Skip to main content
Header
October 2, 2019
Pergunta

Router 4.0 Login

Relativamente ao Router 4.0 da NOS em que o acesso se faz através do link http://aminhanet.nos.pt , contrariamente com o que acontecia com o anterior, em que era através de um endereço IP entrando-se depois com o login e password, não encontro neste router, se é que existem, esses campos de forma a poder modificar os mesmos para proteger a minha rede de eventuais intromissões.

Agradecia que alguém me indicassem se sempre existem ou não e se não que proteção afinal é que eu tenho para que ninguém estre no meu router?

É que a única coisa que eu vejo, nesse aspeto, é a possibilidade de mudar o nome do router, mas isso não me oferece qualquer garantia de terceiros acederem ao mesmo?

20 Comentários

Oscar7
Kilobyte
October 2, 2019
Queres evitar que acedam à internet através do teu router, ou evitar que acedam à página de configurações do teu router?
ACBAutor
October 2, 2019
Queres evitar que acedam à internet através do teu router, ou evitar que acedam à página de configurações do teu router?

Eu não sou muito experiente nestas andanças, mas para acederem à internet através do meu router podem fazê-lo desde que conheçam a Password que eu defeni nas configurações WI-FI, portanto o que eu basicamente não queria é que acedessem à página das configurações do meu Router porque assim podem mudar todas as configurações que tenho, nomeadamente as configurações Wi-Fi e probavelmente mais outras coisas.
Jose Rodrigues
Super User
Super User
October 2, 2019

Eu não sou muito experiente nestas andanças, mas para acederem à internet através do meu router podem fazê-lo desde que conheçam a Password que eu defeni nas configurações WI-FI, portanto o que eu basicamente não queria é que acedessem à página das configurações do meu Router porque assim podem mudar todas as configurações que tenho, nomeadamente as configurações Wi-Fi e probavelmente mais outras coisas.

Mas se a password foi definida por si, como é que alguém vai ter acesso a essa passwiord ?
Oscar7
Kilobyte
October 2, 2019
O @Jose Rodrigues tem razão.

Só quem souber a tua pass da área de cliente é que consegue aceder ao router. Se quiseres, altera a pass de acesso à área de cliente.
ACBAutor
October 2, 2019

Mas se a password foi definida por si, como é que alguém vai ter acesso a essa passwiord ?

A Password foi definida por mim nas configurações do WI-FI que são feitas já dentro da pagina do router.
O problema é que não tenho nenhuma Password para aceder ao próprio Router.
Basta inserir o link http://aminhanet.nos.pt na pesquisa do Google que a página do Router é aberta automaticamente e é isso que me preocupa.
Jose Rodrigues
Super User
Super User
October 2, 2019
@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.
ACBAutor
October 2, 2019
@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.

Penso que não te estás a referir às configurações da rede WI-FI, estas são as únicas onde se pode criar uma password e aí não tenho dúvidas.
Então onde é que alteras a Password que te permite alterar as CONFIGURAÇÔES DO ROUTER que não do Wi-Fi?
Jose Rodrigues
Super User
Super User
October 2, 2019

@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.Penso que não te estás a referir às configurações da rede WI-FI, estas são as únicas onde se pode criar uma password e aí não tenho dúvidas.
Então onde é que alteras a Password que te permite alterar as CONFIGURAÇÔES DO ROUTER que não do Wi-Fi?

Não tendo dúvidas qual á afinal a sua dúvida ? O que pode estabelecer é uma nova password para a sua rede WiFi. No meu caso, o meu Router é virgem. Nunca alterei nada nem mexi em nada. Tenho Wifi na casa toda, ninguem se queixa, há um pc portátil com rede WiFi, há uma tablet ligada o dia todo com uma boa rede WiFi o meu pc está ligado por cabo de rede. Não tenho problemas, se o meu vizinho se serve da minha rede WiFi é coisa que desconheço e que não me preocupa.
Oscar7
Kilobyte
October 2, 2019
Que confusão :|

Só quem souber a tua password de acesso à área de cliente e que consegue mexer nas configurações do router.

Mais alguém a sabe? Altera na area de cliente e não a partilhes...
marcolopes
Super User
Super User
October 2, 2019
MUITA confusão sobre o ROUTER 4!

O router 4 tem uma forma de configuração "VIRTUAL". Existe um software de gestão remota que controla os acessos ao mesmo, através das CREDENCIAIS DA ÁREA DE CLIENTE!

Se o cliente não estiver "LOGADO" com as suas credenciais, elas serão pedidas. Só depois o site http://aminhanet.nos.pt responde com a informação do router e permite o acesso a um painel de configuração "básico" que é mais acessível para o utilizador comum do que a forma de configuração dos routers anteriores.

Portanto... a segurança está garantida por parte da NOS... qualquer falha é responsabilidade da NOS e não do cliente (excepto se este fornecer / permitir o roubo das credenciais de acesso da sua ÁREA DE CLIENTE).