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Funcionamento correto do Port Forwarding com Router Fast5670_GPON


Já alguém conseguiu que o Router Fast5670_GPON tenha em conta as definições de Port Forwarding como deveria fazer?

Se sim qual o procedimento a adotar?

Como vi nos posts @Pedro Ramos as regras do Firewall só se aplica a portas específicas do router?

Obrigada

8 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários
  • 24 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@ISABEL MARIA QUINTAS DA SILVA,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, as dificuldades que está a experienciar. A que tópico é que se refere?

Obrigado


Boa tarde ​@João H. 

Respondendo à sua solicitação:

  1. A Firewall do router está configurada para permitir acesso a partir do exterior em várias portal
  1. Todos os equipamentos com reencaminhamento através da Firewall estão ligados à LAN 4
  2. O acesso aos equipamentos referenciados acima não se faz conforme se pode ver pelo teste às portas do router acima referenciadas, i.e. o router não está a implementar as políticas de reencaminhamento especificadas.
  3. Mesmo definindo um dos equipamentos como DMZ as portas a eles associadas continuam bloqueadas

Obrigada

 


Olaf
Super User
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  • Super User
  • 4295 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

que portos é que está a tentar utilizar?


Estou a tentar aceder aos portos 80, 8000 e 8080 internos através dos portos externos 85, 86, 87, 88, 89 (um para cada equipamento ligado ao porto 80), porto interno 8000 (três dos equipamentos) e porto 8080 (dois dos equipamentos) utilizando os portos externos 8005, 8006, 8007, 8008 e 8009


Apesar de me ter sido solicitado que indicasse a melhor resposta não o posso fazer pois não obtive nenhuma resposta concreta à minha questão.


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 28 de janeiro de 2025

A APP da NOS está a gerar, NOVAMENTE, erro na criação de regras para IP FORWARDING

A grande verdade é que este serviço da NOS não é de qualidade. A equipa de suporte do atendimento, não é qualificada, e repete uma rotina que deixa qualquer um parvo e sem paciência. 

Deveriam deixar os colaboradores utilizar o CHAT GPT, assim poderiam dar uma resposta mais adequada. Não sabem, sequer o que é port forwarding. Dizem que a PC Magic é quem deve responder por isso. Só há m problema: A PC Magic, empresa contratada, tem função de esclarecer o uso da plataforma e não esclarecer questões de redes.

A APP da NOS está a gerar, NOVAMENTE, erro na criação de regras para IP FORWARDING

O problema não está nos profissionais do atendimento base, está na coordenação, gerencia e diretoria, não perceberem que em alguns casos, precisa escalar internamente um problema. 

 

A APP da NOS está a gerar, NOVAMENTE, erro na criação de regras para IP FORWARDING.  2 dias inteiros tentando explicar para uma atendente, que me diz para dar reset no router, ou que vai encaminha a chamada para PC Magic, porque não tem dominio sobre IP forwarding, ou por fim me diz que o problema é no meu router e que precisa modificar o equipamento. 

 

A APP da NOS está a gerar, NOVAMENTE, erro na criação de regras para IP FORWARDING


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 14 de junho de 2025

Bom dia

O router que me foi atribuído, o Fast5670_GPON, funciona bem com o port forwarding em IPV4 com um ip fixo. Todavia existe um problema do raio, que me levou muito tempo a descobrir e que a NOS ainda não conseguiu resolver: Do lado da rede interna por trás do router é impossível aceder aos serviços externos, nem um simples ping funciona, mesmo a partir do router. Um exemplo, tenho cerca de 20 sites no router e de um computador da rede interna nada consigo ver, nem aceder ao servidor de email onde está o acesso IMAP e POP3.
Assim, para confirmar os reencaminhamentos tive de usar ferramenta remota (https://dnschecker.org/) e o meu telemóvel em modo dados móveis (ip dinâmico), que vê tudo e acede a tudo…
Antes tinha um Technicolor agregado à central pro que não tinha estes problemas,mas este novo ip fixo não é como o anterior (só IPV4). Este é um IPV4/IPV6. Curiosamente o IPV6 é identificado de fora mas não é possível mapear portas nem pinga.

Interessante constatar que configurei as portas do router na página interna (192.168.1.1) e se for ao nosnet nada vejo. Na página interna vemos os mapeamentos da nosnet sem a atribuição correcta de portas. Também a opção nível de firewal, que presumo necessária para o mapeamento de portas (firewall mínimo), só está disponível no nosnet, não na página interna do router, o que me parece anacrónico.

A saga começou dia 9 de Junho, em que a instalação foi feita e fiquei sem serviços, e ainda não acabou. Há 3 dias atribuíram o assunto a uma “equipa”… A NOS e na generalidade os outros operadores, antigamente tinham gente competente para resolver problemas complexos. Agora são uma miríade de capelinhas que não falam umas com as outras e muito menos com o cliente, mesmo quando este tem competências profissionais na área e tem contratado um produto empresarial, para trabalhar.

 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 14 de junho de 2025
ISABEL MARIA QUINTAS DA SILVA escreveu:

Apesar de me ter sido solicitado que indicasse a melhor resposta não o posso fazer pois não obtive nenhuma resposta concreta à minha questão.

veja a minha resposta acima, talvez ajude, se quiser o meu contacto veja a minha página em https://ajoliveira.com/ ou https://ajoliveira.net/ Eu tive de lidar com o mesmo problema.