Skip to main content
Header
Bit
October 5, 2026
Pergunta

Livre resolução após portabilidade

• October 5, 2026
  • 1 comentário
  • 7 visualizações

Olá,

Gostaria de pedir esclarecimento relativamente ao meu pedido de livre resolução de um contrato NOS4+ celebrado por telefone.

A cronologia é a seguinte:

• 18/09/2026: recebi o resumo do contrato e confirmei a contratação através de SMS.
  • O contrato inclui uma fidelização de 24 meses.
  • 02/10/2026: dentro do prazo de 14 dias, comuniquei à NOS a minha intenção de exercer o direito de livre resolução.
  • No mesmo dia, apresentei também uma reclamação através do Livro de Reclamações, deixando expressamente indicado que se tratava de um pedido de livre resolução e não de uma cessação antecipada por quebra de fidelização.
  • 04/10/2026: recebi uma SMS da NOS a informar que o meu pedido seria tratado como cancelamento durante o período de fidelização e que teria de pagar €655,39 correspondentes aos 23 meses restantes.

A minha dúvida é precisamente esta: se o pedido foi apresentado dentro do prazo legal de livre resolução, por que razão está a ser tratado como uma cessação antecipada do contrato?

Há ainda outro ponto que gostaria de esclarecer.

A contratação foi feita por telefone e, durante a chamada, não me foi solicitado qualquer pedido expresso para que o serviço começasse durante o período de livre resolução. Não fui informado de que a instalação/ativação antecipada implicaria a perda desse direito ou qualquer cobrança. Simplesmente foi agendada uma data para a instalação.

No resumo do contrato que recebi, consta uma vantagem/desconto de €400 relativa à instalação e ativação, bem como um valor de €683,88 associado à cessação antecipada. Não considero, contudo, que esses valores devam ser automaticamente aplicados quando o cliente está a exercer o direito de livre resolução dentro do prazo legal.

Assim, gostaria que a NOS esclarecesse:

1. Por que motivo o meu pedido de livre resolução foi registado como cessação antecipada por quebra de fidelização?
  2. Qual é a base contratual e legal para a cobrança dos €655,39?
  3. Caso a NOS entenda que existe algum valor relativo à instalação/ativação, qual é exatamente a natureza desse valor e qual a sua base contratual/legal?
  4. Por que motivo não foi considerado o facto de eu ter comunicado a livre resolução dentro dos 14 dias?

Tenho o comprovativo da aceitação do contrato em 18/09, do pedido de livre resolução efetuado em 02/10, da reclamação apresentada no Livro de Reclamações e da SMS recebida hoje com a indicação dos €655,39.

O que pretendo é apenas que o pedido seja corretamente enquadrado como exercício do direito de livre resolução, e não como quebra antecipada da fidelização.

Agradeço desde já o esclarecimento.

1 Comentário

Bruno Aleixo
Super User
Super User
October 5, 2026

Em que data foi instalado o serviço?

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda