Header

Diagnósticos do router wi-fi


Reputação 1

Bom dia!

O meu computador perde a ligação ao wi-fi sem razão aparente.

Existe alguma forma de diagnosticar porque razão eu perco a ligação?

Ainda a semana passada passei vários dias sem qualquer perda de ligação.

Esta semana está a perder ligação frequentemente.


11 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

E se for outros equipamentos perde?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Pemifer. Vamos ajduar.

O @Guimas partilhou uma questão importante para podermos compreender este tema.

Esta situação ocorre apenas num equipamento ou vários em simultâneo? 

Está na mesma divisão do router ou tem extensores de sinal instalados? 

Obrigado

Reputação 1

O router está noutra divisão, logo ao lado.

Li recentemente um artigo que dizia que se router estiver atrás da TV, como eu tinha, que podia causar interferências.

Agora o router está no chão, ao lado da TV, como se pode ver na imagem.

O meu filho joga num computador mesmo ao pé do router e diz que agora tem melhor rede. Desde que tirei o router de trás da TV, não se tem queixado.

Quando jogo PS4 também muito raramente tenho falhas, mas a PS4 está ligada por cabo.

Em relação às falhas mais recentes não dei conta de falhar noutros dispositivos.

Penso que, precisamente por o router estar mal posicionado, tinha muitas falhas, eu não utilizava o wifi no meu computador de trabalho. Passei a usar desde que mudei o posicionamento do router.

Inicialmente funcionou muito bem, muito melhor do que antes, mas ontem fui surpreendido por um falha a meio da manhã.

Em relação a outros dias, não me lembro.

Mas esta semana trabalhei, na segunda, sem falhas, na terça tive uma falha ao fim do dia, e ontem uma falha à hora que fiz o primeiro post (a meio da manhã).

A falha de ontem fui muito, muito chata, porque só a detetei quando tentei gravar o que estava a fazer, ou seja, perdi o trabalho que tinha feito nos últimos minutos. Como é um trabalho que requer ter várias janelas abertas, perdi algum tempo a repor tudo o que tinha aberto antes, na mesma situação, para continuar. Embora eu reconheça que por vezes um intervalo faz bem, esta paragem fez-me perder completamente a concentração e a ter de repensar tudo em relação ao que estava a fazer.

No meu caso, não é só a questão de perder o que não se gravou. É todo um cenário de várias janelas abertas, em determinadas situações, que, quando perco a rede, tenho de repor tudo.

 

“Agora o router está no chão, ao lado da TV, como se pode ver na imagem.”

Também ter o router no chao é o pior lugar para ele, quanto mais alto melhor.

Eu já tive o meu no chao e depois de o ter mudado para uma prateleira alta, ficou muito melhor.

Leia mais aqui: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/02/12/sim-posicionar-o-roteador-mais-alto-possivel-melhora-o-sinal-entenda.htm

 

 

Reputação 7
Crachá +1

@Pemifer bom dia, as ondas Wi-Fi propagam-se em leque a partir do router, se estiver nessa posição vai ter um lado cego. O sinal Wi-Fi não passa obstáculos nem paredes. Se tem uma parede entre o router e o computador tem aí a sua explicação do porque perde sinal. Ou estende o sinal Wi-Fi com um extensor de sinal, convém não ter obstáculos entre o router, extensor de sinal e computador, ou uma powerline e liga um cabo da powerline ao computador, ou estende um cabo Ethernet entre o router e o computador.

Reputação 1

“Agora o router está no chão, ao lado da TV, como se pode ver na imagem.”

Também ter o router no chao é o pior lugar para ele, quanto mais alto melhor.

Eu já tive o meu no chao e depois de o ter mudado para uma prateleira alta, ficou muito melhor.

Leia mais aqui: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/02/12/sim-posicionar-o-roteador-mais-alto-possivel-melhora-o-sinal-entenda.htm

 

 

Obrigado, por acaso logo ao lado tenho um movel alto, vou passá-lo para cima desse movel.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua partilha @Pemifer. O @HASPT partilhou uma boa recomendação.

Sugerimos a consulta do nosso artigo para mais concelhos sobre o Wi-Fi:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

O curioso é que estou a trabalhar desde as 9, ainda não falhou hoje.

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Pemifer.

Ficamos contentes com o seu feedback. 😊

Se surgirem questões, por favor, partilhe connosco.

Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Ontem o dia correu lindamente sem falhas aqui (houve falhas na minha empresa).

Conforme recomendado, tentei por o router numa posição mais elevada mas o cabo não tem comprimento suficiente para isso.

O máximo que consegui foi po-lo em cima do móvel ao lado da TV, em vez de atrás da TV ou no chão.

Vou tentar comprar um cabo maior, embora tenha impressão que estes cabos não se vendem, são feitos à medida pelos técnicos da NOS.

De qualquer maneira, uma ferramenta de diagnóstico seria ótimo.

Por mim, não havendo uma ferramenta de diagnóstico, está o assunto encerrado.

Obrigado a todos pelas respostas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @Pemifer 

Agradecemos o seu testemunho. Aguardamos o seu feedback após a alteração de local. 

Obrigado 

Comentário