Header
Pergunta

Activação fraudulenta da APP NOS Telefone


1- Em 8/3/2020 sou alertado por SMS da NOS informando estar a haver consumos excessivos que iriam já no valor de 91€. 

2- No dia seguinte, dia 9, sou alertado novamente, de que o consumo já estava nos 179€, ameaçando suspensão de serviço se não pagasse através de MB com dados a serem fornecidos nesse SMS. Para esclarecimentos poderia contactar 16990. Importa esclarecer que pago a factura mensal por débito directo.

3- Liguei ao 16990 expondo a situação. Ao fim de alguns minutos acabaram por me informar não haver nenhuma anomalia, nem débitos da minha parte. Sugeriram não dar atenção a esses SMS’s.

-4 Só que no dia seguinte, a 10 de Março, recebo da NOS novo SMS, informando que os meus consumos já iam nos 296€ e que estariam prestes a suspender o serviço se não efectuasse o pagamento.

5- Novamente em contacto com o 16990, tornando-me a informarem não existirem débitos meus e que não “ligasse” nada a esses SMS’s. 

6- Entretanto tive necessidade de efectuar uma ligação através do fixo e verifico tal não ser possível, recebendo informação para ligar ao serviço de apoio.

7- Ligo novamente ao serviço técnico daquele número e informam-me estar o telefone fixo desligado por débito, mas mantiveram activados os restantes serviços do pacote (Internet, TV e telemóveis). Sugeriam esclarecer-me com os serviços de facturação.

8- Assim o fiz e sou informado que tal quantia (296€) eram resultado de telefonemas efectuados do telefone fixo para um telemóvel de Espanha. Isto porque, disseram eles, tinha activado a APP NOS TELEFONE e daí serem efectuados ((!!!)) tais telefonemas. E entretanto é emitida a factura mensal com aquele valor incluído.

9- Nunca fiz tais telefonemas, nunca tive tal aplicação instalada no telemóvel, nunca activei, por isso, tal aplicação.

10- No serviço de apoio não me conseguem dar explicação para o facto, mandando ligar aos serviços técnicos e estes a devolveram a ligação aos serviços de facturação  e estes novamente a devolverem aos serviços técnicos, isto passando por longos períodos de espera em que um deles, hoje, ao fim de 55 minutos sem ninguém me dar uma palavra, acabei EU por desligar.

11- Não me conseguem, sequer, informar de que telefone, abusivamente, foi  activada a APP. E entretanto a factura está emitida e a ser cobrada dentro de dias.

Já que, infelizmente e vergonhosamente, a NOS não dá uma explicação a um cliente seu desde há  várias dezenas de anos, venho assim recorrer a este forum, no intuito de alguém me poder esclarecer sobre este assunto, antes de recorrer às Entidades competentes.

Obrigado


2 Comentários

Exponha o assunto à Provedoria NOS e estabeleça prazo razoável para obter uma resolução do assunto, findo o qual sugiro que reporte o assunto à entidade reguladora ANACOM, através do Livro de Reclamações Online.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @R.Nunes.

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Comentário