Skip to main content
Header
LMocho
Megabyte
March 18, 2023
Respondido

NOS TV +

Bom dia

Desloco-me alguma com frequência a Trancoso a casa de um familiar. Familiar que não tem net em casa.

Daí usar um Hotspot 4G com cartão Kanguru. Basicamente uso para poder utilizar o Portátil (pesquisa e trabalho feito através da Cloud) e ver a NOSTV (através de uma pen MI com Chromecast). E é nesta que surge o problema… pura e simplesmente não dá para ver nada da NOSTV porque passa tudo (seja directo, seja gravações) aos “engulhos” (ex.: uma gravação que dure 45m chega a demorar mais de 1hr...)! Curiosamente no passado mês de Fevereiro como a NOS ofereceu o dobro dos dados, nos 3 dias em que lá estive usei esses dados do telemóvel (através do PA Móvel) para ver a NOSTV e nada de “engulhos”! Foi como se estivesse em casa a ver…

Acontece que não é possível repetir esta situação porque só nestes 3 dias gastei 54Gb e não tenho essa quantidade de dados no telemóvel. Além de que costumo até estar por lá mais tempo. Portanto só usando mesmo o Hotspot mas sinceramente não é agradável (e começo a ficar saturado) ver o que quer que seja aos “engulhos”.

Só mais uma nota: a antena da NOS está em linha de vista a cerca de 1km.

Questão: existe alguma solução para este problema (fora de questão a colocação de net em casa porque o familiar já tem alguma idade e não lhe interessa ter esse serviço)? Agradeço desde já alguma ajuda que possa aparecer...

Melhor resposta por CP001

Ponto da situação…

Consegui colocar umts no APN... no entanto os equipamentos ligados ao Hotspot dizem que estão ligados mas sem Internet.

De qualquer maneira fiz também a colocação do cartão Kanguru tlm hoje de tarde e a app NOS TV (que como disse uso através de uma pen MI com a citada app NOS TV entre muitas outras) funcionou normalmente! Tanto no directo como nas gravações…

Fica a questão: será que é mesmo do hotspot? Se tivesse a certeza comprava um "de jeito"... já agora e por mera casualidade... quais são os melhores à venda?

Confirma-se a minha teoria. No que respeita a routers, existem os hotspots 5G com bateria que a NOS vende (caros), ou os routers ligados à tomada. 

Alguns exemplos

https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/product/hotspot-zte-5g-41187.aspx

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B08BWHDDBQ/ref=sr_1_1?crid=38LMID9OTWQX8&keywords=Huawei+B818-263&qid=1679693620&sprefix=huawei+b818-263%2Caps%2C103&sr=8-1

Sai mais barato comprar um telemóvel a fazer de hotspot, eu sei… É a realidade que temos!

Relativamente ao seu aparelho antigo, qualquer situação basta fazer reset para repor no estado anterior, pese embora seja esquisito que não consiga utilizar o APN recomendado pela NOS umts. Nem deixar a o APN em branco resolve?

38 Comentários

CP001
March 24, 2023

@LMocho pode igualmente experimentar o cartão do hotspot no telemóvel, pode ser mais fácil. É outra ideia e peço desculpa por me estar a repetir.

Se o serviço funcionar sem problemas, poderemos culpar o hotspot pela falha. Caso contrário, haverá outros culpados, porventura a NOS.

LMocho
LMochoAutor
Megabyte
March 24, 2023

Boa noite @LMocho 

Não excluo que a minha aposta possa ser errada e o problema possa estar do lado da NOS como diz. Mas temos de excluir completamente se não é um problema do hotspot.

Pelo meio desta nossa conversa já viu que acabámos por detetar esse possível problema. Não deve usar o serviço da NOS com o APN mineducacao. Tem mesmo de alterar para o APN umts

Veja se esta página ajuda, com a diferença de que deve colocar umts na caixa de texto de APN

https://www.aepaa.pt/PDF2020-2021/Configuracao_Hotspot.pdf

Ponto da situação…

Consegui colocar umts no APN... no entanto os equipamentos ligados ao Hotspot dizem que estão ligados mas sem Internet.

