Skip to main content
Header

nos securita

Venho expor a minha total indignação com a forma como a NOS tratou o meu pedido de cancelamento do serviço NOS Seguridade.

Durante toda a vigência do contrato cumpri rigorosamente todas as minhas obrigações. Paguei todas as mensalidades dentro do prazo, nunca existiu qualquer incumprimento da minha parte e, entretanto, deixei de necessitar deste serviço.

O contrato termina a 27 de julho. É completamente incompreensível que, por ter contactado a NOS apenas dois dias após o prazo de pré-aviso, me seja negado o direito de cancelar um contrato que ainda nem sequer terminou e que seja automaticamente renovado por mais um período.

Quando liguei para cancelar, fui informada de que, caso insistisse no cancelamento, teria de pagar uma penalização de cerca de 500 €. Considero esta situação totalmente desproporcional e abusiva.

Estamos a falar de uma cliente que sempre cumpriu com todas as suas obrigações, que nunca falhou um pagamento e que apenas pretende terminar um contrato no final da sua vigência, por já não necessitar do serviço. Em vez de existir qualquer abertura para resolver a situação de forma razoável, a única resposta foi a imposição de uma renovação automática e de uma penalização elevadíssima.

Na minha opinião, este tipo de atuação demonstra uma total falta de consideração pelos clientes e serve apenas para os prender a contratos que já não pretendem manter.

Solicito que a NOS reavalie imediatamente esta situação e proceda ao cancelamento do contrato no seu termo, a 27 de julho, sem qualquer penalização ou renovação automática.

Caso esta situação não seja resolvida de forma amigável, irei apresentar reclamação junto das entidades competentes e ponderar recorrer aos meios judiciais para defesa dos meus direitos, por considerar que esta situação merece uma análise jurídica quanto à sua legalidade e proporcionalidade.

Espero que a NOS reveja a sua posição e opte por uma solução justa, evitando um litígio que poderia ser facilmente evitado.

8 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2026

Boa tarde ​@Cintiachagas,

Agradecemos a sua mensagem.

Lamentamos, contudo a subscrição do serviço está associada a um período de permanência. Após o termo inicial de 36 meses, todos os contratos são renovados automaticamente por períodos sucessivos de 12 meses até que uma das partes o denuncie via comunicação escrita, com uma antecedência mínima de trinta (30) dias relativamente ao termo do período inicial do Contrato ou das suas renovações. Esta informação encontra-se descrita no Site NOS e condições gerais do contrato.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

3 dias fazem com que eu seja obrigada a pagar mais 12 meses ? Eu liguei somente 3 dias após o dia 27 de junho que eram os 30 dias antes do dia 27 de julho , meu contrato acaba 27 de julho e serei obrigada a pagar mais 12 meses de um produto que nem uso ? Assim é fácil ganhar dinheiro nos !!!!

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

Uma vergonha isso !!! Somente os tribunais para resolver !!!

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

é o que está escrito no site. Leia o contrato que lhe enviaram…

Mas pela lógica, não foram apenas 3 dias, teve 2 anos para sumbeter o pedido a indicar que não pretendia renovar….

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

não adianta ligar antes eles não fazem o cancelamento, eu liguei muitas vezes  

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 24, 2026

Boa tarde ​@Cintiachagas,

Agradecemos o seu testemunho e a partilha do ​@Bruno Aleixo sobre o tema.

Lamentamos que a resposta não vá ao encontro das suas expectativas.

Como partilhado pelo moderador ​@João H., após o termo inicial de 36 meses, os contratos são renovados automaticamente por períodos sucessivos de 12 meses, sendo necessário um pedido de cancelamento por escrito que manifeste esta intenção. Consulte os termos e condições do serviço através do site NOS ou nas condições gerais do contrato.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • July 24, 2026

Eu já acionei os tribunais , eu não vou pagar mais 12 meses por conta 3 dias … assunto encerrado . 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 24, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Cintiachagas e lamentamos que a resposta não tenha ido de encontro com o esperado.

Obrigado