Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
May 9, 2019
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade – CVP

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável, implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018, que permite identificar o titular e os seus números de telefone ou telemóvel, sempre que pretende portá-los de outro operador.

Conheça, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre o CVP e como o obter.

O que é o Código de Validação da Portabilidade

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável para portar o seu número de outro operador.

É constituído por 12 dígitos alfa numéricos e obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Vantagens da implementação do CVP

Conheça as vantagens do Código de Validação de Portabilidade (CVP):

• Permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade;
  • Simplifica a validação do pedido de portabilidade entre o novo e o antigo operador;
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, tendo como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade;

Como consultar o CVP

A consulta do Código de Validação da Portabilidade (CVP) está disponível das seguintes formas:

• App e área de cliente my NOS

Saiba como consultar o seu CVP na my NOS seguindo os passos abaixo:
    1. Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gerir Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados”;

3. Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”.

4. Por fim, escolha o número que pretende consultar e, em “CVP”, selecione o ícone para deixar expor o código de validação da portabilidade.

Saiba mais em:

• Fatura NOS

Consulte a sua fatura NOS para obter a informação sobre o seu CVP.
    O CVP encontra-se disponível no final da página da fatura.

• SMS ou Atendimento Automático

SMS: Envie gratuitamente um SMS para o 1242 com a mensagem: CVP [Número de Identificação Fiscal].

Exemplo: CVP 123456789

Atendimento automático: Ligue gratuitamente para o 1242 do número que pretende obter o CVP e selecione conforme o pretendido:
    - Marque 1 para saber a que operador pertence o número de telemóvel;
    - Marque 2 para ativar ou desativar o aviso de portabilidade;
    - Marque 3 para consultar o valor das comunicações para outras redes;
    - Marque 4 para obter a informação sobre o Código de Validação da Portabilidade.

❕A consulta do CVP através de SMS ou Atendimento automático não está disponível para clientes empresariais. ❕

Caso tenha dúvidas sobre como obter o CVP, fale connosco aqui, no Fórum NOS.

Descubra tudo sobre a Portabilidade e também como fazer o seu pedido através da NOS em:

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Conheça as respostas às perguntas mais frequentes:

1. Para que serve o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) existe para portar um número de telefone fixo ou móvel e permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.

2. Quando entrou em vigor a utilização do Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

A utilização do Código de Validação da Portabilidade entrou em vigor a partir do dia 11 de maio de 2019.

3. Como obtenho o Código de Validação da Portabilidade (CVP) de outro operador?

Para obter o CVP do seu operador atual, por favor, consulte a sua fatura mensal de serviços, a área de cliente respetiva, através de SMS ou apoio ao cliente.

4. Porque é que nem todos os CVP aparecem na fatura?

Todos os tarifários integrados em fatura NOS têm o CVP disponível para consulta na fatura.
    Se tem um tarifário pré-pago, por carregamentos, pode consultar o seu CVP através da my NOS, do número 1242, numa Loja NOS ou através do apoio ao cliente.

5. Sou o responsável por parte da minha fatura, porque é que não tenho CVP?

Se o seu número faz parte de um pacote empresarial, o detentor do serviço é a sua empresa e, como tal, só a mesma tem acesso ao CVP e pode fazer o pedido de portabilidade.

6. O CVP é único por número para clientes particulares?

Sim. Em todos os operadores, exceto MEO e DIGI, é atribuído um CVP por NIF sempre que os números estejam associados à mesma fatura/titular.

7. O CVP é único por número para clientes empresariais?

Para clientes empresariais, é atribuído um CVP por NIF, como em todos os operadores.

8. Após a desativação do número, até que data é possível obter o CVP?

Só é possível obter o CVP até 3 meses após a desativação do número. A partir desta data não é possível, por isso o CVP não vai estar disponível para consulta.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. 

Saiba mais sobre a my NOS em:

Qualquer questão que tenha, partilhe connosco.

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊

160 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
March 21, 2022

Boa tarde @Nicolae,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

No campo “Nome” deverá colocar o nome do titular do número.

Preencha os campos em “Dados de Cliente/ Titular NOS” no caso do titular ser cliente diferente do portador de origem, como indicado no documento.

