
A NOS e a Fundação da Juventude juntaram-se para lançar o projeto IN:FORMAT, uma iniciativa que pretende dotar 8.000 alunos e centenas de professores do Algarve em competências digitais, mediáticas e de programação. 🤓
Tem como principal objetivo potenciar a capacitação digital e combater o abandono escolar precoce no Algarve, com especial atenção aos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O projeto promove também a capacitação de professores, assegurando a continuidade e sustentabilidade das aprendizagens após o fim das ações.
IN:FORMAT
O projeto forma alunos dos 4.º ao 10.º ano de escolaridade, sobre robótica e programação através de metodologias práticas e imersivas, utilizando ferramentas como o microcontrolador Micro:Bit e o software Minecraft Education Edition. Saiba o que é o Micro:Bit:
O micro:bit é um microcontrolador básico cuja simplicidade o torna uma ferramenta intuitiva e acessível para projetos de iniciação à programação e à robótica. É uma solução ideal para desenvolver competências digitais entre os jovens de forma interativa, enquanto demonstra aos professores que ferramentas simples podem ter um grande impacto no ensino.
Além disso, permite evidenciar que a programação e a robótica são competências alcançáveis por qualquer pessoa, através de pequenas atividades pedagógicas bem estruturadas.

Paralelamente, pensando na tecnologia como ferramenta de participação cívica, o programa tem também uma componente de literacia mediática e de informação. Desta forma, pretende-se que os jovens desenvolvam competências como autonomia, criatividade, cidadania, pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas.
Neste momento, o IN:FORMAT já está implementado em 45 escolas públicas, de oito agrupamentos de escolas nos concelhos de Loulé, Portimão, Olhão, Lagos, Lagoa e Aljezur.
Num mundo cada vez mais digital, o projeto pretende:
- Desenvolver competências digitais e de pensamento crítico;
- Estimular a autonomia, responsabilidade e criatividade dos jovens;
- Promover a inclusão digital e a igualdade de oportunidades;
- Despertar o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia e matemática;
- Reforçar as competências para a cidadania e a empregabilidade;
- Incentivar uma participação ativa e informada na comunidade.

Este projeto materializa a visão da NOS de que o desenvolvimento do País depende da capacidade de esbater as desigualdades e de aproximar as pessoas, através do acesso à tecnologia e capacitação que das pessoas para as competências necessárias.

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho.
O IN:FORMAT é um projeto desenvolvido pela Fundação da Juventude, com o apoio da NOS, e cofinanciado pela Portugal Inovação Social.
Leia mais sobre o projecto IN:FORMAT no Site NOS.
Fazer é onde tudo começa. Ajude-nos a fazer a diferença. 🤗
Quem faz, faz a diferença.
