Venho expor a minha total indignação com a forma como a NOS tratou o meu pedido de cancelamento do serviço NOS Seguridade.
Durante toda a vigência do contrato cumpri rigorosamente todas as minhas obrigações. Paguei todas as mensalidades dentro do prazo, nunca existiu qualquer incumprimento da minha parte e, entretanto, deixei de necessitar deste serviço.
O contrato termina a 27 de julho. É completamente incompreensível que, por ter contactado a NOS apenas dois dias após o prazo de pré-aviso, me seja negado o direito de cancelar um contrato que ainda nem sequer terminou e que seja automaticamente renovado por mais um período.
Quando liguei para cancelar, fui informada de que, caso insistisse no cancelamento, teria de pagar uma penalização de cerca de 500 €. Considero esta situação totalmente desproporcional e abusiva.
Estamos a falar de uma cliente que sempre cumpriu com todas as suas obrigações, que nunca falhou um pagamento e que apenas pretende terminar um contrato no final da sua vigência, por já não necessitar do serviço. Em vez de existir qualquer abertura para resolver a situação de forma razoável, a única resposta foi a imposição de uma renovação automática e de uma penalização elevadíssima.
Na minha opinião, este tipo de atuação demonstra uma total falta de consideração pelos clientes e serve apenas para os prender a contratos que já não pretendem manter.
Solicito que a NOS reavalie imediatamente esta situação e proceda ao cancelamento do contrato no seu termo, a 27 de julho, sem qualquer penalização ou renovação automática.
Caso esta situação não seja resolvida de forma amigável, irei apresentar reclamação junto das entidades competentes e ponderar recorrer aos meios judiciais para defesa dos meus direitos, por considerar que esta situação merece uma análise jurídica quanto à sua legalidade e proporcionalidade.
Espero que a NOS reveja a sua posição e opte por uma solução justa, evitando um litígio que poderia ser facilmente evitado.