host, especificamente para o IP de destino 104.204.218.249. A ligação falha invariavelmente por timeout (Connection timed out: getsockopt).

Isolamento Técnico do Problema:

1. Falha interna na rede NOS: Ao efetuar testes de diagnóstico detalhados (Traceroute / MTR), verifica-se que o tráfego gerado na minha rede sai corretamente do meu router, passa pelos primeiros nós da NOS, mas é descartado (drop) ainda dentro da infraestrutura interna/privada da NOS (especificamente nos saltos com IPs de gama interna como 10.255.X.X). O tráfego nem sequer chega à internet aberta (upstream).

2. Sucesso via VPN: Se ativar uma VPN (como o Cloudflare WARP 1.1.1.1), que altera a rota de saída internacional, a ligação ao IP de destino funciona instantaneamente a 100%. Isto descarta qualquer falha no meu equipamento de casa ou configurações locais.

3. Confirmação do Operador de Destino (Bloom.host): Contactei diretamente o suporte avançado do host internacional. Eles realizaram auditorias do lado deles e confirmaram-me por escrito que:

• O meu IP público não tem qualquer tipo de bloqueio ou restrição na firewall deles;

• Nota Crítica: O engenheiro de redes da Bloom.host reportou no meu ticket que detetaram hoje múltiplos outros casos de tráfego oriundo da NOS Comunicações que não consegue alcançar a rede deles, indicando uma falha de peering ou trânsito internacional generalizada entre a rede da NOS e a infraestrutura deles.

Tratando-se visivelmente de uma rota estragada ou tabela de encaminhamento incorreta no core network da NOS para este bloco IP internacional, peço aos moderadores do fórum o especial favor de reencaminhar estes dados técnicos para a equipa de engenharia para que verifiquem o trânsito internacional.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 22, 2026

Boa noite ​@RicardoNeves21

Estive também a verificar o IP indicado e o servidor aparenta estar online e acessível externamente, inclusive com resposta ao protocolo Minecraft e jogadores ativos, pelo que não parece tratar-se de uma indisponibilidade global do serviço.

O comportamento que descreve, principalmente o facto de funcionar através de VPN e falhar diretamente pela NOS (fixa e móvel), pode efetivamente indicar algum tipo de filtragem, mitigação automática ou condicionamento de tráfego entre determinados ASNs/redes e a infraestrutura/proxy utilizada pelo servidor.

Os resultados de traceroute nem sempre permitem concluir onde ocorre exatamente a falha, já que muitos equipamentos intermédios não respondem a ICMP/traceroute apesar de continuarem a encaminhar tráfego normalmente.

Sendo um serviço alojado numa infraestrutura gaming/proxy (Velocity), também é possível existir algum mecanismo de proteção/anti-DDoS intermédio a afetar determinadas gamas de IPs.

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 23, 2026

Terás que falar com a pcmedic ( chamada paga), os moderadores não reencaminham tickets para a “ engenharia”