
As condições excecionais de mau tempo associadas à Depressão Kristin causaram um nível de destruição sem precedentes em Portugal e tiveram impacto nas telecomunicações fixas e móveis, com maior relevância no centro e norte do País, nomeadamente nas regiões de Leiria, Santarém e Coimbra, incluindo a quebra do fornecimento de energia e a destruição de cabos e infraestruturas de telecomunicações. 😟
Os planos de contingência foram imediatamente ativados e as equipas responsáveis continuam no terreno para repor a normalidade, tão breve quanto possível, em plena articulação com a Proteção Civil e forças de Segurança.
Acompanhe as novidades neste artigo.

Estado de resolução de zonas afetadas
No conjunto de áreas inicialmente afetadas e identificadas com serviços de telecomunicações fixos interrompidos, com causa direta da Depressão Kristin, confirmamos o restabelecimento destes serviços nas seguintes zonas/localidades, a partir de:
11 de fevereiro de 2026
- Alvaiázere
- Condeixa-a-Nova
10 de fevereiro de 2026
- Figueira da Foz
- Montemor-o-velho
9 de fevereiro de 2026
- Cadaval
- Figueiró dos Vinhos
- Pampilhosa da Serra
- Caldas da Rainha
6 de fevereiro de 2026
- Salvaterra de Magos
- Tomar
5 de fevereiro de 2026
- Abrantes
- Alcanena
- Almeirim
- Alpiarça
- Anadia
- Arganil
- Belmonte
- Benavente
- Cantanhede
- Cartaxo
- Castanheira de Pêra
- Chamusca
- Constância
- Coruche
- Entroncamento
- Ferreira do Zêzere
- Góis
- Golegã
- Guarda
- Meda
- Mira
- Miranda do Corvo
- Nazaré
- Pedrógão Grande
- Penamacor
- Peniche
- Santarém
- Sardoal
- Torres Novas
- Vagos
- Vila de Rei
- Vila Nova da Barquinha
O trabalho de restabelecimento prossegue a nível nacional de forma a restabelecer os serviços nas restantes zonas afetadas, ainda que condicionadas por questões como condições de acesso e reparação de estruturas de terceiros destruídas, como fornecimento de energia.
Atualizações
10 de fevereiro de 2026
A cobertura móvel foi reposta em todas as sedes dos concelhos mais afetados (Leiria, Coimbra, Santarém). Atualmente, 94% do serviço móvel NOS e 92% do serviço fixo já estão recuperados, sendo este último dependente do fornecimento de energia elétrica. Os trabalhos de reposição continuam 24/7, de forma progressiva e em coordenação com a Proteção Civil, embora condicionados por fatores externos. Mantemos medidas de contingência ativas, priorizando comunicações críticas e operações de emergência.
9 de fevereiro de 2026
Informamos que, até ao momento, 70% das estações móveis inicialmente impactadas já estão em funcionamento, num processo de recuperação gradual e em curso.
Na rede fixa, foi já possível recuperar o serviço de cerca de 85% dos clientes, pelo que já têm acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas.
Recordamos ainda que a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelhos mais impactados pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria, Coimbra e Santarém.
A Depressão Kristin provocou danos severos nas infraestruturas de comunicações e foram imediatamente ativadas todas as soluções de contingência disponíveis, como soluções de conectividade por satélite, instalação de geradores, mobilização e instalação de unidades móveis dedicadas ao suporte das comunicações dos operacionais da Proteção Civil no terreno, assim como postos de carregamento de energia em locais estratégicos, com o objetivo de apoiar as populações locais.
O serviço tem vindo a ser progressivamente recuperado e as nossas equipas continuam no terreno a trabalhar para repor o serviço a todos os clientes. Face ao nível de destruição provocado por esta tempestade, em algumas das ligações ainda em recuperação é necessário reconstruir a rede de raiz, pelo que os trabalhos podem prolongar-se por mais algumas semanas, uma vez que se encontram condicionados pelo acesso às áreas afetadas, fornecimento de energia e condições meteorológicas adversas.
4 de fevereiro de 2026
As nossas equipas técnicas continuam mobilizadas no terreno para repor, com a maior brevidade possível, os serviços fixos e móveis afetados pela Depressão Kristin. Já foi possível reativar a rede móvel em todas as sedes de concelhos, ainda que em algumas zonas de forma parcial e sujeita a instabilidade. Nos concelhos afetados, atribuímos aos clientes móveis dados ilimitados durante 30 dias. A NOS, de acordo com a legislação em vigor, vai creditar os dias sem serviço automaticamente na fatura seguinte no final do período de indisponibilidade, sem ser necessário qualquer ação da sua parte.
2 de fevereiro de 2026
Neste momento, a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelho, exceto numa, onde será reposta durante o dia de hoje. Isto cobre as comunicações das populações no centro das provocações e dos operacionais da proteção civil. A maioria dos serviços fixos foi já recuperada, pelo que muitos dos clientes já terão acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas. Os restantes serviços estão gradualmente a ser normalizados, tanto no fixo como no móvel.
Neste dia disponibilizámos dados móveis ilimitados para tráfego nacional durante 30 dias aos nossos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade.

