Skip to main content
Header
Pergunta

Erro com portforwarding 400

• April 29, 2025
  • 6 comentários
  • 53 visualizações

Bom dia,

Recentemente comecei a reutilizar uma máquina como home server, no qual tenho serviços que desejo dispor fora da rede local contratada.

Para o fazer, tentei configurar o router para fazer o forward do tráfego de rede num determinado port para o meu servidor, no entanto estou constantemente a receber erros, pelo que já passei horas a tentar configurar o router a partir do https://nosnet.pt e da aplicação móvel disponibilizada.

Escusado será dizer, não tive qualquer sucesso na configuração, encontrei no entanto mensagens de erro 400 indicando que não constata no pedido enviado o tipo de router que estou a tentar configurar com a seguinte mensagem de erro: “Could not determine if router is acs or sagem”.

Tenho disponibilidade para responder a perguntas que me possam ajudar neste troubleshooting, pois não é a primeira vez que combato o serviço nosnet para configurar o router com coisas básicas, este facto está-me a alienar de utilizar o serviço visto que considero esta funcionalidade básica e essencial.

Agradeço qualquer ajuda que me possam fornecer.

6 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 29, 2025

Boa tarde ​@CorbittMan

Confirme os detalhes de configuração desta forma. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 5, 2025

Boa noite, ​@CorbittMan 

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu ultrapassar a dificuldade. 
Obrigado, 

Boa noite, ​@CorbittMan 

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu ultrapassar a dificuldade. 
Obrigado, 

Eu tenho exactamente o mesmo problema. Recebo um erro quando tento fazer port forwarding da port TCP 22 para um IP estático 192.168.1.254. Usando as dev tools do browser vejo que o erro é o seguinte:
{

"ErrorCode": "BadRequest",

"Code": "bad.request",

"Description": "The request was malformed",

"Message": "Could not determine if router is acs or sagem", "CodeNumber": 70

}

Entretanto, experimentei escolher um dos dispositivos da lista que o próprio router conhece porque foram atribuídos via DHCP. E nesse caso funciona.

Mas é uma situação praticamente inútil porque o router da NOS não tem a possibilidade de definir DHCP estático para cada dispositivo através do seu MAC address. Por isso definir um port forwarding permanente é impossível.

Já agora i router é um CHITA-Hub5 com a versão de software 7.2.4.9.1b8.1.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 11, 2025

Bom dia ​@Pedro Albuquerque Santos

São opções dos serviços técnicos, se já conseguiu ultrapassar com certeza entendeu. 

Claro que pode definir o IP estático no próprio dispositivo, mas alguns não permitem. 

Espero ter ajudado. 

Obrigado.

Ultrapassei é “como quem diz”. Não é possível definir um IP estático e ao mesmo tempo fazer port forwarding. Isso não resolve a situação de que o software da NOS vai de mal a pior (peço desculpa pela frontalidade).

O velhinho ZON HUB 3.0 que tive durante anos a fio. Apesar de por fim estar completamente ultrapassado tecnologicamente, ao menos tinha uma página de administração local minimamente decente.

Agora com este “Giga Router Hitron 5.0 (v2)” a página local não serve para mais do que para verificar se o router está a funcionar e todas as configurações são feitas remotamente https://nosnet.pt/ com vários problemas de latência associados.

Aliás, não sei como é que se pode pensar que é boa ideia ter toda a configuração do router numa página remota na Internet. Ou seja, se eu precisar de resolver um problema com a configuração do meu router que me esteja a causar problemas de acesso à Internet, não há forma de o fazer localmente.

As únicas possíveis soluções é fazer reset ao router ou eventualmente arranjar outra ligação que funcione para poder aceder ao  https://nosnet.pt/.

Realmente não me parece que a NOS tenha pensado muito bem quando migrou para este sistema.

Mas entretanto arranjei uma solução minimamente aceitável. Porém, isso não retira em nada os problemas e as deficiências do serviço.

A solução, para quem eventualmente precise de algo semelhante, é conseguir que o DHCP dê sempre o mesmo IP ao cliente em questão.

Inicialmente eu tinha deixado alguns IPs fora do range do DHCP para usar para hosts com IP estático. Mas neste caso depois não consigo fazer port forwarding porque o router retorna um erro que nada parece ter a ver com assunto (“Could not determine if router is acs or sagem”).

Se usar um desses IPs estáticos apanho com este erro, que só é visível se usar as Dev Tools do browser para ver qual foi a resposta que veio do servidor. A interface em si da https://nosnet.pt/ nem diz a razão do erro. Porém, a razão que vem na mensagem de erro também não me parece fazer muito sentido porque se utilizar um IP que esteja no range do DHCP já funciona sem problemas.

Mas IPs estáticos dentro da mesma rede deveriam funciona na mesma. Lá por o DHCP estar a gerir um subset dos IPs da rede, não quer dizer que não possam haver IPs fora desse subset e que eu não queira (e possa) fazer port forwarding para eles.

Agora a questão é como é que eu consigo que o DHCP dê sempre o mesmo IP? Especialmente porque o router não tem a possibilidade de definir que um certo MAC address recebe sempre o mesmo IP?

Bem, isto não irá resultar em todo o tipo de dispositivos (por exemplo, penso que não é possível fazer isto em Windows) mas neste caso é um sistema Linux e posso adicionar uma linha deste género ao /etc/dhcp/dhclient.conf de modo a que o sistema peça sempre o mesmo IP:

send dhcp-requested-address 192.168.1.201;

Isto não é uma garantia porque se eventualmente outro dispositivo apanhar o mesmo IP, o servidor DHCP do router já não vai honrar este pedido. No entanto, se for um dispositivo que está ligado 24/7, deve ser pouco provável que outros dispositivo apanhe o mesmo IP com muita facilidade.

Deste modo depois já consigo fazer forward para 192.168.1.201 porque está dentro do range de IPs do DHCP.

Eu antes estava a usar 192.168.1.254 que está fora do range que eu defini para o DHCP porque queria usar um IP estático e não é muito boa ideia estar a definir IPs estáticos dentro do range do servidor DHCP porque pode acontecer que defino um IP estático num dispositivo (tudo bem) mas depois o DHCP do router não conhece esse dispositivo (normal) e vai potencialmente atribuir o mesmo IP a outro dispositivo o que causará conflitos. Claro que quanto maior a pool de IPs, e quanto menor o número de dispositivo na rede, menor é a probabilidade disto acontecer. No entanto, não é algo que recomende.