De qualquer maneira fiz também a colocação do cartão Kanguru tlm hoje de tarde e a app NOS TV (que como disse uso através de uma pen MI com a citada app NOS TV entre muitas outras) funcionou normalmente! Tanto no directo como nas gravações…

Fica a questão: será que é mesmo do hotspot? Se tivesse a certeza comprava um "de jeito"... já agora e por mera casualidade... quais são os melhores à venda?

LMocho
LMochoAutor
Megabyte
March 24, 2023

Boa noite @LMocho 

Não excluo que a minha aposta possa ser errada e o problema possa estar do lado da NOS como diz. Mas temos de excluir completamente se não é um problema do hotspot.

Pelo meio desta nossa conversa já viu que acabámos por detetar esse possível problema. Não deve usar o serviço da NOS com o APN mineducacao. Tem mesmo de alterar para o APN umts

Veja se esta página ajuda, com a diferença de que deve colocar umts na caixa de texto de APN

https://www.aepaa.pt/PDF2020-2021/Configuracao_Hotspot.pdf

Ponto da situação…

De qualquer maneira fiz também a colocação do cartão Kanguru tlm hoje de tarde e a app NOS TV (que como disse uso através de uma pen chromecast) funcionou normalmente! Tanto no directo como nas gravações…

Errata: “De qualquer maneira fiz também a colocação do cartão Kanguru NO tlm hoje de tarde...”

CP001
CP001Resposta
March 24, 2023

Ponto da situação…

Confirma-se a minha teoria. No que respeita a routers, existem os hotspots 5G com bateria que a NOS vende (caros), ou os routers ligados à tomada. 

Alguns exemplos

https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/product/hotspot-zte-5g-41187.aspx

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B08BWHDDBQ/ref=sr_1_1?crid=38LMID9OTWQX8&keywords=Huawei+B818-263&qid=1679693620&sprefix=huawei+b818-263%2Caps%2C103&sr=8-1

Sai mais barato comprar um telemóvel a fazer de hotspot, eu sei… É a realidade que temos!

Relativamente ao seu aparelho antigo, qualquer situação basta fazer reset para repor no estado anterior, pese embora seja esquisito que não consiga utilizar o APN recomendado pela NOS umts. Nem deixar a o APN em branco resolve?

LMocho
LMochoAutor
Megabyte
March 24, 2023

Ponto da situação…

Alguns exemplos

Por acaso também o deixei em branco... e fez o mesmo... os equipamentos dão como ligados e sem net!

Grato pelo contributo.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 25, 2023

@LMocho, sim, lemos atentamente! E informámo-lo em conformidade. 

Agradecemos a sua ajuda e partilha, @CP001 😊

De certo que ajudará outros utilizadores que tenham a mesma questão. 😎

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
LMocho
LMochoAutor
Megabyte
March 25, 2023

@LMocho, sim, lemos atentamente! E informámo-lo em conformidade. 

Agradecemos a sua ajuda e partilha, @CP001 😊

De certo que ajudará outros utilizadores que tenham a mesma questão. 😎

Obrigado

Não, não leram! Se tivessem lido não teriam escrito o que escreveram! Quando afirmam isto "deve-se a dificuldade na utilização de streaming numa zona em especifico, pela cobertura do local e pela manutenção identificada pode ser compreensível existir dificuldades na utilização do serviço." estão a mentir... o que eu disse foi que não consigo ver a NOSTV usando o Hotspot mas VEJO A NOSTV MUITO BEM USANDO OS DADOS DO TELEMÓVEL!!!

Falam na cobertura do local quando a antena da NOS está em linha recta a 1km e sem obstáculos???

Quando falam numa manutenção identificada esquecem que eu referi que detectei esse problema em Fev e anteriormente e não agora quando disseram existir a dita manutenção! 

Há de facto aqui quem queira ajudar... outros da NOS só empatam e não resolvem nada!

Mário P.
Gestor da comunidade
March 25, 2023

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a, @LMocho
Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.