Header

Dia Mundial do Emoji


Reputação 7
Crachá +5


Ontem celebrou-se, em todo o mundo através do Twitter, Facebook e Instagram, o Dia Mundial do Emoji 😃. O dia 17 de julho foi o escolhido para festejar. E porquê? Porque é o dia apontado no Emoji de calendário do iOS. :D

Se os usamos todos os dias, porque não celebrá-los? Estes são alguns dos Emojis mais comuns.


Como surgiram?

“Emoji” é uma palavra japonesa formada por “e” que significa imagem, e por “moji” que significa personagem. Este foi o ponto de partida para o conceito e desenvolvimento do Emoji. Nos anos 90, o seu criador, o japonês, Shigetaka Kurita trabalhava na NTT DoComo, a maior empresa de telecomunicações do país quando se apercebeu do efeito que os símbolos poderiam vir a ter, após a empresa ter colocado um coração para deixar nas mensagens de texto dos pagers.

Emojis Vs. Emoticons

A grande diferença entre eles é: os Emoticons são improvisados e uma representação gráfica de uma emoção, recorrendo aos caracteres comuns que costumamos usar no dia a dia, enquanto que os Emojis são desenhos próprios, tratados como extensões do conjunto de caracteres ocidentais, usados na maioria dos sistemas operativos da atualidade.

Os Emojis são, muitas vezes, considerados uma evolução dos Emoticons que foram criados em 1982, pelo norte-americano Scott Fahlman, ao propor aos seus colegas que passassem a usar um “:-)” quando as mensagens eram positivas ou cómicas, ou “:-(“ quando fossem recados sérios.

Também o Facebook celebrou este dia fazendo a contagem dos mais usados na rede social e, também, no Messenger. Diariamente, são enviados cerca de 60 milhões no Facebook e 5 biliões no Messenger. :S


Estas carinhas amarelas têm tantos fãs que até já têm o seu próprio filme! 😃 “Emoji: O Filme” estreia, em Portugal, dia 10 de agosto. Podem ver aqui o trailer:


E foi assim que festejámos o dia por aqui. :D



E vocês, quais os Emojis que mais usam? 🙂

1 Comentário

Reputação 6
Crachá +2
Estou curioso para ver o filme, nem sei bem o que esperar 😃

Comentário