Header

Apps de instant messaging – o adeus dos SMS?

  • 30 October 2017
  • 1 comentário
  • 835 visualizações

Reputação 7
Crachá +5


Ainda envia SMS, através do seu telemóvel, para falar com alguém? Sabia que o termo pode ter os dias contados? E que a “culpa” pode ser das aplicações de mensagens instantâneas? 🆒

O número de fãs das Apps de instant messaging, ou IM, cresce, diariamente, e são cada vez mais as funcionalidades possíveis neste tipo de serviço, tornando-as indispensáveis no dia a dia de quem quer estar mais perto dos amigos e família. :)

Estas aplicações permitem, em tempo real, sem custos e através da ligação de internet do seu equipamento móvel, o envio de mensagens escritas ou de voz, fotografias, documentos, GIFs, stickers, emoticons e vídeos. Pode ainda fazer uma chamada de voz, ou de vídeo, com uma só pessoa, ou com várias em simultâneo.

Desde o aparecimento do smartphone e da explosão de Apps associadas, que, desde cedo, começaram a surgir as de IM, sendo consideradas, cada vez mais, uma alternativa aos tradicionais SMS.

Em Portugal já são cerca de 3,4 milhões os utilizadores deste tipo de serviço online! :)

Entre preferidas dos portugueses estão: o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Skype.


Instant messaging no mundo

Nos dias de hoje ter uma aplicação de mensagens instantâneas é essencial para estar contactável. Podem ser instaladas em qualquer sistema operativo. Cada App de IM tem funcionalidades diferentes, no entanto todas têm características comuns como, por exemplo, encriptação End-to-End (E2EE) para proteção de mensagens e chamadas, proteção por password, alta qualidade de áudio e vídeo, versões para desktop, entre outras.

Com mais de um bilião de utilizadores, é considerada como a App de instant messaging mais instalada em todo o mundo. Está disponível na Play Store, App Store, Windows Store, e para cada sistema operativo, o Facebook Messenger tem um aspecto diferente, mas as mesmas funções.

À semelhança da primeira, o WhatsApp tem mais de um bilião de utilizadores, sendo a segunda aplicação de chatting mais utilizada. Desde que foi comprada pelo Facebook cresceu exponencialmente.

O Viber tem mais de 500 milhões de utilizadores e está entre as cinco apps de IM mais utilizadas no mundo.

Line também tem mais de 500 milhões de utilizadores, sendo muito popular na Ásia. Algumas das suas funcionalidades são chamadas vídeo e de voz, envio de stickers criados pela Line, assim como a possibilidade de jogar a partir desta aplicação.

Esta aplicação tem mais de 100 milhões de utilizadores e foi desenvolvida na China. O WeChat oferece uma funcionalidade diferente dos outros serviços de IM já referidos: encontrar amigos novos que estejam perto de si, utilizando o serviço de GPS.

Qual a vossa App de Instant Messaging preferida?


1 Comentário

td bem

Comentário