Destaque

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +2

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD, sendo apenas necessário realizar a sintonia digital de canais. :tv: :blush:

 

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso.

Saiba como proceder! 

 

Como sintonizar canais em televisão sem box?

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

 

É necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais.

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, envie, por favor, mensagem privada para o perfil​​​​​​ ​@Fórum. Nós ajudamos! :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

 

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


169 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

Saiba tudo sobre a mais recente atualização na grelha de canais NOS, neste artigo. :blush:

Obrigado 

@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

 

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

 

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

 

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

 

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

 

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????

Olá boa tarde 

pelo que consegui perder para ter acesso aos 120 canais sem box tenho de ligar um cabo de antena 

qual o cabo que devo ligar e onde o devo ligá-lo ??

Reputação 7
Crachá +4

Olá boa tarde 

pelo que consegui perder para ter acesso aos 120 canais sem box tenho de ligar um cabo de antena 

qual o cabo que devo ligar e onde o devo ligá-lo ??

Deve ligar o cabo da NOS que vem do exterior ou de alguma tomada de TV que tenha pela casa diretamente à Tv pela entrada do cabo de antena.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @dinis gomes vieira,  :slight_smile:

@dxnog e @dinis gomes vieira, movemos os vossos comentários para o artigo onde explicamos como fazer uma sintonia. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 

O @dxnog deu uma boa ajuda! Diga-nos, por favor, se conseguiu. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @CP001

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved:
Compreendemos o seu ponto quando a clientes que possam ter mais dificuldades com o progresso das telecomunicações e, por isso, vamos endereçar estas sugestões à equipa que vai analisar. 

Se surgirem novidades, editaremos este artigo e partilhamos a informação convosco. 

Muito obrigado

 

@Mário P. agradeço. Obrigado por ouvirem os clientes. É bom saber que vão ponderar os fatores mencionados, antes de tomarem uma decisão.

 

Já agora aproveito para pedir a correção desta página https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/pages/plano-de-frequencias.aspx

Diz "plano de frequência de canais digitais" quando na realidade é um "plano de frequências analógico"

 

O mesmo nesta página:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/default.aspx#tab1

 

"Consulte aqui o plano de frequências analógico."

 

O plano de frequências do link é o digital!

 

Grato :relaxed:

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @CP001,

Obrigado pelo seu testemunho. :blush:

Agradecemos também o seu alerta para o lapso nos endereços do Site NOS. Solicitámos a correção dos mesmos.

Caso surja alguma questão ou sugestão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.:slight_smile:

Obrigado

Reputação 6
Crachá +1

Já agora, se não der, mudem o país para a Alemanha e tentem de novo, parece que os fabricantes de televisão, até recentemente, só conheciam a Europa pela Alemanha.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @atcrs

Agradecemos a partilha da sugestão. Pode ajudar muitos utilizadores que tenham a necessidade de fazer uma nova sintonia. 
Muito obrigado

Reputação 6
Crachá +1

Na MI TV P1, os canais não aparecem ordenados pela grelha normal da NOS, aparecem por ordem alfabética.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Renato Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. 

Sugerimos que efetue nove pesquisa de canais, selecionando Portugal como país predefinido.

Aguardamos o seu testemunho.

Obrigado 

Reputação 6
Crachá +1

Vou testar logo, mas fiz mais que uma vez e não ficaram ordenados devidamente.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Renato Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. 

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado  

 

@Renato Gomes experimente também ativar a opção de LCN (se tiver) e pesquisar com a frequência de acolhimento 714 MHz (todas as televisões têm esta opção). Disseram e bem nos posts acima que, se não der, teste também todas as opções de sintonia diferentes disponíveis, rápida, completo, automático. Países teste vários por esta ordem: Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia, Finlândia. Tudo isto pode ajudar. São estas as técnicas que habitualmente se usam para resolver esse problema.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, :slight_smile:

@Renato Gomes, o @CP001 e o @atcrs, deram boas sugestões. 

Dê-nos, por favor, o seu feedback. Conseguiu?

Obrigado

Reputação 6
Crachá +1

Tenho de tentar, ainda não tive oportunidade. Não é urgente, devido a possuir uma BOX no local, é mais no caso de a box avariar e ter uma alternativa

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a resposta, @Renato Gomes
Quando tenha tempo e o conseguia fazer, partilhe o feedback connosco. 

Muito obrigado

Reputação 6
Crachá

conseguiste, @Renato Gomes?

Boa noite.

Estou totalmente em desagrado, as TV antigas terem de ter um aparelho ou ter de se pagar, para ter 100 canais sem box.

Não me interessa tantos canais, as minhas TV são antigas...estou sem canais desde de manhã, aguardo um telefonema…

Não se informam os clientes como deve ser, é uma mensagem na imagem durante a programação e pronto está tudo avisado…

 

Vou ter pagar o tempo que tive sem tv...ainda tenho de pagar a chamada para o apoio ao cliente que não se devia pagar, já que diz APOIO AO CLIENTE...e aqui estou a desabafar o meu descontentamento com tudo isto, porque estou sem canais....em nenhum das 3 TV.

Totalmente absurdo isto ...tem endereço eletrônico, para quem tem e para que não tem uma informação por correio a informar.…

Mas quando é para aderir ou mudar ou sei lá mais o que, a caixa do correio é entupida de publicidade, os mail's as mesma coisa…

Só espero que amanhã me resolvam a situação e que me agrade.…

Senão muda-se de operadora…

 

 

 

 

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

O sinal analógico vai terminar. Ou tem uma TV digital ou box para poder ver.

Bom dia 

Já percebi isso... O problema é que é tudo para se gastar dinheiro. Ou se tem uma tv da moda ou compra-se o aparelho....isso devia ser oferecido...

Obrigada

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Eugénia Mota e @Guimas

Movemos os vossos comentários para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 

Queremos fazer chegar a evolução tecnológica a todos os nossos clientes e garantir a melhor experiência em todos os nossos serviços, pelo que disponibilizamos gratuitamente acesso aos 100 canais através do sinal digital. 
Obrigado

E para isso temos de pagar....e continuo sem canais e no final do mês a fatura é igual como se tivesse tido canais o mês todo…

Aos novos clientes é só vantagens, eu nem quando fui cliente nova tive vantagem…

Tudo igual...

E ainda estou á espera do telefonema de ontem, para resolver o problema ...mais um serão sem ver TV...

Comentário