Nos concelhos afetados, atribuímos aos clientes móveis dados ilimitados durante 30 dias.
A NOS, de acordo com a legislação em vigor, vai creditar os dias sem serviço automaticamente na fatura seguinte no final do período de indisponibilidade.
Oferta de dados móveis ilimitados

De forma a minimizar os impactos provocados nos serviços fixo, disponibilizámos dados móveis ilimitados para tráfego nacional durante 30 dias, entre 2 de fevereiro e 2 de março de 2026, aos nossos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade. Esta medida pretende assegurar que todos possam manter-se informados e em contacto com familiares no momento particularmente exigente para estas populações. 🤗
A partir do dia 2 de fevereiro, os clientes elegíveis recebem um SMS a indicar a atribuição desta oferta em todos os cartões móveis associados ao serviço, que ocorre de forma automática, podendo manter a utilização do serviço de internet e televisão, através da App NOS TV, de forma despreocupada e sem custos adicionais.
SMS:
Na sequência da calamidade causada pela depressão Kristin, disponibilizamos dados ilimitados grátis para que possa utilizar sem preocupações (válido durante 30 dias).
A quem se destina
A oferta de dados móveis ilimitados destina-se a todos os clientes com cartões móveis associados ao serviço, nos concelhos em que foi decretado estado de calamidade, na sequência da depressão Kristin.
Conheça todos os concelhos e distritos:
Distrito de Aveiro
- Mealhada
- Vagos
- Águeda
- Albergaria-a-Velha
- Estarreja
- Ílhavo
- Murtosa
- Ovar
- Sever do Vouga
Distrito de Castelo Branco
- Castelo Branco
- Covilhã
- Fundão
- Idanha-a-Nova
- Oleiros
- Penamacor
- Proença-a-Nova
- Sertã
- Vila de Rei
- Vila Velha de Ródão
Distrito de Coimbra
- Cantanhede
- Coimbra
- Condeixa-a-Nova
- Figueira da Foz
- Góis
- Lousã
- Mira
- Miranda do Corvo
- Montemor-o-Velho
- Pampilhosa da Serra
- Penacova
- Penela
- Soure
- Vila Nova de Poiares
Distrito de Leiria
- Alcobaça
- Alvaiázere
- Ansião
- Batalha
- Bombarral
- Caldas da Rainha
- Castanheira de Pera
- Figueiró dos Vinhos
- Leiria
- Marinha Grande
- Nazaré
- Óbidos
- Pedrógão Grande
- Peniche
- Pombal
- Porto de Mós
Distrito de Santarém
- Abrantes
- Alcanena
- Constância
- Entroncamento
- Ferreira do Zêzere
- Golegã
- Mação
- Ourém
- Rio Maior
- Santarém
- Sardoal
- Tomar
- Torres Novas
- Vila Nova da Barquinha
Distrito de Lisboa
- Cadaval
- Lourinhã
- Torres Vedras
Distrito de Setúbal
- Alcácer do Sal
Se surgir mais alguma questão, por favor, partilhe connosco.
Estamos sempre disponíveis para ajudar, aqui, no Fórum NOS.