Assine à esquerda caso os titulares sejam o mesmo cliente. O campo de assinatura à direita é destinado a assinatura de cliente na NOS, se diferente do operador de origem.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Mário P.
Gestor da comunidade
April 7, 2022

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde pode consultar o código de validade de portabilidade. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
August 29, 2022

Boa noite,

No passado dia 16/08 enviei os documentos necessários para o email manter@nos.pt a solicitar a portabilidade do meu número telemóvel da operadora Vodafone para a nova operadora NOS.

Até a data de hoje ainda não foi efetuada e já liguei diversas vezes para o apoio ao cliente e ninguém me sabe dizer o que se passa.

A minha pergunta é: o que devo fazer?

Cumprimentos 

Kilobyte
September 1, 2022

Bom dia,

Gostaria de saber como se encontra o processo de portabilidade de um nr Vodafone para NOS.

Fiz o pedido em loja por ter sido informado que seria mais rápido (1 dia útil), embora na loja me tenham dito que poderia demorar até 48h. Até aqui tudo bem.

As 48h estão quase no fim e não recebi ainda nenhuma mensagem quanto a portabilidade. Dado que o tarifário que tenho na Vodafone me vai tentar cobrar a semana hoje as 00h e que, não tendo dinheiro para a mesma, me vão cortar as comunicações, gostaria de saber como vai o processo e perceber se preciso de carregar o cartão ou não (uma vez que todo o saldo remanescente é eliminado ao realizar a portabilidade).

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 2, 2022

Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
September 2, 2022

Boa tarde @MI Barroso
Confirme-nos, por favor, por mensagem privada o seu número de telemóvel (provisório). Envie-nos esta informação pelo perfil @Fórum
Obrigado

Kilobyte
September 5, 2022

Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Boa tarde.

Consegui resolver convosco essa situação. No entanto surgiu uma nova: o pedido de portabilidade acabou por ser efectuado em linha, tendo-me vocês dito que precisaria de um novo cartão (que enviaram aquando da chamada) e enviado o documento pre-preenchido de portabilidade mas sem nr provisório (nem tendo sido dito na chamada), para assinar e enviar ainda no próprio dia. O nr provisório surgiu na app 2 dias depois, já depois de enviado o documento assinado.

A portabilidade ficou agendada para hoje. O meu cartão antigo recebeu uma mensagem vossa a dizer que faltava um documento e para verificar no mail qual era, sendo que logo de seguida esse cartão ficou sem serviço. Fui ver ao mail, verificando que o que faltaria era precisamente o nr provisório para o qual iria migrar o meu nr antigo. Enviei logo resposta a esse mail com o nr que me apareceu na app (eram 15h). O cartão NOS também não tem serviço.

Passaram quase 4h desde então, e continuo sem serviço. Pelo andar da coisa hoje não devo ter comunicações. Eu preciso de ter as comunicações activas, pelo que necessito de ajuda na resolução desta situação o mais rapidamente possível. 

Obrigado desde já. 

Mário P.
Gestor da comunidade
September 6, 2022

Boa tarde @João M. Coelho

Lamentamos a demora na nossa resposta

Tem apenas um único cartão associado? Diga-nos, por favor, se o número portado ficou associado ao cartão que recebeu.

Obrigado

Byte
October 19, 2022

Boas. 

Eu precisava de saber o meu CVP para um pedido de portabilidade. 

A questão é que neste momento, o meu número pertence a um tarifário de empresa (do qual eu pedi portabilidade anteriormente) e não sei onde ir buscar o CVP. Na aplicação não me é facultada esta informação. Como disse anteriormente, isto é faturado para a empresa e portanto, também não tenho acesso à fatura da mesma. 

O meu contrato com a empresa irá terminar pelo que vou ficar sem tarifário associado, neste caso ao meu número pessoal. 

É possível conseguir saber estes dados? Ou só quando a empresa cancelar o meu contrato é que eu consigo saber isto e então fazer o pedido? 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
October 20, 2022

pode pedir por sms, mas se o número faz parte de um pacote empresas, só o pode tirar do contrato quando a fidelização terminar.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda