Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
August 23, 2022
Destaque

Apoios NOS - Situações especiais e de dificuldade económica

Estamos atentos às necessidades específicas dos nossos clientes que, em situações frágeis, de saúde ou económicas, e que condicionam o pagamento de uma despesa mensal em telecomunicações necessitem de apoio.

Assim, desenvolvemos soluções especiais para ajudar a aqueles que mais necessitem. Saiba quais as situações para as quais temos soluções especiais neste artigo.

Conheça as situações para as quais temos soluções especiais

• Incapacidade do titular do serviço, igual ou superior a 60%, comprovada com o Atestado Médico Incapacidade Multiusos ou atestado de incapacidade para doentes oncológicos;
  • Insolvência comprovada pela respetiva sentença de Declaração de Insolvência;
  • Subsídio social de desemprego auferido pelo titular do contrato, comprovado por documento da segurança social;

Temos ainda soluções para beneficiários de prestações sociais e baixo rendimento que o comprovem, designadamente os que sejam:

• Beneficiários do complemento solidário para idosos;
  • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção;
  • Beneficiários da pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para inclusão;
  • Beneficiários da pensão social de velhice;
  • Titulares de agregados familiares com rendimento anual igual ou inferior a €5808 acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar que não disponha de qualquer rendimento, incluindo o próprio, até um limite de 10 pessoas, comprovado pela declaração de IRS e de agregado familiar, se aplicável.

Como requerer o apoio a situações especiais e de dificuldade económica

Para usufruir de uma oferta associada a uma das situações especiais  ou de dificuldade económica é necessário que nos faça chegar os comprovativos da sua situação.

Os documentos podem ser entregues através do formulário de email para situações especiais ou do formulário de email para dificuldades económicas na página Situações Especiais.

💢Como enviar os comprovativos das situações especiais ou situações de dificuldade económica pelo site NOS:💢

1. Aceda ao Site NOS e, em “Como aderir”, escolha “formulário de email”;

2. Insira o Número de Identificação Fiscal associado ao seu contrato NOS e selecione “Continuar”;

3. Confirme o seu contacto para receber o código de confirmação e escolha “Continuar”;

4. Insira o código de confirmação que enviámos para o seu contacto e selecione “Continuar”;

5. Confirme os seus dados de cliente, escolha o serviço sobre o qual precisa de ajuda e selecione “Envio de comprovativo para oferta por situação especial” ou "Envio de comprovativo para apoio em dificuldades económicas", na sua questão.

6. Na mesma página, descreva resumidamente o seu pedido, e escolha “Anexar documento” para anexar o atestado multiusos e, por fim, escolha “Submeter formulário” para concluir o processo. 

❗Para concluir o pedido precisamos que nos envie os documentos assinalados acima, e/ou outros pertinentes relacionados com a sua questão. Não se esqueça de os anexar ao pedido.❗

Conheça ainda a Tarifa Social de Acesso à Internet (TSI). Um serviço de Internet que se destina a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais:

Tenha ainda todos os serviços da NOS protegidos com o Seguro de Fatura NOS que assegura o pagamento total das suas faturas em caso de imprevistos, como desemprego ou hospitalização.

Ficou com dúvidas? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes

1.   Quem tem direito à oferta com o desconto de Situações Especiais?

Clientes NOS que se enquadrem numa destas situações:

• Pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%;
    • Pessoas com subsídio social de desemprego (Não reúna as condições para receber o subsídio de desemprego ou já tenha recebido a totalidade do subsídio de desemprego);
    • Insolvência Pessoal;
  2. Sou novo cliente. Posso aderir à oferta de Situações Especiais?

Sim. Se é cliente NOS e está numa das situações especiais descritas acima, pode aderir à oferta de Situações Especiais.

3. Quem tem direito à oferta com o desconto de Situações de Dificuldade Económica?

Novos e atuais clientes NOS que se enquadrem numa destas situações:

• Beneficiários do complemento solidário para idosos;
    • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção;
    • Beneficiários da pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para inclusão;
    • Beneficiários da pensão social de velhice;
    • Titulares de agregados familiares com rendimento anual igual ou inferior a €5808 acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar que não disponha de qualquer rendimento, incluindo o próprio, até um limite de 10 pessoas, comprovado pela declaração de IRS e de agregado familiar, se aplicável.
  4. Sou novo cliente. Posso aderir à oferta com o desconto de Situações de Dificuldade Económica?

Sim, pode aderir às ofertas disponíveis numa gama de Produtos Essenciais desde que cumpra, se aplicável, um dos critérios de adesão, descritos no ponto 3. das perguntas mais frequentes neste artigo. Fale connosco aqui, no Fórum NOS, para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução.

5. O apoio a Situações Especiais e Situações de Dificuldade Económica é extensível a quem?

Os apoios aplicam-se apenas ao titular e a uma morada de serviço.

6. Qual o tipo de documento que preciso de apresentar para pedir o apoio a Situações EspeciaisSituações de Dificuldade Económica?

Para usufruir das condições é necessário que apresente:

• Incapacidade: um Atestado Médico Incapacidade Multiusos solicitado numa junta médica que comprove a incapacidade;
    • Subsídio social de desemprego: comprovativo de que o titular do serviço é beneficiário do subsídio social de desemprego, comprovado por documento da segurança social;
    • Insolvência: declaração emitida pelo Tribunal Judicial Cível;
    • Beneficiário de prestações sociais: respetivo comprovativo da segurança social ou;
    • Baixo rendimento: Declaração de IRS emitida pelo Ministério das Finanças e, se aplicável, a declaração do agregado familiar emitida pela Autoridade tributária e aduaneira.
  7. Sou cliente empresarial, posso ter apoio a Situações EspeciaisSituações de Dificuldade Económica?

Apenas os clientes empresariais com NIF iniciado por 1, 2 e 3 estão abrangidos por estas condições.

Os clientes empresariais (sociedades) com NIF maior ou igual a 5 não estão abrangidos por estas condições.

8. As condições dos apoios tem uma data limite?

O apoio tem uma data limite de 24 meses. Após este período iremos verificar novamente as condições de elegibilidade e verificar qual a melhor solução para si.

Fale connosco se surgir alguma questão.

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS. 😊

477 Comentários

Byte
December 17, 2024

Desconto atribuído a atestado multiusos. Será?

Em Novembro dirigi-me a uma loja da NOS para entregar o atestado multiusos para poder usufruir do desconto de 30% que me havia sido confirmado aquando da recente adesão a um novo pacote/fidelização.

Na loja foi-me indicado simplesmente que o desconto de 30% seria aplicado na factura factura do mês seguinte, o que concluí, seria feito na factura de Dezembro…

Qual não é o meu espanto quando verifico que o valor desta factura já estava disponível e sem desconto algum…

contacto o 16990 onde me esclarecem que este anunciado desconto de 30% é aplicado apenas em pacotes específicos, e que, aplicando ao serviço que tenho actualmente, ficaria, na verdade, a pagar mais!

pergunto então, onde está o desconto que tanto divulgam??

Fui enganada aquando da adesão ao novo pacote, fui alvo do desconhecimento e ação por parte do funcionário da loja e pergunto:

qual desconto??

Fica bonito dizer que existe um desconto para clientes em situação de incapacidade, falar de 30% de desconto é bastante agradável, mas na prática, o apoio não existe, a informação dos funcionários é parca e incorrecta…

Sou cliente da NOS há muitos anos. Mas vou deixar de ser. Não pelo desconto que não dão, mas pela falsa moralidade, pela absoluta incapacidade de lidar com

um cliente que tem já tanto para se preocupar no seu dia-a-dia…

Vergonha!

Mário P.
Gestor da comunidade
December 17, 2024

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
José Carlos Gonçalves Vieira
Kilobyte
December 20, 2024

CLIENTE NÚMERO ********* /BOM DIA,CONTATEI A NOS MADEIRA ATRAVÉS DA LINHA DE APOIO AO CLIENTE A INFORMAR QUE POSSUO O ATESTADO MULTIUSOS DEFINITIVO COM O GRAU DE INCAPACIDADE DE 80% O QUAL FOI ME INFORMADO QUE SIM TERIA DIREITO A DESCONTO DE 30%SOBRE O MEU PACOTE BASE ATUAL (MENOS OS EXTRAS QUE POSSUO) WI FI TOTAL, NETFLIX, 1GHZ DE NET, CANAIS EXTRA ETC ETC...A MINHA MEDIA MENSAL TOTAL SÃO DE 120€ POIS APESAR DOS SERVIÇOS CONTRATADOS SEREM SEMPRE OS MESMOS DESDE QUE SOU CLIENTE A MAIS OU MENOS 3 ANOS NUNCA TIVE UM VALOR DE FATURA UMA IGUAL A OUTRA É SO VERIFICAR NO MY NOS (ÚLTIMOS 12 MESES) FOI ME PEDIDO PARA ENVIAR UM MAIL A NOS MADEIRA A RELATAR SOBRE O ATESTADO MULTIUSOS E ANEXAR O MESMO AO EMAIL,E ATÉ POR MINHA INICIATIVA ATÉ ANEXEI FRENTE E VERSO DO CARTÃO DE CIDADÃO E ATÉ COLOQUEI OS MEUS CONTATOS TELEFONICOS. JA NO MÊS PASSADO TINHA ME DIRIGIDO A LOJA DA NOS MADEIRA NO ANADIA SHOPPING NO FUNCHAL O QUAL PESSOALMENTE FUI ME DITO QUE LÁ NÃO PODIAM FAZER NADA E PARA CONTATAR A LINHA PÔS TAMBÉM DESCONHECIAM  QUE TIPO DE DOCUMENTO ERA O ATESTADO MULTIUSOS....ENFIM. CONTINUO A ESPERA DE ALGUMA RESPOSTA POR PARTE DA NOS MADEIRA. HOJE 20/12/2024 A NOS MADEIRA POSSUI AS GRAVAÇÕES DAS MINHA DUAS CHAMADAS TELEFONICAS ASSIM COMO DO MEU EMAIL E DOCUMENTOS COMPROVATIVOS DA REFERIDA SITUAÇÃO. E TAMBÉM EU!! ESTANDO BEM INFORMADO DOS PROTOCOLOS E PROCEDIMENTOS PREVISTOS A SEREM ADOTADOS TANTO POR PARTE DA NOS MADEIRA ASSIM COMO OS MEUS DIREITOS E GARANTIAS PREVISTAS CONSTITUCIONAIS NESTE TIPO ESPECÍFICO DE SITUAÇÃO. CONTINUO AGUARDANDO RESPOSTA DA NOS MADEIRA QUE CONCERTEZA SERA POSITIVA E LEGAL. PS- MEDIA DE 120€ TODOS OS MESES EM 3 ANOS E NUNCA UMA UNICA FATURA EM ATRASO NEM FALTA DE PAGAMENTO NENHUM. MAS A DOENÇA NÃO PERDOA E ESTOU COM 80% DE INCAPACIDADE (NÃO SUSCEPTÍVEL DE VARIAÇÕES FUTURAS) 😭😭

João H.
Gestor da comunidade
December 20, 2024

Boa tarde ​@José Carlos Gonçalves Vieira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Saiba, através deste artigo, como enviar o pedido através do formulário online. Após submeter o seu pedido apenas necessita de aguardar para que seja contactado com a proposta.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 22, 2024

PELOS VISTOS O DISCONTO QUE A NOS OFERECE DE 30% É SOMENTE EM MEIA DÚZIA DE PACOTES E OS QUE ELES JA TÊM PREDEFENIDOS PARA ESTAS SITUAÇÕES....MAS NA LINHA MANISFESTEI A MINHA INTENÇÃO DE MANTER EXATAMENTE O MESMO PACOTE E OS EXTRA QUE POSSOU E A ÚNICA COISA QUE QUERIA ERA EXATAMENTE O QUE ME FOI INFORMADO NA LINHA...QUE TERIA SIM OS 30% APLICADO APENAS AO PACOTE BASE POIS O REFERIDO DESCONTO NADA SERIA APLICADO AOS EXTRAS QUE POSSOU O QUE CONCORDO E COMPREENDO PERFEITAMENTE. UMA VEZ QUE ESTOU COM ATESTADO MULTIUSOS COM 80%DE INCAPACIDADE (NÃO SUSCEPTÍVEL DE VARIAÇÕES FUTURAS)😭😭 CONSULTEI OUTRAS  OPERADORAS E UMA DELAS OFERECE EXATAMENTE O QUE TENHO A NÍVEL DE PACOTE E EXTRAS POR MENOS 18.57€ E AINDA PROPÕE SE ACEITAR O ATESTADO MULTIUSOS E APLICAR UM DESCONTO DE 30%NAO SÓ APENAS SOBRE O PACOTE BASE MAS NO TOTAL DA FATURA. NESTE MOMENTO A MINHA MEDIA MENSAL COM A NOS É DE 120€ PACOTE+EXTRAS . ESSA OPERADORA RETIRA 18.57€ E AINDA FAZ O DESCONTO DE 30%SOBRE O VALOR TOTAL 120€-18.57-30%SOBRE O VALOR TOTAL = 71.01€ O QUE ASSIM ATÉ FICO COM AS MESMAS COISAS E POUPO CERCA DE 60€ MENSAIS. ORA DESTA MANEIRA E COM ESTA POUPANÇA ATÉ VALE A PENA INGRESSAR NESSA OPERADORA E PAGAR OS RESTANTES MESES QUE AINDA ME RESTAM DE FIDELIZAÇÃO COM A NOS POIS PAGANDO MENOS 60€ MENSAIS E TENDO ATE OS MESMO SERVIÇOS E EXTRAS SÃO 720€ DE POUPANÇA AO FINAL DE 12 MESES.....60*12=720€ A MANOS 😱 PS- E ESTÃO COM UMAS CAMPANHAS DE NATAL UIIII😉. UM SANTO E FELIZ NATAL A TODOS E VOSSAS FAMÍLIAS, REPLETO DE SAÚDE,PAZ E ARMONIA.

Mário P.
Gestor da comunidade
December 22, 2024

@José Carlos Gonçalves Vieira, bom dia. 

Lamentamos que a proposta não tenha ido de encontro com as expectativas. 

Os 30% depende do serviço que tenha contratado, podendo ser aplicado apenas a percentagem correspondente ou ajustado o serviço ao pacote que já criado para este género de situações. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
December 22, 2024

EXATAMENTE ,MAS NESTE CASO ERA APENAS A NÓS APLICAR OS 30% UNICA E EXCLUSIVAMENTE AO VALOR DO PACOTE BASE! NÃO AO VALOR TOTAL MESAL PACOTE E EXTRAS.... SIMPLESMENTE MENOS 30%SOBRE O PACOTE..ENFIM.MAS A MALES QUE VEM POR BEM POIS ENCONTREI UMA PROPOSTA QUE  MANTENHO TUDO O QUE JA TENHO E ACABO AINDA ASSIM POR POUPAR 720€ /ANO !!OBRIGADO PELA ATENÇÃO E BOAS FESTAS 🙂

Mário P.
Gestor da comunidade
December 22, 2024

Qualquer questão que tenha, fale connosco, ​@José Carlos Gonçalves Vieira 

Desejamos-lhe umas óptimas festas. 🎄✨

Obrigado,

Byte
January 13, 2025

Boa tarde

Sobre o tópico em questão aguardo vosso contacto para activação do desconto que me é devido pelo meu grau de incapacidade de 72%.

Em contacto telefónico de 08 do corrente um vosso colaborador disse que me contactariam até 10 do corrente, o que não aconteceu. 

Aguardo activação do desconto com a máxima urgência possível.

João H.
Gestor da comunidade
January 13, 2025

Boa tarde ​@ACMENDES5726,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Confirme-nos, por favor, se efetuou o envio do formulário conforme descrito neste tópico.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.