Skip to main content
Header

Olá

Tenho um giga router da NOS (paralelepípedo) e estou com problemas no wi-fi 2.4Ghz para conectar 39 periféricos, (a LAN e o wi-fi 5Ghz estão perfeitos). Após quase 15 dias de falhas nessa rede, alteração inesperada do SSID e da pass da rede sem minha intervenção, falhas à vez de diversos equipamentos, decidi a muito custo fazer as coisas como se de um ataque se tratasse (foi o que pensei quando vi o nome da rede e a pass alteradas). Renomeei a rede e ocultei-a, mudei a pass e as coisas começaram a encarrilhar. Do nada voltou tudo ao mesmo. Resolvi reiniciar o router na pagina dele. Ao fim de um dia voltou ao mesmo. Perdendo todas as configurações, fiz reset atrás no router para repor as definições de fábrica e comecei a configurar tudo de novo e estava acorrer bem quando tudo falhou novamente e então percebi uma coisa. Quando configurava entre 30 a 31 equipamentos na rede 2.4Ghz ou dava falha ou repunha as configurações de fábrica. Conclusão, tenho 18 Shellys, 19 equipamentos Tuya e 2 eWeLink e resolvi configurar só 29 e a rede está a aguentar-se. 30 deve ser o limite máximo do wi-fi 2.4Ghz. Além dos equipamentos mencionados tenho encomendadas 16 tomadas wi-fi. Teoricamente o meu router deveria dar para 255 equipamentos mas na prática não dá. Qual a melhor forma de eu poder contornar esse limite e que seja compatível com os equipamentos que já tenho? Há o Docker, Home Assistant, zigbee, Mesh (não tenho problemas de sinal) etc mas não são compatíveis com os shellys. Na minha ideia comprar um outro router, ligar ao router da NOS (não vi nenhuma WAN física no router) e criar uma rede à parte com IP tipo 192.168.2.1 que não tivesse restrições na qt de equipamentos era ouro sobre azul. Se passar pela compra de um router aconselham algum? Independentemente do preço eu só quero poder ligar 50, 100 ou 150 equipamentos. Claro que se o conseguir resolver o problema com 50€, escuso de gastar 200. Gosto especialmente da @sus. Vi um @rcher que me enche as medidas. O que me aconselham? Obrigado.

Talvez seja o número de equipamentos que tem ligados, talvez fosse benéfico ver a alternativa do equipamento alternativo para não sub carregar um equipamento e partilhar o mal pelas aldeias 

Comentário